Invisíveis: um convite à leitura

Alexandra Lima da Silva

O livro Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento é leitura fundamental para pensar os caminhos da cidadania no Brasil contemporâneo. Como existir sem documentos? Como acessar direitos? Como votar? Como estudar? Como conseguir emprego formal? Como casar? Como viver? Como sonhar? Como morrer?

De forma sensível e honesta, a pesquisadora Fernanda da Escóssia se dedica a dar visibilidade às histórias de pessoas invisíveis. Originalmente apresentado como tese de doutorado, o livro se estrutura nos capítulos: “Sou uma pessoa que não existe”; A síndrome do balcão e a chegada ao ônibus; Nas audiências, as provas de vida e a vida como prova; “Agora eu vou viver a vida”: o rito em funcionamento. 

Os percursos metodológicos e a maneira como a autora confere dignidade aos sujeitos da pesquisa é algo que merece destaque no trabalho, o qual aproveita as próprias falas das entrevistadas para nomear títulos e seções. Dentre as conclusões da autora, é impactante a fala que diz “eu até me sinto uma pessoa melhor”, pois a existência dessas pessoas, antes invisíveis para o Estado, é ressignificada quando a existência delas finalmente ganha registro. A cidadania é ainda, uma longa jornada no Brasil…

 

1 – Historiadora e Docente na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Imagem de destaque: FGV Editora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *