Título: Hereges
Autor: Leonardo Padura
Editora: Boitempo Editorial
Ao tomar como ponto de partida um episódio histórico – a saga do navio Saint Louis, que partiu em 1939 da Alemanha em direção a Cuba levando refugiados judeus, que não foram aceitos no país e tiveram que retornar, morrendo nos campos de concentração – o escritor cubano Leonardo Padura escreveu o mais recente livro “Hereges”. Romance histórico, social e com andamento de thriller policial, a obra conta três histórias paralelas: a do judeu cubano Daniel Kaminsky, a do pintor judeu Elias Ávila e a da estudante cubana Judith Torres. Estas histórias se entrelaçam ao longo do livro, formando um painel cuja característica principal é a crítica ao abuso de poder, seja ele político ou religioso. As 503 páginas do livro não espantam os leitores, pelo contrário, a trama é envolvente e prende a atenção do início ao fim.
Elogiado pela crítica e pelo público, Padura é mais conhecido pela obra “O Homem que Amava os Cachorros”, romance escrito em 2013 no qual conta a vida do assassino de Trótsky. “Hereges” confirma o gosto do autor por contar histórias em que fatos reais e ficção se combinam e, neste livro, seu personagem mais famoso – o ex-policial e agora detetive nas horas vagas Mario Conde – reaparece para ligar os fios da narrativa.
Leonardo Padura é autor de 19 livros e também jornalista, roteirista e diretor de cinema. Atualmente é considerado um dos maiores autores vivos da língua espanhola.