Jornal 321

Vol. 9, Nº 321/Junho de 2021- sexta-feira, 18.

EDITORIAL

Volta‌ ‌às‌ ‌aulas:‌ ‌medo‌ ‌e‌ ‌insegurança.‌ 

A comunidade científica brasileira, que tem travado uma batalha incessante contra o obscurantismo e as mentiras amplamente divulgadas, inclusive pelos governos brasileiros, tem a responsabilidade, mais do que nunca, de se voltar de forma decisiva e incisiva para o conhecimento da realidade das escolas, do que vem acontecendo nas redes que já voltaram ao funcionamento. Não apenas para ajudar na garantia das condições sanitárias e pedagógicas de funcionamento das mesmas, mas também para evitar mais mortes desnecessárias no Brasil.  A batalha pelo esclarecimento envolve, mais do que nunca, a escola e a população que a habita. E este é o nosso grande desafio neste momento.

Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, do dia 21 de junho, conta com a participação de Paula Fullana, coordenadora do cursinho popular Emancipa. Na conversa abordaremos a educação popular em diálogo com a obra de Paulo Freire. 

Na sessão especial Cinema Falado um bate papo com a professora Clarisse Alvarenga, da FAE/UFMG, sobre a 16ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, a CineOP, que acontece de forma online entre 23 e 28 de junho. Também teremos a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG.

Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Educação: A difícil tarefa de cuidarClarissa Moraes de Araujo – EXCLUSIVO
Assim, a professora é, antes de tudo, uma cuidadora. Mas como vivenciar esse tipo de cuidado em um tempo quase distópico como este que presenciamos? Cuidar genuinamente de nossos alunos já é uma tarefa difícil no modo presencial, mais ainda o é em uma época em que os abismos sociais estão escancarados e que ligar a câmera é um ato de coragem.

Educação Física Decolonial e InterculturalTiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Aliás, para que serve a (e)Educação (f)Física? Onde entra o corpo, a atividade física e a Educação Física no contexto de uma disciplina escolar? Foi criada para quê? Quais foram as transformações ocorridas na Educação Física no decorrer do tempo?

O Ensino da Ditadura nas Escolas (Parte I) Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Concedendo realce às condenáveis ações cometidas durante o período ditatorial almeja-se que ela produza um efeito educativo no âmbito social, no sentido de tornar as pessoas, principalmente as mais jovens, refutadoras veementes de qualquer discurso e prática que vise solapar os alicerces da democracia. 

Crônica de uma intervenção planejadaWojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Dezenas de universidades e institutos federais vêm sendo obrigadas a engolir, como seu dirigente máximo, um professor cujo programa de ação foi majoritariamente recusado pela comunidade. Um interventor, ao invés de um reitor sintonizado com os anseios da comunidade universitária.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Muitos Brasis dentro de um Brasil: Em 2022, contaremos qual história? – Cíntia Borges de Almeida – EXCLUSIVO
Nossa expectativa é a de que o Portal do Bicentenário seja construído por meio do diálogo entre professoras e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, das mais variadas áreas, do campo e da cidade, indígena e quilombola, bem como junto com os Movimentos Sociais, Artísticos, Sindicais e Organizações Estudantis.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Ciência, Literatura e a Leitura do MundoPaulo Cezar S. Ventura – EXCLUSIVO
Quem consegue entender o mundo em sua dimensão rizomática, compreende que Ciência e Literatura se interligam em objetivos que se encontram na busca dos mistérios, das belezas, das possíveis verdades e dos encontros entre humanos e não humanos.

Os mares da vida – Janayna Alves Brejo – EXCLUSIVO
Sem pedir licença, o trabalho invadiu nossa casa e, de repente, fomos premiados com um “home office” frenético que, muitas vezes, prejudica não somente o ambiente familiar como também a saúde dos envolvidos. 

Carvoeiro fantasma – Amazônia em agonia Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Quando cheio de madeira viva e chorosa, barreava-se a boca com terra molhada. Um respiradouro marcava o lugar por onde o fogo alimentaria sua vontade e cuspiria a fumaça pesada. Fogo brabo.

