Jornal 282

Ano 8 – Nº 282/ sexta-feira,  26 de junho de 2020

EDITORIAL

Escola pública, os desafios do retorno às atividades

A escola pública básica atende, hoje, mais de 70% da população escolar brasileira. São quase 40 milhões de alunos e alunas que, cotidianamente, são mobilizados pela escola, educados e cuidados por mais de 2 milhões de profissionais.  Se considerarmos as famílias destes alunos e destas(es) profissionais, pode-se dizer com segurança, que mais da metade da população brasileira, hoje na casa de 210 milhões de pessoas, estão às voltas com a escola básica todos os dias.

Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 29 de junho vai refletir sobre livros didáticos na Educação Infantil! Vamos receber a professora e pesquisadora Mônica Correia que vai comentar sobre o recente edital do MEC para a compra de livros para a primeira fase da educação básica e o que as pesquisas e estudos dizem sobre os processos de ensino e aprendizagem nessa fase.

Segunda também teremos a Sessão Educação e Musica fazendo uma viagem pela musica caipira. Além disso, o programa também vai contar com as colunas Pensando Bem, Valorizando o Saber e Pioneiras.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Escolas Municipais: hora do retorno?
O PENSAR ao Vivo do dia 01 de julho reflete sobre o retorno das atividades em escolas municipais a partir das perspectivas da professora de Educação Básica Letícia Stephan Tavares, do vide-precisente da UNDIME-MG, Sérgio Luiz Nascimento e da pesquisadora Mônica Correia.

ENTREVISTA
Mal estar docente – Marcelo Ricardo Pereira
O Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 22 de junho recebeu o pesquisador da UFMG para conversar sobre as causas e cenários do mal estar entre docentes.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Dia do Orgulho LGBT: visibilidade, direitos e políticas públicas – Paula Bevilacqua e Paloma Coelho – EXCLUSIVO
A visibilidade diz respeito à ressignificação dos sujeitos e de sua sexualidade como tentativa de desconstruir os estigmas e preconceitos a eles associados, o que se dá pela crítica à lógica heteronormativa de ordenamento do espaço público e da vida social.

Ciência e política em tempos de pandemia – Rômulo PaesEXCLUSIVO
No Brasil, carecemos de um acerto maior entre a política e a ciência. Pelo lado da ciência, observamos um grande engajamento da comunidade cientifica na produção de conhecimento. Já no âmbito político, observamos a soma de muitos defeitos contemporâneos, que desenharam o desastre do momento.

Cuidar-se – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Diferente da dengue e outras doenças que nos trazem os insetos, esse vírus nos traz a solidão. Quando não cuidamos de nossas casas – e a tornamos num criadouro de aedes – estamos próximos do risco.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Como, enfim, me aproximei dos alunos. Ou como vencer a lógica da substituição – Raquel Melilo e Renata Fernandes – EXCLUSIVO
Minha experiência com ensino remoto me aproximou dos meus alunos. E tentei entender isso refletindo sobre as transformações sociais.

Quando aprendi a ler – Raphael Ribeiro Machado – EXCLUSIVO
Essa relação indica a necessidade de nos atentarmos para as distintas formas de dar a ler determinados tipos textuais. Quando na universidade tomamos os textos fotocopiados, oferecemos ao leitor uma possibilidade de leitura distinta de sua condição original.

Afetividade e empatia no contexto escolar: instrumentos para lidar com alunos com dificuldades comportamentais – Marcus Periks Barbosa Krause – EXCLUSIVO
Historicamente, o aluno com dificuldades comportamentais era tachado de rebelde, desinteressado, inútil, dentre outros tantos termos, sem contudo se investigar os reais motivos que levavam tal aluno a se comportar inadequadamente.

Com Fundeb ameaçado, educação pode colapsar – Ergon Cugler e Pamela Quevedo
Após mais de uma década de existência, o atual Fundeb tem seu vencimento em 2020 previsto em lei, trazendo urgência ao debate que se acumulou nos últimos anos pautando principalmente sua constitucionalização, isto é, fazer do Fundeb uma política permanente

Nota de Repúdio à destruição da Política de Ações Afirmativas na pós-graduação – Programa de Pós-graduação em Educação (FaE/UFMG)
A medida autoritária do Ministério da Educação é claramente um ato de destruição de políticas voltadas para a justiça social e a democracia, que não pode ser aceita pelas universidades e pela sociedade brasileira.

