Lá Na FaE

A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais tem em seu conjunto de características, para além de informações institucionais e conceitos, o diálogo. Pelos corredores dos prédios, nas salas de aula, nos gabinetes dos docentes, no Jardim Mandala e no Território Freiriano, as conversas fluem sobre diferentes temas que se interligam pelas relações cotidianas. Falamos muito das diversas atividades que estão acontecendo na instituição, ações essas que ocorrem simultaneamente, enquanto estes diálogos correm pelos espaços.

Entretanto, a Faculdade de Educação ultrapassa esse prédio, extrapola o seu espaço físico dentro do campus da UFMG, localizado na Avenida Antônio Carlos, na Região da Pampulha de Belo Horizonte. Algo que sempre ocorreu, e que o isolamento social nos provou, é que a FaE está em diversos locais, é uma teia de ações paralelas e cotidianas. E como ficamos por dentro dessas informações? Como sabemos sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na FaE? Como educadoras e educadores podem acompanhar as movimentações dos pesquisadores da instituição? Como saber das discussões que estão acontecendo na FaE? Como saber o que está acontecendo Lá na FaE? 

Há algum tempo, a Diretoria da FaE tem dedicado esforços para uma eficiente socialização das atividades realizadas na instituição e junto com o projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022) tem desenvolvido produções na tentativa de potencializar a divulgação científica da instituição. E junto a essa movimentação, respondendo as perguntas anteriores, nasce o podcast Lá na FaE. 

Uma produção que visa levar os corredores da FaE, espaço caracterizado pelos diálogos sobre as diferentes ações da instituição, para além do prédio da instituição.  Para isso, teremos conversas com pesquisadores da FaE sobre as atividades realizadas por eles, os Grupos de Pesquisas, Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional e trajetória de docentes.

No nosso primeiro episódio conversamos com o professor da FaE, Juarez Valadares, que atua no campo de ensino de ciências, na formação de Professores indígenas, no Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência e que entre os temas que propõe pesquisar se encontra a relação entre a Interculturalidade e a formação docente.  

Foi um papo que se estendeu por 30 minutos, e que tem conteúdo para mais algumas horas, apresenta diferentes perspectiva sobre a interculturalidade em sala de aula, na importância da Educação Indígena para o debate sobre a Educação Intercultural, o papel da formação docente para os avanços no campo educacional e muito mais. 

Encerramos nossa conversa com o professor, levantando algumas indagações sobre o papel da divulgação científica para a ampliação do debate educacional, mais especificamente para a discussão da interculturalidade em sala de aula. 

Enfim, nesse primeiro episódio damos início a nossa tentativa de socializar os debates e as atividades que acontecem na FaE e levar a instituição para diferentes espaços, seja a sala da sua casa, mesa do escritório, a sala de aula… Enfim, esperamos que se sintam Lá na FaE.

Ouça por aqui.


Imagem de Destaque: Yolanda Assunção

 

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