Educação pelo Brasil, edição 306

Enem digital tem 68,1% de abstenção e soma erros na aplicação – Carta Capital
Presidente do Inep afirmou que falta de acesso do sistema à prova foi ‘empecilho’ e atribui alta taxa de ausência à pandemia.

Enem 2020 só ampliou desigualdade escolar, avaliam ex-presidentes do Inep – GGN
Para Maria Inês, a ação do governo com o Enem “escancarou” a desigualdade escolar. Mas para atual presidente do Inep, a edição 2020 do Enem foi “vitoriosa”.

Edital prevê internacionalização de universidades brasileiras – Agência Brasil
Investimento previsto é de R$ 4 milhões.

O que considerar ao preparar a transição entre ensino remoto, híbrido e presencial – Porvir
Especialistas reforçam importância de avaliar a evolução da pandemia e indicam como tecnologia e vivências de 2020 podem apoiar práticas baseadas na aprendizagem ativa.

O que a periferia de São Paulo e o Ceará nos mostram sobre a desigualdade educacional – Folha de São Paulo
Podcast explica como a geografia impacta a qualidade de ensino e aprendizado no país

Escolas reabrem entre medo da covid-19 e do atraso no aprendizado: “Já ficamos um ano sem aula. Mais um é inaceitável” – El País
Dez Estados marcaram a volta às aulas para este mês. Em São Paulo, rede privada retomou atividade nesta segunda. Escolas estaduais retornam no dia 8, e as municipais, no dia 15. Sindicatos vão à justiça.

Após infecção de 34 professores, escola de Campinas suspende aulas presenciais – Carta Capital
Um estudante também testou positivo para a doença. Outros seis apresentam sintomas, segundo a escola.

Sindicato dos professores chama Doria de mentiroso: “Absurdo aula sem segurança” – Último Segundo
Ao iG, a Secretaria da Educação de SP respondeu que a retomada é pautada em medidas de contenção definidas pelo centro de contingência da Covid-19.

A dimensão ausente no debate sobre a volta às aulas presenciais – Nexo
A confiança pública deve ser tratada como um dos principais componentes dos planos para retorno das atividades escolares e não apenas como um resultado esperado da implementação desses planos.

Estudantes e professores mineiros ganham atendimento psicológico – Revista Educação
Iniciativa da rede municipal de Educação de Além Paraíba, MG, ocorre de forma online. Psicólogas que participam dos atendimentos contam a experiência, que segunda elas, já colhe resultados.

Após correção, presidente do Inep nega racismo em gabarito do Enem – Carta Capital
Resposta de uma questão envolvendo trecho de ‘Americanah’, de Chimamanda Ngozi Adichie, mudou após questionamentos.

Liminar que suspendeu volta às aulas em São Paulo é cassada. Professores prometem greve – Rede Brasil Atual
Presidente do TJ paulista aceitou argumentos do governo Doria de que a volta às aulas em São Paulo será segura e ignorou parecer médico anexado ao processo.

Menos negros e pobres ingressaram em universidades em 2015, indica Enade – Hoje em Dia
O principal motivo é a crise financeira vivida no país, que obrigou a redução de bolsas de estudo, provocou desemprego e forçou uma parcela dos alunos a largar a faculdade para trabalhar.

Professor da rede pública estadual destaca as possibilidades ofertadas pelas escolas que oferecem o Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) – Educação MG
Estudantes interessados em uma vaga nas unidades de ensino que ofertam o EMTI podem consultar disponibilidade a partir de 25 de fevereiro.

Educação antirracista na prática: conheça a escola Dorcelina Gomes da Costa (RJ) – Portal do Aprendiz
Ronald de Souza, 12 anos, está no 6º ano e concorda com a importância de debater esses temas: “Na minha antiga escola não tinha conversa sobre isso, e é bom para aprender e não ser racista com os outros”.

Sociedade de Pediatria sai em defesa da volta às aulas: “nenhum tempo a mais pode ser perdido” – Gazeta do Povo
Segundo os especialistas, o fechamento prolongado das escolas tem resultado em “imenso prejuízo para os estudantes e suas famílias”.

Após Justiça definir reintegração de posse, pais e ex-alunos seguirão em prédio de escola fechada – Gaúcha ZH
Grupo contrário ao fechamento da instituição está no local há mais de 130 dias.

Muito poderia ter sido feito pelos estudantes brasileiros na pandemia – Jornal da USP
Renato Janine fala da necessidade de volta às aulas e de tudo o que poderia ter sido feito para garantir uma boa formação aos alunos do ensino público no ano que passou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *