PENSAR ao Vivo do dia 26 de agosto debaterá o lugar e as vivências da extensão em meio à pandemia de Covid-19 e o distanciamento social
A extensão cumpre papel importante na relação das universidades com a comunidade. No dia a dia, extensionistas promovem vários diálogos e trocas de experiências, saberes e possibilidades, transpondo os muros das universidades e interagindo com os mais diversos lugares e grupos da sociedade. E em 2020, com as atividades presenciais e a circulação de pessoas dificultadas pela pandemia de Covid-19, é preciso refletir sobre a extensão universitária, seu papel na crise sanitária e também suas dificuldades com o isolamento. Pensando nisso o PENSAR ao Vivo do dia 26 de agosto vai promover um bate papo com Lucíola de Luca, Coordenadora de Difusão e Fomento à Extensão da UFF, Marilda Angioni, Chefe da Divisão de Apoio à Extensão da FURB e Claudia Mayorga, Pró-reitora de Extensão da UFMG. Esse papo contará com Mônica Abranches, Professora Visitante da UFMG, e Luciano Mendes, Um dos coordenadores do Pensar a Educação, Pensar o Brasil como anfitriões.
Lucíola Rangel de Luca é formada em odontologia e Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. É Professora da Universidade Federal Fluminense desde 2007, onde é coordenadora de Difusão e Fomento à Extensão e participa de várias ações de extensão como o Projeto Cinderela – Autoestima e saúde bucal para mulheres com neoplasia.
Marilda Angioni é Assistente Social e professora na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) onde atua na Divisão de Apoio à Extensão. Além disso participou da implantação do Núcleo Estadual do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (OBSDCA) na FURB.
Claudia Mayorga é psicóloga e professora da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Programa de Ação afirmativa Conexões de Saberes na UFMG: Diálogos entre Universidade e Comunidades populares e o Programa Mulheres Promotoras de Cidadania. Desde 2018 é pró-reitora de Extensão da UFMG.
Mônica Abranches é Assistente Social, e atualmente é professora visitante na Faculdade de Educação da UFMG. Além disso coordena o Projeto Rondon Minas. No Trabalho Comunitário atua em projetos de desenvolvimento local e regional, mobilização comunitária e empreemdedorismo social.
Luciano Mendes e pedagogo e professor na Faculdade de Educação da UFMG. é um dos coordenadores do Programa de Ensino Pesquisa e Extensão Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022) além de ser o Secretário Regional da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência em Minas Gerais.
A Live Extensão Universitária no Cenário Atual – Ano 2020 será no dia 26 de agosto, às 17h no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube. Haverá emissão de certificado para os participantes.