O presidente, os militares e a democracia – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
O Ministério da Defesa deveria ter citado e condenado à manifestação contrária à democracia, bem como recomendado ao judiciário a abertura de um processo investigatório para identificar seus organizadores e financiadores.
Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte I – O que foi feito – Antonio Teixeira – EXCLUSIVO
As ideais postas neste artigo apontam as dificuldades e sugerem caminhos para a inovação didática e a construção de conhecimento novo.
Onze teses urgentes para uma pedagogia do contra-isolamento – Pansophia Project (traduzido para o Blog do Pensar a Educação)
Artigo publicado originalmente no site do Pansophia Project e traduzido especialmente para o Pensar a Educação, Pensar o Brasil apresenta reflexões em torno da educação em tempos de pandemia.
Em tempos de coronavírus, quem vai bem no Enem? – Educa 2022
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 tem tudo para aumentar as já desmedidas desigualdades educacionais brasileiras.
O coronavírus também vai contaminar a educação? – Porvir
Os riscos de uma mudança radical para o ensino online depois que a crise passar.
Pandemia põe em risco financiamento da Educação – Avaliação Educacional
A Fineduca e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação expoêm preocupantes projeções de queda da receita de impostos e da contribuição do salário-educação com a crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19.
Educação especial: o risco de uma falsa atualização – entrevista com Teresa Mantoan (para o Trem das letras)
A proposta do atual governo faria com que retornássemos ao cenário de 1994, quando o modelo médico preponderava sobre o modelo social e apostava na segregação das pessoas com deficiência em escolas especiais.
O coronavírus fez a internet virar realidade na escola – Trem das Letras
Carlota Reis Boto comenta as relações entre pandemia e educação e critica diretrizes da formação docente: “pouca profundidade teórica”.
O cenário da EAD em momento de pandemia – César Steffen (para o Educ 2022)
Sem a possibilidade de estar juntos fisicamente, e sem saber ao certo até quando estaremos separados, as instituições de ensino foram literalmente obrigadas a adotar a EAD em suas estratégias e não deixar de atender os estudantes.
Em virtude da pandemia é necessário discutir o planejamento do sistema educacional – Carta Maior
Parecer do CNE sobre atividades escolares desconsidera as consequências da pandemia e da crise econômica
COLEMARX divulga documento sobre EAD – Avaliação Educacional
O grupo COLEMARX disponibiliza documento em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas.
No ensino on-line, o desafio de encher a sala – Educa 2022
Despertar a curiosidade, conquistar a atenção e motivar os alunos nunca foi fácil. Menos ainda no ensino remoto, em meio à pandemia de covid-19.