Educação em debate, edição 253

Aprendendo com a ansiedade e a depressão dos nossos filhos – Marcelo Silva de Souza RibeiroEXCLUSIVO
“Onde foi que eu errei?”. Tal pensamento muitas vezes vem acompanhado de culpa, como se os pais tivessem o poder de antever, adivinhar e controlar todos os acontecimentos, inclusive os porvires dos filhos.

A fragilidade das informações diante do enfraquecimento da reflexão: a internet não acabou com a ignorância – Tiago Tristão Artero EXCLUSIVO
A enxurrada de informações que chegam até as pessoas não permite a devida reflexão necessária, relativa a cada uma delas.

Ainda é tempo de despertar: preposições interdisciplinares entre Ecologia, História e Sociologia – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Ainda é tempo de despertar para os conteúdos relevantes para a formação humana.

A sexualidade à flor da pele: da espiadinha pelo buraco da fechadura à fala pública em um mercado popular – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO
Todos querem saber sobre as peripécias possíveis, a partir do uso dos óleos.

Rede Educação Com Adolescentes – Fernanda Melo
A Rede Educação com Adolescentes é composta por organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e por pessoas: professores, educadores, estudantes, adolescentes e jovens comprometidos com a garantia dos direitos e da participação cidadã dos e das adolescentes na sociedade.

Por que você deve parar de acreditar que ‘não nasceu pra matemática’ – G1
Cientistas apontam que crença em um ‘cérebro matemático inato’ é falsa e desestimula estudantes que poderiam ter êxito na disciplina; pesquisadora de Stanford ensina formas de tornar aprendizado mais fácil e criativo.

Nação e Exército – Merval Pereira (via O Globo)
A relação entre os militares e o presidente Jair Bolsonaro foi mais uma vez colocada em xeque por interferência do guru Olavo de Carvalho, que foi ao You Tube para criticar a edição do livro do sociólogo Gilberto Freyre “Nação e Exército” pela Biblioteca do Exército.

Miguel Arroyo: Escolas militarizadas criminalizam infâncias populares – Carta Capital
Para o sociólogo e educador espanhol, governo aposta em discurso de medo, exceção e ameaça para questionar as escolas públicas.

Brasil na contramão do ensino técnico – Antônio Gois (via O Globo)
Em muitos países desenvolvidos a preocupação no caso do acesso ao ensino técnico é exatamente à oposta do que ocorre no Brasil: evitar que alunos mais pobres sejam direcionados ao ensino técnico por falta de opção, aumentando a desigualdade em relação aos que optam pela trajetória acadêmica, visando ingresso no ensino superior.

Antes das cotas havia o mérito? – Ricardo Takahashi (via Blog Ciência & Matemática/ O Globo)
Segue forte um sentimento em parte das pessoas de que antes havia “justiça” no processo seletivo, que simplesmente aprovava “os melhores”.

Manifesto do coletivo discente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
Enfrentar o projeto de desmonte das Universidades Públicas, barrar o avanço da retirada de direitos da classe trabalhadora e construir uma universidade alinhada aos interesses do povo brasileiro!

Programa Future-se preocupa reitores quanto à autonomia das universidades – Agência Senado
Entre as principais críticas feitas ao programa em audiência pública promovida pela Comissão de Educação (CE) estão a falta de clareza nas regras propostas e a ameaça à autonomia das universidades.

www.otc-certified-store.com www.zp-pdl.com https://zp-pdl.com/get-quick-online-payday-loan-now.php http://www.otc-certified-store.com/arthritis-medicine-usa.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *