Vol. 14, Nº 347/maio de 2022 – sexta-feira, 06.
EDITORIAL
Educação, é preciso desafiar a normalidade!
Foram tantas as destruições, a começar em nossas próprias convicções sobre os lugares da escola, do conhecimento e da educação, que demorará um tempo alongado para sairmos deste atoleiro em que nos meteram. Como não aquilatar os enormes desafios trazidos pelas novas configurações da educação pela acelerada expansão das plataformas privadas de ensino e de comércio ostensivo de facilidades educacionais? Como nos preparar, e preparar as nossas alunas, nossos alunos, para esse enfrentamento tão desigual, e que nos impõe imensos desafios científicos, tecnológicos, políticos e epistemológicos?
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Arthur do Val e Racionais MC’S: A educação em debate – Marcos Borges dos Santos Júnior – EXCLUSIVO
É preciso elaborar este questionamento: “O que leva o racismo de Arthur do Val se chocar com a construção epistêmica do Racionais MC’s? Seria meramente os desdobramentos do racismo?”
A escola mobilizada pela ampliação do Parque Ecológico Vida e Esperança – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
O parque urbano é um ícone de uma melhor qualidade de vida na cidade, sendo que diferentes atores sociais devem se mobilizar para a criação de novos parques, e/ou ampliação dos já existentes.
Celulares e fones em sala de aula: sinais distópicos? – Cleiton Donizete Corrêa Tereza – EXCLUSIVO
As tecnologias digitais da informação e comunicação avançam, e, conforme esse processo se desenvolve, cresce também o número de casos de estudantes com dificuldades de relacionamento, formas de comunicação agressivas, dificuldades em manter a atenção, crises de ansiedade, entre outros.
Desmonte da Educação: como catar os cacos nos escombros? – Valter Machado Fonseca – EXCLUSIVO
A educação brasileira jamais viveu tamanho descaso, nunca antes os atores educacionais em nosso país experimentaram um processo tão grotesco, tão maligno, fruto de um desgoverno cujo compromisso único é com o armamento de milicianos, com a perversidade e com a disseminação do ódio.
BICENTENÁRIO EM FOCO
Desnaturalizando os fatos históricos da Emancipação política do Brasil – Edgleide de Oliveira Clemente da Silva – EXCLUSIVO
Em decorrência das inúmeras discussões calorosas, que ocorriam nas reuniões da Sociedade Comemorativa da Independência do Império, sobre os fatos históricos que envolveram a Emancipação política do Brasil, sua Diretoria, em 21 de outubro de 1872, solicitou ao autor Alexandre José de Mello Moraes, um exemplar da sua obra Brazil Historico (1861).
EDUCAÇÃO E LITERATURA
Lá da casa da sogra II – a previsibilidade de uma narrativa – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
A casa de exercícios era um espaço interessante. Bastava apreciar a estética das coisas, ou melhor, para Gernivaldo e Aristeu, das mulheres. Dona Norma, inconformada com a falta de atenção dos rapazes neste ambiente, tenta fazer com que eles se concentrem.
Nem herói, nem vilão: o anti-herói – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Trapaceiros e divertidos, preguiçosos e críticos do trabalho como imperativo moral, ingênuos e licenciosos, os anti-heróis presentes na literatura brasileira revelam aspectos do Brasil e da problemática (e sempre inconclusa) “formação” de um caráter nacional.
Escolhas – Janayna Alves Brejo – EXCLUSIVO
Sabemos que muitos programas ganham popularidade na repetição desenfreada do “slogan” da tragédia. Ao refletir sobre isso, fico pensando qual seria o melhor caminho: deixar de assistir/ler para não se intoxicar, ficando desinformado; ou encarar de frente essas reportagens, assumindo uma postura sensível e coerente diante das atrocidades que acontecem.
CONVITE À LEITURA
Por que sempre haverá o amanhã: um convite ao futuro – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Foi com muita alegria que recebi o convite para enviar minhas pinturas para ilustrar as páginas do livro “Porque sempre haverá o amanhã: linguagens, memórias e educação na contemporaneidade”, obra organizada por Carolina Akie Ochiai Seixas Lima, Osvaldo Rodrigues Júnior e Renilson Rosa Ribeiro.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Educação e conscientização: como a escola pode contribuir na luta contra as desigualdades sociais? – Aline Choucair Vaz e Daniel Ribeiro de Almeida Chacon – EXCLUSIVO
Freire destaca o papel da conscientização para o(a) oprimido(a) compreender o seu lugar no mundo e a busca da transformação social. Desse modo, Freire anuncia uma educação libertadora para a mudança da condição social dos(as) sujeitos e, dessa forma, a ruptura das desigualdades sociais.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Por uma educação passível de questionamentos – Bruna Gabrielle Lopes e Grazielle Tagliamento – EXCLUSIVO
Temáticas como gêneros e sexualidades são urgentes nos currículos dos cursos voltados à formação de profissionais da educação, nas práticas pedagógicas com estudantes de diferentes idades e nos mais diversos contextos da educação formal e não formal.
PENSAR JOVEM
Olhos de cristal – Amanda Faria Passos – EXCLUSIVO
O Yin e o Yang, obviamente, sabemos quem é quem. Convenhamos que essa pessoa tem uma inclinação pro Yin, enquanto que eu tenho uma inclinação para o Yang, contudo isso é segredo. O contraste entre nós era escandaloso.
ENTREMEMÓRIAS
Memórias escolares e construção de si – Marilândes Mól Ribeiro de Melo – EXCLUSIVO
Nossa história com o “Jornal Pensar a Educação em Pauta” remonta ao ano de 2019, quando propusemos uma atividade por nós denominada como Memorial Educacional.
Paixão e realização profissional – Emmeline Paola Franco Rodrigues – EXCLUSIVO
Sou apaixonada por livros e minha mãe cultivou isso em mim. A escola teve grande importância na minha vida, pois sem ela não estaria onde estou hoje, contribuiu para que me desenvolvesse mentalmente e para a vida em sociedade.
LIVRE EXPRESSÃO
Um Feliz Dia das Mães para a Grande Mãe Educação! – Larissa Verdelho Ramos Porto – EXCLUSIVO
A educação é a mãe que cuida do crescimento dos seus filhos como cidadãos, os colocando a serem sujeitos ativos dentro de uma sociedade plural.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
É um preconceito contra quem já é excluído’ – CBN
Colunista fez uma reflexão sobre a discriminação sofrida por pessoas que buscam a formação pela EJA, a Educação de Jovens e Adultos, e enfatizou que o método é uma tentativa de reinserção de pessoas que deixaram a escola regular.
[Opinião] Twitter: um selo azul para cientistas? – UFMG Notícias
Doutorando do ICB propõe que a plataforma inclua pesquisadores em seus critérios de notabilidade para favorecer o combate à desinformação.
EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Comissão aprova assistência integral do SUS após diagnóstico de Covid-19 – Agência Câmara Noticias
Especialistas reconhecem a chamada covid longa, que engloba sequelas neurológicas, cardíacas, respiratórias e psicológicas após o diagnóstico de Covid-19.
Fim da emergência no combate à covid-19 deve causar impactos na saúde pública – Jornal da USP
A avaliação é da professora Deisy Ventura, segundo a qual a decisão deixa a população brasileira desassistida, uma vez que a situação emergencial ainda não acabou.
PENSAR INDICA
Acontece, entre os dias 7 a 11 de novembro de 2022, o XI Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. As inscrições vão até o dia 08 de maio. Acesse aqui.
INDICAÇÃO DO(A) LEITOR(A)
Vanessa Correia – IV Simpósio Nacional: “Aproximações com o mundo juvenil”. Em sua primeira edição remota, o Simpósio desenvolverá diferentes atividades: conferências, seminários e sessões de comunicações. Acesse aqui.
Alexandra Lima – Convida para lançamento do livro Pontos de Vista: Histórias na Educação, de sua autoria em conjunto com as autoras Aline de Morais Limeira e Paula Leonardi. Editora: Mauad X. Acesse aqui.
TIRINHA
Cartunista Das Cavernas – Gilmar