Organizadores: Luciano Mendes de Faria Filho, João Valdir Alves de Souza e Nelma Marçal Lacerda Fonseca
O vetor para a elaboração do projeto integrado de pesquisa “Formação de Professores para a Educação Básica na Universidade Federal de Minas Gerais: história, memória e modelos atuais” foi a inquietação acadêmica sobre as graves questões existentes no campo da educação básica brasileira, tomando como variável importante de investigação e intervenção aquela que toca diretamente à universidade em sua relação com a escola básica: a formação inicial de professores. Há na atualidade o consenso de que tanto essa formação quanto o nível básico de ensino no Brasil estão muito aquém do desejado pelas famílias, do merecido pelos alunos e do necessário à consolidação do processo de desenvolvimento sustentável nos dias que correm, de modo a forjar o país que se quer democrático e responsável pela educação de cidadãos preparados para atuarem no mundo moderno globalizado. Nesse sentido, o projeto que está na origem deste livro buscou compreender também os elementos que devem estar presentes na (re)organização dos cursos de licenciatura, responsáveis pela formação de professores na atualidade, condizentes com a necessidade de elevação da qualidade da escola pública no Brasil.
ISBN: 978-85-7160-676-0
Formato: 16×23
Nº de Páginas: 232