Jornal 325

Vol. 9, Nº 325/julho de 2021- sexta-feira, 16.

EDITORIAL

Formação de Professoras(es): a ofensiva bolsonarista.

Contra a escola pública e contra o direito à formação, as diretrizes para a formação de professoras(es) emitidas pelo Conselho Nacional de Educação e o EDITAL Nº 35, DE 21 DE JUNHO DE 2021 (Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares), mobilizam e atualizam as nossas piores tradições sobre o assunto e miram no coração da escola pública e dos direitos das novas gerações de professoras/es a uma formação docente de qualidade,  ao mesmo tempo em que atacam as instituições públicas e favorecem a iniciativa privada.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil realiza, no mês de julho, continua com a série especial sobre educação em tempos de pandemia. Conversaremos com Luciana Chaves, mestrando no Pro-Mestre da FAE/UFMG e professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Na sessão especial Ciência e Tecnologia, sobre a campanha em defesa da FUNED que corre o risco de ser extinta após 113 anos de existência. O programa conta ainda com a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG. 

Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
O Pensar ao Vivo da próxima quarta-feira, 21 de julho, é um bate papo sobre o legado de Paulo Freireem diversos espaços da formação acadêmica e de quais formas os ensinamentos do Patrono da Educação Brasileira são atualizados. A live “Reinventar Paulo Freire: teorias e práticas” acontece às 17h, no canal do Youtube do Pensar a Educação, Pensar o Brasil, e convida pesquisadores e professores para um espaço de reflexão sobre a reinvenção dos conceitos freireanos nos espaços de formação teórica e  prática. Haverá emissão de certificados para os participantes.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A pesquisa e a prática docente: apontamentos a respeito da formação de professores – Rosa Luizari – EXCLUSIVO
Esse corte entre teoria e prática – provavelmente efetuado após o término do curso de graduação e início da atuação profissional – passa despercebido entre muitos e, mesmo quem não é perito no assunto, pode vir a crer na falsa ideia da não-relação entre teoria e prática e o território da formação de professores estaria desprovido de um respaldo teórico que lhe é inerente.

Olimpíada, skate e escolaCleiton Donizete Corrêa Tereza – EXCLUSIVO
Essa cultura urbana, com suas formas de comportamento, vestimentas, expressões eram muito diferentes e pouco aceitas nas escolas. O skate, as calças largas abaixo da cintura, muito usadas naquela época, as gírias próprias, nada disso era bem-vindo.

A exacerbação do autoritarismoAntonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Em datas diferentes do ano passado, filhos do presidente da república fizeram afirmações preocupantes. Um deles asseverou que “por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos”. Relembrando o ocorrido no Chile disse que “se eles começarem a radicalizar do lado de lá a gente vai ver a história se repetir”.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Os ginásios escolares na construção da sociedade piauienseEdilene Lima da Silva – EXCLUSIVO
A história como campo que estuda o passado da humanidade tem a memória como uma importante aliada na produção do conhecimento. Assim, quando esta advém das experiências vivenciadas em espaços e lugares, como a escola, a mesma passa a ser considerada memória social.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Os bilreiros de março – parte finalIvane Perotti – EXCLUSIVO
Por semanas reuniram materiais de toda ordem. Mais de um mês se passou até uma ideia vingar. Os catadores haviam avançado para espaços de terra mais firme. Experientes, encontraram maparajubas nativas.

Deuses Econômicos e a Pedagogia Libertária – Rafael Muller – EXCLUSIVO
Além de um trabalho profícuo de pesquisa sobre a realidade social no centro greco-romano do século I da Era Cristã – “um romance historicamente certo”, nas palavras do autor –, a obra de Dyonelio Machado aproxima do leitor modelos econômicos e doutrinas políticas e filosóficas incorporadas em cada um de seus personagens.

Para re(ler) Machado de Assis – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Quem lê uma única vez os romances Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro ou os contos A cartomante e A causa secreta, por exemplo, jamais poderia dizer que é um(a) leitor(a) machadiano(a). Isso porque não vai conseguir captar muito – nem mesmo o mínimo necessário, para ser mais exato – do que ele propôs passar de sua pena.

CONVITE À LEITURA
João Antônio ou o Novo Jornalismo BrasileiroJoachin de Melo Azevedo – EXCLUSIVO
João Antônio (1937-1993) conseguiu ganhar projeção na imprensa do eixo sudeste por ter ganhado os prêmios de autor revelação e de melhor contista do ano após publicar a obra Malagueta, Perus e Bacanaço.

Notas sobre o luto: um convite à Chimamanda Adichie – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Hoje eu entendo que desde 2020, vivo enlutada. E foi esse sentimento que me levou à leitura do livro Notas sobre o luto, de Chimamanda Adichie. O que dizer para pessoas enlutadas?

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
O que a qualidade dos dados nos ensina sobre a coordenação e integração na política de imunização contra à covid-19Rômulo Paes  e Mônica Castro e Gabriela Drummond e Raphaella CarvalhoEXCLUSIVO
No mundo de dados abundantes e complexos, conhecidos pelo termo Big Data, tais cruzamentos de dados são cada vez mais fáceis de se fazer e em escalas cada vez maiores. Contudo, antes de se lançar uma suspeita sobre a administração pública, é necessário investigar as explicações alternativas para este evento.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Infâncias e sexualidades: perguntas e respostas insuficientes nos contextos educacionais Marco Antonio TorresEXCLUSIVO
Sempre explico às turmas que não existe pergunta tola ou equivocada, pois uma questão é sempre uma janela aberta numa sala de aula. Houve alguns risinhos abafados entre a turma e, confesso, estranhei um pouco aquela dúvida. Falei: “boa pergunta, mas podemos aprofundar um pouco mais”

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Quem educa a criança queerRégis Moreira – EXCLUSIVO
Quem educa o viadinho ou a moleca nas escolas? Quem os defende? Quem cuida dos corpos considerados dissidentes, queer, anômalos que estão em suas salas de aula?

