Beatriz Cerqueira: futuro dos ‘efetivados’ depende de consenso – Hoje em Dia
Ainda no primeiro semestre do ano, serão abertas as discussões sobre o futuro de milhares de funcionários da rede estadual de ensino “efetivados” sem concurso público, por meio da Lei Complementar 100.
Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (FaE/UFMG) realiza seminário sobre a comunicação pública da pesquisa em Educação no país – Circuito UFMG Jornal
Primeira mesa redonda do Seminário realizado pelo Pensar a Educação Pensar o Brasil observa o relacionamento entre comunidade cientifica e a mídia.
De acordo com a direita brasileira, todo e qualquer ensino questionador, orientado teoricamente, com posição política do docente assumida, seria ideológico. Ora, reproduzir o senso comum e impedir que as coisas mudem, não é um assédio ideológico? Não é uma posição política?
Plataforma corrige redação usando regras do Enem – Porvir
“A redação causa muita dor para as escolas por causa do trabalho de correção, que exige corretor individual. Isso é caro, exige treino e monitoramento”, diz Daniel Machado, CEO da Imaginie, que atuou como gestor escolar durante 10 anos antes de criar o aplicativo.
Plano Estadual de Educação deve priorizar questões estruturais – O Tempo
O projeto irá definir as metas e ações das políticas públicas da educação para os próximos 10 anos no Estado.
O acidente de Huck e as babás sem nome – Jornal GGN
O fato é que somos herdeiros de uma das maldições que o cativeiro legou entre nós: a ideia de que a exploração do serviço braçal é quase um favor que o senhor presta àquele a quem explora.
Dia da África, dia da libertação africana – Carta Capital
O dia 25 de maio é celebrado como “Dia da Libertação Africana”. A data marca a fundação da Organização da Unidade Africana, em 1963 em Addis Abeba, na Etiópia.
Dia da África: Museu Afro Brasil faz exposição com artistas africanos contemporâneos – Revista Caros Amigos
A exposição conta com cerca de 100 obras de mais de 20 artistas contemporâneos, além de outras de arte africana, pertencentes ao acervo do museu e à coleção particular de Emanoel Araújo, diretor curatorial do Museu.
Dezoito instituições de ensino superior estão em greve em 12 estados, diz Andes – Portal EBC Agência Brasil
Docentes de 17 universidades federais e um instituto entraram em greve hoje (28) em 12 estados de acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). A greve abrange docentes e trabalhadores técnico-administrativos de instituições públicas de ensino superior. A paralisação é por tempo indeterminado.
Greve dos professores esfria e pais já cobram plano de reposição de aulas – Jornal Folha de S. Paulo
Às vésperas de se tornar a mais longa paralisação da história da rede estadual de ensino de São Paulo, a greve dos professores perdeu força e deve ser contestada na própria assembleia da categoria marcada para esta sexta (29).
Comissões tem novos coordenadores – Portal do Fórum Nacional de Educação
As Comissões Especiais do Fórum Nacional de Educação (FNE) tem novas coordenações. A escolha foi feita, na tarde desta quinta-feira (28), durante reuniões no Edifício Sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
Projeto abre vagas para Mais Mulheres Negras na universidade – Jornal Tribuna da Bahia
Já estão abertas as inscrições para o Mais Mulheres Negras na Universidade 2015.2, que visa estimular as mulheres que completaram o nível médio, mas que não possuem condições de pagar por um curso superior, a ingressarem em universidade.
Deputados defendem regulamentação da lei dos royalties para financiar a educação – Portal Undime
Parlamentares da Comissão de Educação da Câmara alertaram para a necessidade de se regulamentar a Lei 12.858/13, que destina 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do pré-sal para a educação.
Em adesão a movimento nacional, alunos e professores realizam manifestação na JK; assembleia geral vai definir paralisação – Jornal Conexão Tocantins
Alunos e professores da rede pública estadual, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) paralisaram as atividades nesta sexta-feira, 29, e realizaram na nifestação na Avenida JK em Palmas.
Professores belgas darão aulas nas universidades federais – Revista Gestão Universitária
Um memorando de entendimento assinado nesta quinta-feira, 28, entre o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e o ministro-presidente da Federação Valônia-Bruxelas, Rudy Demotte, fará com que universidades federais brasileiras recebam professores belgas para ministrar aulas de língua francesa para alunos interessados em programas de mobilidade, como o Idioma Sem Fronteiras.