O Observatório da Comunicação Pública da Ciência, uma das ações do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022), propõe a discussão e reflexão acerca da popularização da ciência, políticas públicas de Ciência & Tecnologia e outros temas que atravessam a divulgação científica. Para contribuir cada vez mais nesses debates, o Observatório passa a organizar o quadro “E por falar em ciência…”. As lives serão transmitidas no canal do Youtube do Pensar a Educação, Pensar o Brasil, quinzenalmente, nas segundas-feiras, às 10h.
Para abrir os trabalhos, na próxima segunda-feira, dia 28 de março, o “E por falar em ciência…” inicia sua programação com uma live inaugural e introdutória sobre a importância da divulgação científica e o papel do Observatório na comunicação da ciência. No bate papo, diversas ações realizadas pelo Observatório serão discutidas, como a Coluna Observando e o documentário Reminiscências e Afetos.
Para a conversa, foram convidadas pessoas que já fizeram parte dessas ações e na própria construção do Observatório. O desejo é que eles tragam seus relatos e experiências vividas dentro do projeto. Além disso, a primeira edição do “E por falar em ciência…” apresentará os temas abordados nas próximas lives ao longo do ano.
Conheça os participantes:
Luciano Mendes é professor na Faculdade de Educação da UFMG e um dos Coordenadores do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil.
Thiago Rosado, interiorano e licenciado em Teatro pela UFMG. Cineasta atuante na produção e investigação de documentários. Trabalha com produção, técnica e interpretação no campo do Teatro. Atualmente é coordenador executivo do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022) e atua nas produções do Estúdio de Produção Audiovisual (EPA).
Yolanda Assunção é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e Televisão e coordenou a comunicação do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil até 2020. Atualmente é aluna do curso Amerek de Comunicação Pública da Ciência e atua na comunicação do Inteligência Coletiva Minas Gerais e no Projeto Vamo Junto? do Instituto Renné Rachou (Fiocruz Minas).
Melissa Souza é graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem formação técnica em Administração pela ETEC Prof. Carmine Biagio Tundisi. Atualmente é bolsista no projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, sediado na Faculdade de Educação da UFMG, e atua no Observatório da Comunicação Pública da Ciência.
Valéria Raimundo, é graduada e mestre em Comunicação Social e doutora em Sociologia e Política. É professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e líder do Núcleo de Estudos de Recepção e Mediações em Comunicação Pública da Ciência (NERCOPC) além de coordenar o Observatório de Comunicação Pública da Ciência, projeto de Extensão Universitária – PEPB/UFMG.
A live inaugural do “E por falar em ciência” será na próxima segunda-feira, 28 de junho, às 10h no canal do Youtube do Pensar a Educação, Pensar o Brasil.