Memórias escolares e construção de si

Marilândes Mól Ribeiro de Melo

Nossa história com o “Jornal Pensar a Educação em Pauta” remonta ao ano de 2019, quando, em articulação com a professora Gisele Gutstein Guttschow, propusemos para a disciplina de História da Educação, ministrada nas Licenciaturas em Química e Ciências Agrícolas do Instituto Federal Catarinense – campus Araquari, uma atividade por nós denominada como Memorial Educacional. O objetivo desta avaliação consistia em entender a educação como um processo histórico-social, político e econômico e também propiciar aos estudantes um “debruçar sobre si mesmos” no aspecto de perceber-se como pessoas históricas; ou seja, que são constituídas pelos processos históricos, mas que também os produzem.

A provocação feita aos estudantes destes cursos naquele contexto era tomar como referência suas datas de nascimento e, a partir disso, conhecer fatores históricos, políticos, econômicos e sociais que aconteceram no decorrer de suas vidas. Feito isto, solicitamos que entrevistassem pessoas da família que lembrassem de seus primeiros passos nos processos de escolarização. Consideramos que a oportunidade de pensar sobre nós mesmos pode remeter a estágios de existência a serem ainda alcançados; isto é, estes momentos podem deflagrar oportunidades de autoconscientização e de compreender-se no mundo. Para transpor os limites manuais da História da Educação conhecendo “a educação nas diversas épocas”, objetivávamos que estes estudantes se reconhecessem como agentes capazes de olhar para si com racionalidade: tomada de consciência histórica nos termos pensados por Gadamer (1998, p. 17):

A mais importante revolução pela qual passamos desde o início da época moderna. […] A consciência histórica que caracteriza o homem contemporâneo é um privilégio, talvez mesmo um fardo que jamais se impôs a nenhuma geração anterior. […] Entendemos por consciência histórica o privilégio do homem moderno de ter plena consciência da historicidade de todo o presente e da relatividade de toda opinião.

As provocações foram aceitas no âmbito da disciplina, e também no âmbito do “Jornal Pensar a Educação em Pauta”, por meio de sua coluna “Entrememórias” como um espaço que permite contar histórias dos tempos de escola e da vida nela vivida. Este Jornal projetou, e ainda o faz, as ideias de nossos estudantes em Licenciatura para além de suas mentes, fato que muitos não consideravam possível. Esta parceria prossegue ainda mais revigorada, contando, desde o ano de 2020, com contribuições dos/as Licenciandos/as em Pedagogia e Matemática do Instituto Federal Catarinense – campus Camboriú, estudantes da disciplina História da Educação, sob minha responsabilidade, que são convidados/as a perceber que sua história com o “mundo natal é uma relação de pertencimento e de posse na qual o corpo possuído pela história se apropria de maneira imediata das coisas habitadas pela mesma história” (BOURDIEU, 2001, p. 185).

Os memoriais escritos como uma das formas de avaliação da disciplina acima citada são, após servirem a este propósito, retomados e editados a fim de serem adequados para publicação no “Pensar a Educação em Pauta”. Esse processo de edição dos escritos conta tanto com minha mediação, quanto com o trabalho de editoria da coluna “Entrememórias”, o que, para seus autores e autoras, estudantes de Graduação, se constitui numa importante experiência de escrita e autoria. Agradecemos a parceria firmada com o “Pensar a Educação em Pauta”, que possibilitou a constituição do processo de autoria inicial de nossos estudantes, aos quais também agradecemos e parabenizamos pela coragem de aventurar-se nesta seara. A nova série de textos que chega ao público deste Jornal é mais um resultado dessa parceria. Esperamos que a leitura provoque novos desejos de autoria a partir da recordação de tempos escolares.

 

Sobre a autora
Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (PPGE/IFC). Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Professora dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática da mesma instituição.

Para saber mais
BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalianas. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

GADAMER, Hans-Georg. Problemas epistemológicos das ciências humanas. In: FRUCHON, Pierre (org.) O problema da consciência histórica. Rio de Janeiro, Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1998.


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