Docência: cuidar de quem cuida
A professora de educação Básica, Camila Figueiredo, a enfermeira e professora da UFMG, Erica Dumont Pena e o Filósofo e professor da UERJ, Walter Kohan, conversaram sobre os desafios e caminhos para o bem estar de docentes, estudantes e famílias da educação básica.

Fora de combate
Neste episódio do DEPOIS DA AULA conversamos com Cristiano Faustino, graduando de Educação Física pela UFPE, com formação mais próxima das lutas e artes marciais. Conversamos sobre suas experiências ensinando lutas para público de diversas idades sobretudo crianças, suas metodologias e desafios perante a pandemia.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Não-morando – Analise da Silva – EXCLUSIVO
Já se perguntou quantas [pessoas em situação de rua] são aí onde você mora? Já observou a raça/cor deles? Já observou a faixa etária? Já refletiu sobre os motivos de estarem nas ruas?

CONVITE À LEITURA
Ausências presentes: uma leitura do filme Dias sem fim – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
É na prisão que eles se conectam e se reconhecem como iguais. O elo fraterno entre pai e filho nasce nos dias da prisão. É no convívio na prisão que o pai se torna presente.

Uma revisão bibliográfica sobre a Educação a Distância (EaD) no Brasil – Elaine A. Teixeira Pereira e  Rita Cristina Lima Lages – EXCLUSIVO
Em tempos de pandemia, a nova edição doperiódico Pensar a Educação em Revista apresenta uma reflexão do professor Eucidio Arruda sobre a Educação à Distância e uma seleção de textos importantes sobre o assunto.

EM CASA
O brincar entre o céu e a terra mora em vários lugares – Larissa Altemar
As crianças quilombolas, indígenas, urbanas e as rurais se conectam como o céu e a terra, de maneiras diferentes. Atravessadas pelo ser no mundo, alcançam diferentes universos.

LIVRE EXPRESSÃO
Aluno quadrado, professor (in)visível – Sabrina Cotta – EXCLUSIVO
Eu tento conversar, mas ele não responde. Penso, afinal, para que serve estar ali tão bem arrumado se não pode falar comigo? Ou será que não quer? Prefiro pensar na primeira opção.

O espanador de estrelas – chegou com o vento das oscilações – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Rios de lágrimas transbordavam no espaço terrestre: a quantas mãos faz-se um funeral? Quem ia não voltava. A saúde maltratada, ao calvário a educação: compromisso do projeto escrito – dito.

Quando se cai na tentAÇÃO em tempos de pandemia: uma conversa entre pai e filho – Marcelo Silva de Souza Ribeiro –  EXCLUSIVO
Imagino, a despeito do tom pessoal, que este registro possa dizer algo às pessoas e provocar reflexões referentes às experiências que vivemos.

PESQUISA EDUCACIONAL

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Carlos Decotelli, oficial da reserva da Marinha, é o novo ministro da Educação – CBN
Ele é o 11º ministro militar do governo Bolsonaro.

“Ótima escolha”, diz Weintraub sobre novo ministro da Educação” – Gazeta do Povo
“Após sair do governo, no último dia 18, Weintraub seguiu para os Estados Unidos, onde deve assumir um cargo de diretoria no Banco Mundial, indicado por Bolsonaro.”

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Para pensar a produção e a avaliação nas Humanidades – Alexandre Fernandez VazEXCLUSIVO
Um dos desconfortos do movimento de profissionalização da pesquisa nas Humanidades se materializa nas dificuldades com o tema do autoplágio. Trata-se de prática condenável na produção acadêmica porque aumentaria de forma artificial a pontuação obtida pelo autor nos momentos de avaliação.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Niños de 4 años vuelven a jardines públicos; baja asistencia en inicial preocupa a Primaria – El Pais – Uruguai
Si bien la habilitación para el regreso a los jardines de infantes corre desde el 15 de junio, en la educación pública se prefirió un regreso paulatino y escalonado.

