Jornal 331

Vol. 9, Nº 331/agosto de 2021 – sexta-feira, 27.

EDITORIAL

O 7 de Setembro: de Pedro I a Sérgio Reis

A Independência nacional provém de acordos entre a própria Coroa Portuguesa e as elites nacionais e internacionais, num movimento sem participação popular e que foi conduzido para que tudo permanecesse como antes, pelo menos no que diz respeito aos elementos estruturantes da sociedade brasileira, então em formação: a escravidão, o latifúndio, a proeminência dos grandes proprietários e a contínua afirmação da necessidade de civilização do povo inculto e selvagem.

Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil da próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, conta com a participação do Pensar Jovem Fazer Sentido, do CEFET-MG. A conversa será sobre a formação crítica nas redes sociais. Como ser crítico diante da exposição da indústria cultural? Somos alienados pelo algoritmo? Essas são algumas das perguntas que vão guiar o bate-papo!  

O programa conta ainda com a sessão especial Educação e Música, a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG. Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Educação e resistências: Anarquismo, sindicalismo e instrução popular no Brasil

O Pensar ao vivo da próxima quarta-feira, 1 de setembro, tem como tema “Educação e resistências: Anarquismo, sindicalismo e instrução popular no Brasil”. O bate papo traz reflexões sobre experiências realizadas por trabalhadores da educação nos primeiros anos do século XX em conjunto com congressos operários. A Live “Educação e resistências: Anarquismo, sindicalismo e instrução popular no Brasil” será no dia 1 de setembro, às 17h, no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube (www.youtube.com/pensaredu). Haverá emissão de certificados para os participantes.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Não existe cidadão armado  – Dalvit GreinerEXCLUSIVO
Antes de mais nada, precisamos esclarecer que, em qualquer sociedade e em qualquer tempo e situação, quem produz riqueza e conhecimento são os trabalhadores. Religiosos, governantes e militares juntam-se aos patrões. Nenhuma dessas categorias sociais produzem conhecimento ou riqueza: vivem de explorar ou servir aos trabalhadores.

A Família e o Projeto de VidaAleluia Heringer – EXCLUSIVO
É esperado que um estudante, ao concluir o Ensino Médio, seja capaz de “valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”.

Não se enganem! Há um problema no Projeto de VidaCleiton Donizete Corrêa Tereza – EXCLUSIVO
O apelo à necessidade de um, ou alguns projetos de vida ao estilo self made man, não vem somente de pessoas agressivas e conservadoras e surfam na onda do fascismo verde e amarelo.

O trabalho educativo e os profissionais da educação – Edilson da Silva Cruz – EXCLUSIVO
O ensino, como serviço prestado à sociedade e cujo valor é seu consumo direto, se enquadra como trabalho improdutivo. No entanto, um professor, ao ministrar aulas em uma escola privada produz, com seu trabalho, lucro para o dono ou mantenedor da instituição.

Bolhas, bolhasPatrícia Gonçalves Nery – EXCLUSIVO
Bolhas também passou a ser a denominação dada aos modos de organização nos espaços escolares, quando do retorno presencial das crianças às aulas, em um cenário no qual ainda enfrentamos a pandemia pela COVID-19.

BICENTENÁRIO EM FOCO
O protagonismo juvenil na história da educação de Sergipe – Simone Paixão Rodrigues – EXCLUSIVO
A história da educação de Sergipe é marcada pelo protagonismo da sua juventude, que no cotidiano dos espaços escolares, em meio às “regras, normas e condutas a inculcar”, criou associações, produziu jornais, organizou eventos, movimentou a vida cultural e dialogou com o ideal de civilização. 

Educação primária e católica para meninas desvalidas na Escola Externa do Oratório Festivo São João Bosco – Aracaju/Sergipe – Nadja Santos Bonifácio – EXCLUSIVO
A concepção educacional das primeiras décadas do século XX, era de que o comportamento da criança deveria ser direcionado para uma formação sociável, de preferência com a participação da família, de um corpo docente preparado e escolas capacitadas para formar crianças civilizadas.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Combinação –  Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
são margens puídas, destituídas, à mão / mapa de atrasos, conchavos, / infesto porão.

Quem tem medo de ler poesias? – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
[…] ler poesia requer algo a mais, pois não é fácil “entender” o que poeta quis dizer, já que a poesia é, de certa maneira, a expressão dos seus sentimentos e, lógico, o leitor não estava ao lado do poeta quando ele escreveu aquela poesia para saber o que realmente ele estava sentindo, não é mesmo? Mas isso não é motivo para não ler poesias.

Leitura autônoma – Suelio Geraldo Pereira – EXCLUSIVO
O ato de ler é um exercício excepcional que o ser humano pode realizar sozinho, mas, também, com ajuda e companhia. Quando criança e, ainda, não conseguimos praticar esse ato, contamos com o apoio fundamental de outra pessoa. Sejam esses pais, irmãos, professores ou demais.

CONVITE À LEITURA
Os dias que Paris ficou em silêncio: um convite à leitura – Alexandra Lima da SilvaEXCLUSIVO
O que fazer quando o tão sonhado e planejado pós-doutorado em Paris se transforma em meio a uma inesperada pandemia? Voltar para casa? Permanecer, mergulhar de cabeça nesta experiência única e imprevisível?

