Professor Paulo dos Santos – "Vencer na vida pelo estudo e pelo trabalho!" – Nicola Neto e Betânia Ribeiro

Professor Paulo dos Santos – “Vencer na vida pelo estudo e pelo trabalho!”

Nicola José Frattari Neto

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro

O professor Paulo dos Santos (1927-1982), nascido em Franca, São Paulo, foi educador e intelectual. Desenvolveu seu trabalho educacional em Minas Gerais, em especial na cidade de Ituiutaba, durante os anos de 1960 e 1970. Sua atuação humanista, voltada sobremaneira para o meio social em que o aluno estava envolvido, permitiu um trabalho de cunho socioeducacional, integrando o jovem ao mercado de trabalho e a princípios éticos e morais sem exclusivamente reter-se a um viés religioso.

Foi convidado a residir em Ituiutaba em 1960, para dirigir uma instituição escolar fundada por grupo espírita, o “Educandário Ituiutabano” (1958-1978), primeira escola da região a oferecer Curso Ginasial gratuito, e após, os cursos Técnico em Contabilidade e Normal, em meados dos anos de 1960. Essa escola possuiu o diferencial de não estar vinculada diretamente ao ensino ou a prática do Espiritismo, havendo apenas uma filosofia mais voltada à moral.

O professor Paulo dos Santos era formado em Língua Portuguesa e Educação Física pela CADES, em Direito e também em Psicologia, sendo especializado em Literatura Brasileira. Disciplinador, exigente e conhecedor de todos os conteúdos escolares, executou o projeto do Educandário, que atendeu sobremaneira a população pobre da cidade.

Fundou escolas pelo interior de Minas Gerais sendo na cidade de Campo Florido (1957), Monte Alegre de Minas (1958), Pirajuba (1959) e Gurinhatã (1966) e ainda fundou a Creche Josefina de Magalhães em Ituiutaba (1967). Foi pioneiro na implantação de projetos sociais para adolescentes nas cidades de Uberaba (1958) e Ituiutaba (1974). Publicou artigos sobre educação no jornal local de Ituiutaba e ainda foi vereador e Delegado de Política na cidade de Gurinhatã, nos anos de 1970.

Possuía uma visão diferenciada e trabalhava o aluno não só no aspecto educativo, mas oportunizava uma condição social cuidando da família, para que pudessem suplantar os problemas que o mundo adverso apresentava. Apoiado nas Leis Orgânicas de Ensino, dispostas por Capanema durante a Era Vargas, seu trabalho no Educandário Ituiutabano destacou-se com a proposta da implantação do Grêmio Escolar que possuía positiva manifestação artística, esportiva e política no meio da instituição, auxiliando inclusive no término da construção da escola. Ali foram formadas gerações de alunos que permaneceram na cidade, auxiliando em seu desenvolvimento econômico, social, cultural e político.

Suas práticas estavam dispostas como os princípios fundamentados nas Leis Orgânicas, voltadas à exteriorização da escola por meio de desfiles cívicos, comemorações de datas específicas como a de Tiradentes e ao culto de outros heróis brasileiros que ganharam voga neste período. Essa ideologia perdurou no Brasil mesmo após a primeira LDB nacional, em 1961, ser outorgada, pois os Governos Militares instalados após o golpe de 1964 continuaram com os mesmos prepostos de exteriorização da escola.

Trabalhos que envolviam pesquisa e visitação aos arredores da cidade também justificavam-se, entre outros, principalmente por o grupo fundador e mantenedor da instituição escolar ser formado por espíritas, pois esta religião tem uma ligação com os princípios educacionais de Pestalozzi (1746-1827), havendo outras instituições espíritas no Brasil que divulgaram bastante o método intuitivo desenvolvido por este pensador europeu.

Esse pensamento educacional mais voltado às ideias pestalozzianas, bem como obedecendo a alguns postulados espíritas, principalmente no que toca ao desenvolvimento da criança e sua atuação no meio social, ficaram evidenciados em seus textos publicados no jornal local de Ituiutaba, nos anos de 1960, onde lemos sobre a valorização do papel familiar, a integração do homem na sociedade no sentido de auxiliar no progresso e também quando se refere a criança como ser integral, dotado de todas as capacidades sendo nata suas potencias e cabendo à família e posteriormente à escola, o auxilio neste desabrochar.

E, em meio a esse processo, a figura do professor Paulo dos Santos esteve ligada como ponto fundamental na elaboração do projeto educacional que essa escola desenvolveu. Por 13 (anos) ele esteve à frente dessa instituição, descobrindo talentos, construindo lideranças, orientando moralmente as famílias e as encaminhando para o mercado de trabalho, em momento onde a precariedade econômica era uma constante e o analfabetismo avassalador.

Referência.

FRATTARI NETO, Nicola José. Educandário Espírita Ituiutabano: caminhos cruzados entre a ação inovadora e sua organização conservadora, Ituiutaba, Minas Gerais (1954-1973). Dissertação de Mestrado em Educação. UFU. Uberlândia, 2009.

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