O Lugar da Educação no Bicentenário da Independência

Para refletir a educação nos projetos de Brasil desde 1822, e vislumbrando o bicentenário da Independência em 2022, o PENSAR ao Vivo do dia 12 de agosto reúne pesquisadoras e pesquisadores da História da Educação

O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, traz, no próprio título, a questão do bicentenário da Independência do Brasil. Os estudos e reflexões sobre o papel da educação na construção de um país justo e igualitário, move, desde 2007 nossas ações. Com a aproximação de 2022, iniciamos um conjunto de atividades para intensificar essa reflexão. Uma dessas atividades será a live “O Lugar da Educação no Bicentenário da Independência”. No dia 12 de agosto, os pesquisadores e membros do PEPB, Vanessa Macêdo e Luciano Mendes, receberão Cintia de Almeida (UESC), Aline Morais (UERJ) e José Gondra (UERJ) para mais uma edição do PENSAR ao Vivo.

Cintia Borges de Almeida é pedagoga, mestre e doutora em Educação e Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz/ Ilhéus – BA, pelo Departamento de Ciências da Educação. Coordena o Projeto de Pesquisa POLÍTICA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: Instituições, Intelectuais e Educabilidade no processo de formação social, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação.

Aline de Morais Limeira Pasche também é pedagoga, mestre e doutora em Educação. É professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED). Integra o Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE-UERJ).

José Gonçalves Gondra é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e doutor em Educação. Coordenou o GT de História da Educação da ANPEd e atualmente, integra os comitês de revistas sobre História da Educação. É sócio fundador da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

A live “O Lugar da Educação no Bicentenário da Independência” será no dia 12 de agosto, às 17h no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube.

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