História pública digital e educação

Pensar ao Vivo do dia 11 de novembro aborda a relação entre a história pública digital e os usos de mídias na difusão e produção de conhecimento à educação e à história. Haverá emissão de certificado para os participantes. 

Como pensamos e lidamos com o passado da educação? Como usamos a informática para produzir conhecimentos e democratizar o acesso a conteúdos da história? O PENSAR ao Vivo do dia 11 de novembro conversa sobre “história pública digital” e a educação. Esse bate papo reunirá Olivia Morais de Medeiros Neta, professora da UFRN; João Gilberto Neves Saraiva, professor da Educação Básica no RN; Vinícius Monção, pós-doutorando na USP; Anita Lucchesi, doutora em História Digital e História Pública pela Universidade de Luxemburgo, e Vanessa Macêdo, do Pensar a Educação, Pensar o Brasil. A live aborda a relação entre a história pública digital e os usos de mídias na difusão e produção de conhecimento à educação e à história.

Olivia Morais de Medeiros Neta é historiadora e professora da área de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), coordenadora do Laboratório de História e Memória da Educação (UFRN) e editora da History of Education in Latin America.

João Gilberto Neves Saraiva é historiador e programador, possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense, é pesquisador da área de mídias, internet e relações internacionais e professor da Educação Básica em Parnamirim (RN).

Vinicius Monção possui doutorado e mestrado em Educação, com ênfase em História da Educação pela UFRJ. Atualmente realiza pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo com bolsa FAPESP, onde investiga a revista The New Era, periódico vinculado à New Education Fellowship, a partir do uso de software. É membro pesquisador da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina (REHIAL) desde 2015, e membro do Conselho Internacional de Museus, no Comitê Internacional de Museologia (ICOM/ICOFOM), desde 2013.

Anita Lucchesi é doutora em História pela Universidade do Luxemburgo, mestre e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nos últimos cinco anos, desenvolveu no Centro de História Contemporânea e Digital do Luxemburgo (C2DH, Esch-Belval, Luxemburgo) uma pesquisa sobre teoria e método da história digital em cruzamento com história pública, discutindo as questões emergentes pelo viés do que denomina “hermenêutica da prática”, com ênfase nas interferências do componente digital na operação historiográfica. Atualmente, é pesquisadora visitante do Leibniz – Centro de História Contemporânea (ZZF, Potsdam, Germany). Outros interesses relativos às suas pesquisas são história oral, memória, ensino e divulgação científica da história.

Vanessa Macêdo é historiadora, Mestre e Doutora em Educação. Integra a coordenação do Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022 e desde 2017 é editora executiva da Revista Brasileira de Educação Básica.

A Live “História digital e educação” será no dia 11 de novembro, às 17h no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube. Haverá intérprete de LIBRAS e emissão de certificado para os participantes. 

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