CONVITE À LEITURA
As Sátiras e outras subversões de Lima BarretoJoachin Azevedo Neto e Reginaldo de Oliveira MartinsEXCLUSIVO
A atuação de Lima enquanto cronista e observador da vida urbana e cultural na capital carioca pode favorecer inúmeras reflexões sobre a história do Brasil republicano e suas contradições, como a permanência do racismo estrutural, autoritarismo e da ausência de cidadania na vida pública e privada do país.

Exigências do pensamento no tempo presenteAlexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Aos conflitos discursivos sobre o corpo, não resta alternativa a não ser o reconhecimento de seus limites, aqueles oferecidos pelo próprio objeto a que se debruçam. Afinal, há que se reconhecer as molduras no interior das quais emerge um sujeito que pensa sobre algo que é sua própria origem, extensão e experiência, o corpo que ele é e que ele habita.

Cruella é cruel? Tensões criativas sobre o desenvolvimento humanoMarcelo Silva de Souza Ribeiro  – EXCLUSIVO
Não irei fazer spoiler, mas o filme traz a tendência meio recente de dar voz a vilões. Até aí tudo bem. O que me chamou atenção, contudo, é que o enredo aborda o comportamento da personagem principal (Cruella) marcado pelas tensões de perspectivas inatista-organicista, ambientalista, a ideia do destino e mesmo as possibilidades interacionistas.

Um convite ao silêncioAlexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Há 4 anos em processo de luta contra o vício de heroína, Ruben é um jovem baterista, que vive na estrada com a namorada Lou. Fazer música num volume extremo é a vida do casal. Repentinamente, Ruben começa a perder a audição e o casal tem a vida transformada a partir daí.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
A privatização do saneamento e seus riscos aos Direitos HumanosJosé Irivaldo Alves de Oliveira Silva, Bruno Peregrina Puga,  Priscila Neves-Silva – EXCLUSIVO
A questão que se coloca é saber se privatizar é a solução para universalizar o acesso a serviços fundamentais para dignidade humana. 

Leia Mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
A educação e o imaginárioFlávio Alves BarbosaEXCLUSIVO
O imaginário é campo fértil de significação. Nele, não há espaço para a instituição de um pensamento único que tudo normaliza, pois o movimento da imaginação vai-se em sentido contrário.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
A quem serve a ideologia de gênero nas escolas?Dayana Brunetto e Grazielle TagliamentoEXCLUSIVO
Na contemporaneidade, esse conjunto de estratégias representa uma desonestidade intelectual porque a ideologia de gênero é um factoide produzido para frear as conquistas feministas e dos movimentos LGBTIs no campo das políticas públicas, entre as quais as da educação.

ESPAÇO FREIREANO
Live “Paulo Freire pelo mundo”: o legado freireano debatido internacionalmenteDébora Souza e Luciano Mendes – EXCLUSIVO
No ano de comemoração do Centenário de Nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021), o  Pensar ao Vivo realizado na quarta-feira, dia 16 de junho às 17h00, teve como tema  “Paulo Freire pelo mundo”, em formato internacional e interdisciplinar.

“Não há crescimento democrático fora da tolerância” – Paulo FreireGabriela Scassiotti – EXCLUSIVO
Se não há tolerância para a posição de uma mulher na presidência não há democracia. Se não há tolerância para o filho do porteiro frequentar a universidade não há democracia.

EJA EM PAUTA
A EJA tem cara, cor, classe e força! – Renata Amaral – EXCLUSIVO
A educação de jovens, adultos e idosos brasileiros é nosso ato político, de luta e resistência contra um sistema de organização social de aculturação, dominação e exploração dos povos, que remonta à colonização do nosso país. 

INFÂNCIAS EM PAUTA
As crianças e a cultura popular na escolaAmanda Fonseca Soares Freitas, Bruno Silva Nigri, Túlio Campos (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
Por mais desafiador que seja, este espaço virtual, pelo menos, cumpre com uma importante função – o encontro nas redes sociais. Encontro que mantém o ciclo, traz memória, afeto, e reacende, mesmo que em uma pequena chama, o colorido das fitas, o brilho da estrela, o gingado do boi, as cirandas, os corpos dançantes e brincantes, o encanto da tradição.

PENSAR JOVEM
Admirável Mundo Novo: um olhar sociofilosófico – João Tadeu Cabral TeixeiraEXCLUSIVO
Huxley representou essa visão de um modo peculiar, abrangendo em grande parte, conceitos sobre a moral, o bem, o mal, o poder, o perfeito, o imperfeito, o estado distópico e o estado utópico. Nesse sentido, faremos uma análise baseada em conceitos sociológicos e filosóficos, pautados na filosofia moralista; nos conceitos marxistas; e no conceito maquiavélico de governo. 

LIVRE EXPRESSÃO
Poesia ExpressionistaBernardo Morais – EXCLUSIVO
trancafiado / vejo as paredes de meu quarto / vazio / sozinho / o que devo fazer?

ENTREMEMÓRIAS
Qualquer filho(a) é digno(a) de ter oportunidades educacionaisDaniel Machado da ConceiçãoEXCLUSIVO
O “filho do porteiro” deve ter o direito à oportunidade de entrar na Universidade, pois, sempre sairá dela melhor do que entrou. Na Universidade pública o “filho do caminhoneiro” é apenas mais um entre tantos exemplos. Só quem vive a realidade do Brasil sabe como as palavras de alguém socialmente privilegiado não precisam de qualquer análise sociológica.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Governo não aprendeu nada com a pandemia’: pesquisador alerta sobre efeitos da penúria na ciência brasileira – BBC
Para ele, a fuga de cérebros se torna um fenômeno inevitável diante da situação atual do Brasil em relação à ciência.

Bolsonaristas fazem manobra na CCJ para aprovar PL que legaliza a escola em casa – GGN
Bia Kicis, do PSL, propõe alterar o Código Penal isentando pais da responsabilidade social de matricular os filhos em escolas a abrindo caminho para o ensino domiciliar, criticado por especialistas.

Leia Mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Entidades acusam Governo Federal de perseguir pesquisadores e de limitar atividade científica  Câmara dos Deputados
Deputados da base governista marcaram presença na reunião virtual, mas não se manifestaram.

Como o negacionismo científico dificultou a campanha de vacinação contra a covid-19 no Brasil – Jornal da Ciência
Confira o artigo de Ethel Leonor Noia Maciel, epidemiologista, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e presidente da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE-TB), na nova edição especial do Jornal da Ciência.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
¿Cómo se plantea la educación peruana hacia el futuro? Conoce el Proyecto Educativo Nacional al 2036 – RPP / Peru
El Proyecto Educativo Nacional al 2036 plantea una educación centrada en las personas, que comprenda sus diferentes necesidades y contextos. Para ello, se necesita trabajar en aspectos como el financiamiento público de la educación. Conoce más en esta nota.

¿Por qué el hundimiento de proyecto no afecta la matrícula cero? – El Tiempo / Colômbia
La comisión sexta del Senado de la República decidió archivar el proyecto de ley presentado por bancadas de oposición, con el cual se pretendía dar gratuidad en el acceso a la educación superior.

Leia mais.

PENSAR INDICA
O “Ciclo de Seminários: Educação e Infância em Contexto de Crise”, que será realizado no período de junho a agosto de 2021, virtualmente. O Seminário é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil da Faculdade de Educação da UFMG. A programação  pretende contemplar as principais questões que marcam as experiências sociais, a educação, a saúde e a cidadania das crianças no contexto da crise sanitária e social. Acesse aqui.

INDICAÇÃO DO LEITOR
João Victor OliveiraDe 18 a 21 de agosto acontece o XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política | Ofensivas anti-democráticas, colonialidade, experiências de subjetivação política e a crise da democracia no Brasil, da Associação Brasileira de Psicologia Política/ABPP. Submissão de trabalhos até dia 30 de junho. Acesse aqui.

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Carlos Eduardo Campo em 14/06/2021 (Educação, Saúde e Sociedade, número 320, Participação popular no controle da doença de Chagas). Sem dúvida falta Educação e Saúde em muitos lugares.

Cláudia em 14/06/2021 (Livre Expressão, número 319, Pequena Flor). Que delicadeza!! Amei!.

Valdete em 16/06/2021 (Convite à Leitura, número 319, Resenha do filme “Pro dia nascer feliz”).  Sou professora de matemática do Ensino público e infelizmente esse documentário relata uma grande realidade de alguns alunos que se superam nas dificuldades.

TIRINHA
Cartunista Das Cavernas – Gilmar