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Crianças com deficiência atrapalham?Berenice de Freitas Diniz, Rose Ferraz Carmo e Zélia Maria Profeta da Luz – EXCLUSIVO
Diante do cenário imposto pela epidemia da zika, um estudo da Fiocruz Minas iniciado em 2016, teve como proposta compreender as redes de solidariedade conformadas e acionadas por mães de crianças com a SCZ do grupo Mães de Anjos de Minas. O estudo está inserido no projeto de pesquisa Vamos Junto? que visa a mobilização social para o enfrentamento da Dengue, Zika e Chikungunya.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Direito Humano à poesiaFlávio Alves BarbosaEXCLUSIVO
Creio que poesia é artigo de primeira necessidade, que nos conduz ao mundo da liberdade, do humano. Proclamemos, do nascente ao poente, o direito humano universal à poesia.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Pedagogias feministas, populares e antirracistas: (des)construindo processos formativos em uma Universidade LivreThayz AthaydeEXCLUSIVO
[…] a velocidade, a qualidade da internet e os aparelhos que utilizamos para acessar as aulas não são iguais para todas as pessoas e nem todos os espaços privados são seguros, muito pelo contrário, oferecem ainda mais risco a certas pessoas.

ESPAÇO FREIREANO
O ideário de paulo freire e as forças destrutivas do capitalValter Machado da Fonseca – EXCLUSIVO
Para falar de Freire, antes de tudo, é preciso desarmar o coração para deixar falar a voz da emoção, a voz da esperança e deixar o coração abeto para receber a utopia.

EJA EM PAUTA
Fragmentos e estratégiasMaria Aparecida Oliveira Rodrigues – EXCLUSIVO
Aos mesmos sujeitos  aos quais foi, e ainda é, negado o direito à educação, é negado também o direito de escolha do tipo de trabalho que vão desenvolver.

PENSAR JOVEM
O CorvoNikolas FênixEXCLUSIVO
O Corvo é uma dentre tantas histórias fantasmagóricas e macabras cunhadas pelo tão renomado autor Edgar Allan Poe, o qual conquistou seu lugar no pódio da fama ao abordar o gênero de horror.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Reitor diz que extinção da Uerj é ‘inconstitucional e inconcebível’; parlamentares negociam retirada do projeto – Jornal da Ciência
De autoria do deputado Anderson Morais, a proposta gerou reação imediata de acadêmicos e entidades de ensino.

Entrevista – Escola cidadã: Educando para a democracia – Revista Brasileira de Educação Básica
Nesta entrevista alguns professores e alunos da Escola Municipal Maria das Mercês Aguiar, nos falam sobre a relação da educação e política, práticas e experiências no ambiente escolar e o potencial que uma vivência democrática pode exercer sobre os sujeitos, dentro e fora da escola.

Leia Mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Representantes de entidades científicas reivindicam liberação dos recursos do FNDCT – Jornal da Ciência
Comitê Executivo da ICTP.br  divulga nota solicitando liberação dos recursos não reembolsáveis do orçamento de 2021.

Brasil tem menor investimento em ciência dos últimos 12 anos – Jornal da Ciência
Bloqueio de R$ 2,7 bilhões para o setor foi proibido pelo Congresso, mas gestão Jair Bolsonaro ainda não liberou verba. Para presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, falta de investimento em pesquisa intensifica “fuga de cérebros”.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Enseña Latinoamérica 2021: un evento en colectivo para comprender la realidad educativa y aportar a la transformación – Peru21 / Peru
Enseña Perú junto a 9 países más, llevarán a cabo el evento virtual Enseña Latinoamérica del 23 al 27 de agosto, evento en el que aprenderás sobre educación y ciudadanía, emprendimiento estudiantil, género, salud mental y más.

El retorno a clases presenciales será decisión de los representantes de los estudiantes – El Universo / Equador
En Quito, no todas las instituciones y estudiantes lograrán volver a la presencialidad debido a condiciones de infraestructura.

Leia mais.

PENSAR INDICA
A pandemia de Covid-19 evidenciou as possibilidades de colaboração entre as diversas entidades de Minas Gerais em prol de uma vida melhor para toda a população do estado. Por isso, no dia 03 de setembro, o Inteligência Coletiva Minas Gerais reúne Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, o Dep. Agostinho Patrus, presidente da ALMG e a Dep. Beatriz Cerqueira, presidenta da Comissão de Educação Ciência e Tecnologia da ALMG para debater, refletir e propor encaminhamentos que fortaleçam a articulação entre as Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, a sociedade civil organizada e o Parlamento mineiro, em prol da consolidação de um desenvolvimento social e economicamente sustentável para o nosso estado.

Ao vivo, dia 03/09, às 10h, pelo Canal do YouTube do Inteligência Coletiva e contará com a mediação de Zélia Profeta, pesquisadora da Fiocruz Minas e uma das coordenadoras do ICMG. 

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Thiago Caldas dos Santos em 25/08/2021 (Educação em Debate, número 330, Juventude e trabalho precarizado com a Medida Provisória nº 1045/2021). Excelente conteúdo. As reflexões e ações sobre o trabalho precarizado na juventude precisam ser fomentadas.

TIRINHA
Cartunista das Cavernas – Gilmar