Ensino de História com questões sensíveis

20ª edição do periódico Pensar a Educação em Revista reflete sobre o Ensino de História com questões sensíveis e reúne textos considerados essenciais para a temática

O novo número do Pensar a Educação em Revista oferece aos leitores e leitoras uma revisão bibliográfica intitulada Ensino de História com questões sensíveis. Para este trabalho, contamos com a colaboração das professoras Carmem Zeli de Vargas Gil e Ilka Miglio de Mesquita, que além de assinarem o artigo inédito de revisão da temática, indicam dez textos disponíveis na internet e considerados fundamentais para ampliação e aprofundamento da discussão.

Segundo Gil e Mesquita, as chamadas “questões sensíveis” são intelectualmente complexas, politicamente sensíveis e estão relacionadas ao tempo presente e às nossas experiências cotidianas. Tais questões devem estar representadas na pesquisa e no ensino de História devido à sua relevância para o estudo e a reflexão sobre desigualdades e precariedades, tendo em vista a responsabilidade da educação escolar na defesa dos direitos humanos.

Esta edição do Pensar a Educação em Revista soma-se aos esforços de outras/os pesquisadoras/es e docentes atentas/os à importância de que questões e assuntos considerados sensíveis sejam objeto de estudo na escola e, particularmente, no ensino de História. Nesse sentido, fazemoso convite à leitura do texto escrito por Gil e Mesquita acerca do Ensino de História com questões sensíveis, bem como dos trabalhos de referência por elas escolhidos para compor esta edição da Revista.

Desejamos uma boa leitura a todas e todos!

Elaine A. Teixeira Pereira

Rita Cristina Lima Lages

Editoras do Pensar a Educação em Revista

 

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