ESPAÇO FREIREANO
A EJA no Horizonte: Da extensão cultural de Paulo Freire no começo dos anos 60 à extensão universitária e a EJA de agoraDébora Souza Gomes – EXCLUSIVO
O professor Carlos Brandão vivenciou a alegria de conviver com nosso patrono da educação e compartilhar de sua amizade […] Dessa forma, a conversa permite que recebamos a alegria de saber mais sobre tais interações e que nos sintamos ainda mais próximos do viver freireano.

EJA EM PAUTA
A EJA e o combate às Fake NewsCarla da Conceição de Lima – EXCLUSIVO
Esses sujeitos, imersos em uma sociedade essencialmente dependente da internet, computador, redes sociais e que cada vez mais as utiliza para propagar Fake News, ficam à mercê de algoritmos “personalizados”, que os colocam em uma “bolha” de conhecimento compatível com suas adesões políticas, religiosas e culturais.

INFÂNCIAS EM PAUTA
31 anos do ECA: mais um ano entre ficção e ação? – Túlio Campos e Larissa Altemar (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
para relembrar temas importantes em torno dos direitos das crianças e adolescentes, presentes no debate do seminário, convidamos Luciana Bizotto, Aline Regina Gomes e Joelma Andreão de Cerqueira, que participaram ativamente da organização do evento, para refletir sobre questões que interligam às infâncias no contexto atual.

PENSAR JOVEM
A Pandemia e seu Significado HistóricoNatália Pereira CarvalhoEXCLUSIVO
Como cidadãos, o Sars-CoV-2 nos provoca inúmeras inquietações e angústias que possuem causas muito simples de serem apontadas: o bombardeamento de notícias ruins, a mudança brusca na rotina de muitas pessoas, os novos cuidados higiênicos, o medo da contaminação.

LIVRE EXPRESSÃO
Minhas fases nada fáceisDaiane dos Santos Souza Albuquerque – EXCLUSIVO
Quando chegamos ela me entregou para a professora: eu não chorei, estava calma. Como sempre fui muito curiosa, entrei logo na sala. Tudo isto a minha mãe me contou.

ENTREMEMÓRIAS
Poderia?Keylla Matosinhos dos SantosEXCLUSIVO
Poderia eu / Um ser simples / Um ser ignorante / Poderia eu / mudar o mundo?

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Pandemia muda rotina das bibliotecas universitárias – UFMG Notícias
A UFMG implantou serviços on-line, investiu em e-books e estabeleceu ‘quarentena’ para os livros que retornam aos acervos.

Na mochila, desilusões e incertezas – Revista Educação
Adolescentes do 3º ano constatam os desafios deste momento pandêmico. Já uma neuropsicóloga e um diretor pedagógico ressaltam o aumento da ansiedade nessa faixa etária e a importância do acolhimento.

Leia Mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
“Cortes são devastadores” avalia Renato Janine Ribeiro, novo presidente do SBPC – Metrópoles
Ao Metrópoles, o ex-ministro da Educação lamenta o momento atual: “Temos produção científica que nos colocaria como autores de uma vacina.

Cientistas querem um novo projeto de Brasil – Jornal da Ciência
Em painel online promovido pela SBPC em 8 de julho, em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, parlamentares e membros destacados da comunidade científica e acadêmica alertaram para o desmonte e pediram o resgate da CT&I, Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Saúde.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
“Parece adecuado” que Programa Uruguay Estudia siga funcionando, destacó informe del Ineed – La Diaria / Uruguai
El presidente del organismo comentó que al pago de becas le encontraron “muchísimas debilidades en procedimientos y criterios” y que hubo “problemas de focalización, gente a la que no le estaba llegando, que era la prioritaria”.

Nunca más un sindicato que excluya a los pilares de la educación: Las maestras y los maestros de México – La Razón / México
Maestras y maestros de las 32 entidades del país agrupados en el Movimiento Nacional por la Transformación Sindical (SNTE), demandaron la urgente renovación del sindicato.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Oficina Histórias e Brincadeiras em Casa – A oficina visa levar encantamento para momentos em que os responsáveis e as crianças estão juntos e , através de histórias, jogos e brincadeiras, podem estreitar os laços afetivos com foco em histórias afro-brasileiras. Serão três turmas. Para participar, acesse aqui

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Octávio Ribeiro
em 09/07/2021 (EJA em Pauta, número 324, Reforma do Ensino Médio e o fim do futuro dos educandos na EJA). Muito bom o texto, temos que resistir.
Karina em 11/07/2021 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 324, Foi no quintal que aprendi sobre ciência). Acredito que pude voar, pela imaginação, até os quintais das Tias e vivenciar essa história. E como é valioso compreender a ciência entrelaçada à vida que acontece.

TIRINHA
Cartunista Das Cavernas – Gilmar