IPN alista regreso a clases con medidas sanitarias por el COVID-19 – Televisa – México
El Instituto Politécnico Nacional prepara el regreso a clases para el ciclo escolar 2020-2021 con medidas sanitarias para prevenir el COVID-19.

Leia mais.

PENSAR INDICA
A seção Mão Na Massa da revista online Ciência Hoje das Crianças trás uma serie de experimentos para fazer em casa com os pequenos nesse momento de isolamento social. Afinal, a quarentena não precisa ser entediante.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Priscilla Bahiense
– A TV UFMG produziu uma animação a partir da “Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19”, criada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infâncias da Faculdade de Educação da UFMG, e pelo Fórum Mineiro de Educação Infantil. A publicação é voltada para crianças e busca explicar a elas a gravidade do momento, sem tirar dos pequenos a esperança.

Yolanda Assunção – A iniciativa global das Nações Unidas para combater a desinformação durante a pandemia do novo coronavírus ganhou essa semana sua versão brasileira. Com o objetivo de aumentar o volume e o alcance de informações precisas e confiáveis sobre a COVID-19, o site ‘Verificado’ disponibiliza conteúdo inteiramente em português e traz dados, orientações e números relacionados ao novo coronavírus vindos de fontes seguras e confiáveis.

José Gondra – Já estão abertas as inscrições para o Colóquio Internacional: Independência e Instrução na América e África, com atividades remotas a partir de 11 de agosto. As sessões ocorrerão, quinzenalmente, todas as 3af, 14h, até o dia 20 de outubro.

Helcio Alves – Projeto Vemcer oferece reforço escolar gratuito em História, Geografia, Artes, Matemática, Filosofia, Biologia e Ciências.

Diana Goncalves Vidal – No dia 3 de julho, às 16h, será feito o lançamento on-line do livro Fernando de Azevedo: em releituras, de autoria de José Claudio Sooma Silva, Diana Vidal e Rachel Abdala na página do Instituto de Estudos Brasileiros no Facebook.

Vanessa Macêdo – Inclusão digital e participação popular no Legislativo é o tema da próxima edição do programa Pensando em Minas, realizado pela Escola do Legislativo da ALMG em parceria com a TV Assembleia. O programa será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Escola do Legislativo, no dia 30 de junho, às 10 horas.

OPINIÃO DO LEITOR
Piccoly em 19/06/2020 (Nota, edição 281, O Ministro caiu!). Dizer que o ministro “caiu” é um enorme eufemismo. Um ministro cai quando tem sobre si comprobatórios de corrupção. Esse ministro foi atacado porque não é surpresa para ninguém que a esquerda precisa da educação para se manter no poder da consciência popular. Isso é o Beabá do socialismo pós-revoluções industriais.

Humberto Leandro em 19/06/2020 (Nota, edição 281, O Ministro Caiu!). Prestou um enorme desserviço à educação brasileira. Mostrou-se completamente despreparado para a função ministerial e apenas vociferava palavras de ordem contra o que denominava de “comunismo nas escolas e universidades”, pregando frequentemente as paranoias olavistas.

Monica em 20/06/2020 (Nota, edição 281, O Ministro caiu!). A saída do Ministro é um alivio para todos que atuam na educação. A gestão da pasta mais importante do país não pode ter preconceito, posturas antidemocráticas e distrações que impeçam o seu movimento prioritário que é elevar a qualidade de vida da população pela informação e formação. Parabéns a todos do Jornal! Vivemos um momento que precisamos nos posicionar contra todos e tudo que ameaçar a retirada de direitos.

Luciana Bizzotto em 25/06/2020  (Em casa, edição 279, Perdemos um grande parceiro: as escolas). Obrigada, Aline. As palavras da Iara a partir da experiência dela também nos tocaram muito. De fato, reconhecer a criança como um dos atores que forma essa rede de apoio, e não somente como o sujeito a ser atendido por ela, é muito importante. Mais do que empoderá-las, talvez, é preciso construir espaços de construção coletiva e, como você sempre nos relembra, de escuta.

TIRINHA
Gilmar