Educação em Debate, edição 304

O papel do pedagogo durante o período pandêmico e como as escolas podem se preparar para as práticas de aprendizagem – Lucas Carneiro Costa – EXCLUSIVO
A primeira questão que podemos levantar é o fato de que as aulas não estão sendo mais presenciais. Depois, fenômenos novos passam a ocorrer, como o enrijecimento do conteúdo escolar inserido dentro da tecnologização e a massificação dos processos educacionais.

Tivemos tempo suficiente, já chega – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Este 2020 que finda, marcado pela pandemia do Corona vírus, foi um ano letivo perdido segundo a pedagogia tradicional. De fato, se pensarmos a escola apenas como transmissora de conteúdos e reprodutora de valores, pouco se avançou.

Repensar as escolas democráticas – e defendê-las de outros modos! – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
O ano de 2020 – com suas perdas irreparáveis e aprendizagens indeléveis – tem nos ensinado a reler as potencialidades formativas da escola e a repactuar nossas expectativas públicas acerca de seus propósitos.

‘MEC, quando se manifesta, frustra expectativa de avanços’ – CBN
Para colunista, publicação e alteração de portaria que prevê o retorno das aulas presenciais em instituições de ensino superior revela ausência de políticas públicas educacionais que dialoguem com as instituições de pesquisa, com a ciência e com a própria legislação.

Quem chega ao pódio? – Bettina Gehm
O que as olimpíadas de matemática dizem sobre as desigualdades da educação básica no Brasil.

A percepção sobre a educação durante a pandemia – Nexo
Conjunto de estudos mapeou as principais mudanças e os maiores obstáculos na educação brasileira durante a pandemia. Suporte ao ensino a distância foi maior na rede privada.

 

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