Educação pelo Brasil n.139

Prestes a ser votada, PEC 241 inviabiliza o direito à educação pública universal– Centro de Referências em Educação Integral

Para especialistas e entidades do campo educacional a aprovação desse projeto é um enorme retrocesso para a garantia de direitos sociais, incluindo a educação.

Humanidades podem ajudar a libertar a sociedade de algum lugar onde a ciência pura já não alcança, defende vice-reitora, na abertura do evento – UFMG Notícias

O reitor Jaime Ramírez defendeu, na manhã desta terça-feira, dia 4, maior envolvimento das humanidades na busca de “respostas mais articuladas para os problemas e desafios do nosso mundo” e lamentou a tendência, nas últimas década, de direcionamento de investimentos e esforços políticos mais expressivos para outros campos do conhecimento.

Conif solicita inclusão da Rede Federal no resultado do Enem 2015 – CONIF

No resultado referente a 2014, divulgado em agosto do ano passado, as instituições da Rede Federal tiveram reconhecido desempenho e foram destaque entre as melhores do Brasil. 

Entidades de professores lançam manifesto contra MP do Ensino Médio – Conexão Tocantins

O manifesto repudia a iniciativa do governo federal de promover, por meio da Medida Provisória 746/2016, uma reforma no Ensino Médio sem que houvesse debate ou consulta à sociedade. 

Escolas com melhor desempenho no Enem têm professores com boa formação – Jornal O Estado de Minas/Educação

Entre as dez primeiras colocadas no ranking do Enem por escola, nove têm mais de 70% dos docentes com formação específica 

 

Uma em cada 5 escolas ‘top’ tem maioria de alunos ‘importados’ – Folha de Pernambuco

Criar escolas pequenas com os melhores alunos, muitos tirados de outras escolas, têm sido a estratégia de algumas escolas para aparecer no topo do ranking.

 

Faculdades ameaçam deixar o Fies e cobrar mensalidade dos alunos – Rondônia ao Vivo

As instituições privadas de ensino superior estão ameaçando cobrar as mensalidades dos alunos que participam do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou deixar o programa em 2017, caso o governo federal não pague os valores referentes aos mais de dois milhões de estudantes que participam do programa. 

Aplicativo de aulas particulares facilita o encontro entre alunos e professores – O Girassol

A plataforma é inovadora no ramo da educação porque conecta alunos e educadores utilizando a ferramenta de geolocalização, que funciona com a identificação do IP, e é capaz de informar o país, a cidade e o horário atual de onde se está e, assim, consegue de oferecer os serviços de aulas particulares de maneira fácil, segura e rápida. 

 

Uece oferece mais de 2 mil vagas para cursos gratuitos de graduação à distância – O Povo Online 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate), em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferta 2.450 vagas para cursos gratuitos de Educação a Distância (EaD). As oportunidades são distribuídas para professores da rede pública de ensino e público em geral.  

Programa Virada Educação promove retorno dos jovens à escola e colhe bons resultados – Hoje em Dia

Dos 160 mil alunos que estavam em situação de evasão escolar, 114 mil retornaram por meio do programa Virada Educação Minas Gerais, iniciado em 2015.  

O ritmo do funk e do rap chega à sala de aula para jovens ostentarem as melhores notas – Portal MEC

A partir da experiência vivida pelo músico Alex dos Santos, mais conhecido como Lemaestro, os ritmos do funk e do rap invadiram a sala de aula, com um novo conceito: a educação da ostentação. 

Quase 15% dos jovens da (OCDE) não estudam nem trabalham, mostra estudo – Agência Brasil

A OCDE destaca ainda que os jovens Neet têm baixos níveis de satisfação com a vida e menos confiança no outro do que os jovens que estão empregados ou estudando, além de manifestar menos interesse na política. 

 

Apenas três escolas públicas estão entre as cem melhores em ranking do Enem – Rádio CBN 

65% das mais bem posicionadas no ranking estão na região Sudeste. A diferença entre as notas da melhor e da pior escola chega a ser de 500 pontos. De modo geral, avaliando todas as provas objetivas, as piores escolas estão na região Nordeste. 

MEC libera R$ 800 milhões para aplicação na educação básica – Portal MEC

O Ministério da Educação liberou R$ 800,89 milhões para a complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, os valores também podem ser aplicados na remuneração dos trabalhadores da educação das respectivas redes de ensino, de forma que o ente federado alcance a parcela mínima de 60% dos recursos totais do fundo investida neste fim. 

 

Houve erro no cálculo dos resultados do Enem, diz Inep  – Portal Painel Acadêmico

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), autarquia federal ligada ao MEC (Ministério da Educação) responsável pela realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), errou nos cálculos dos resultados por escola no Exame em 2015. Os números, divulgados nesta terça-feira (4/10), não contabilizaram o desempenho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

Censo: educação física é a segunda licenciatura com mais alunos no país  – EBC Agência Brasil

A licenciatura em educação física é a segunda maior do país, segundo dados do Censo da Educação Superior 2015, divulgados hoje (6) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Ela concentra 10,2% das matrículas na graduação em licenciaturas e só é ultrapassada pelas matrículas em pedagogia, que correspondem a 44,3% do total de matrículas em licenciaturas. 

International School cria portal sobre educação bilíngue – Revista Gestão Universitária

Acaba de entrar no ar um novo canal de informação sobre educação bilíngue, novidades e tendências do segmento. O blog está hospedado no novo site da International School (IS), criado exclusivamente para ampliar a discussão sobre a temática do bilinguismo no Brasil, esclarecer dúvidas e levar conteúdo informativo para a comunidade escolar, pais e alunos. 

Matrículas no ensino superior passam de 8 milhões; ritmo de crescimento cai – Portal Agência Brasil

Em 2015, o número de estudantes matriculados na educação superior no Brasil chegou a 8.033.574. O total representa um crescimento de 2,5% em relação a 2014. Os dados são do Censo da Educação Superior 2015, divulgados hoje (6) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Governo exclui 96% dos institutos federais em divulgação do Enem por escola – Jornal G1

O governo federal excluiu 96% dos institutos e centros federais da divulgação dos dados do Enem 2015 por escola. A lista com as notas médias de 14.998 foi divulgada na manhã de terça-feira (4). 

Sem escola, alunos estudam em kit-nets calorentos – Diário do Pará

Ao visitar 3 escolas destinadas à educação infantil de Belém, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp-PA) constatou sérios problemas de infraestrutura nesses locais. A preocupação é de que as condições precárias prejudiquem o aprendizado e a saúde das crianças. 

Desigualdade – Gazeta do Povo Alagoas 

Levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, com base nos resultados do Enem, mostra que as escolas públicas estaduais com melhor desempenho em matemática têm mais da metade dos professores formados na área que lecionam. Entre as dez primeiras colocadas no ranking do Exame por escola, nove têm mais de 70% dos docentes com formação específica. 

Escolas do Nordeste têm as melhores notas na redação do Enem 2015 – Jornal G1

As notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, divulgadas nesta terça-feira, revelam a força do Nordeste na redação, a única prova discursiva da avaliação. Dentre as dez escolas com as maiores notas nesse teste, seis são daquela região: quatro de Teresina, no Piauí, e duas de Fortaleza, no Ceará. Do Rio, o Colégio Cruzeiro aparece entre as dez melhores, com a unidade do Centro em sétimo lugar e a de Jacarepaguá na décima colocação. 

Censo da Educação Superior aponta crescimento de cursos a distância e baixa taxa de ocupação de vagas, especialmente na rede privada de ensino – Portal Último Segundo

O Censo da Educação Superior mostrou que há dificuldades em preencher todas as vagas ofertadas. Somando as novas vagas e as remanescentes oferecidas nas redes privada e pública em 2015, 5,6 milhões ficaram ociosas. Os dados do ensino superior no País foram divulgados nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *