Educação em debate, edição 250

Ideologia cega e a destruição da Amazônia: um problema da educação – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Ideologias destrutivas, por meio das mídias sociais, encontram terreno fértil nas mentes sem capacidade de entender o quanto os processos e relações sociais estão desumanizados dentro da organização política e econômica na qual estamos inseridos.

Deseducação republicana e Humanidades – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Com frequência na vida social e política, um argumento absurdo ou francamente equivocado é tão difícil de rebater quanto um bem construído.

Os militares e o neoliberalismo – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Manifestações sociais contra a globalização e o neoliberalismo acontecem corriqueiramente desde os seus aparecimentos devido aos efeitos deletérios que estão provocando no ambiente social.

Mamãe, eu fui a Cuba – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
A Ilha era e continua sendo a nossa referência de um país socialista, nossa eterna Revolução.

Eleições para Reitor: autonomia em risco – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Além de dirigir as ações da instituição e a atuação de seus membros, ele a representa em outras instâncias e responde por ela perante a sociedade.

A reinvenção de Brumadinho depois da tragédia: reentrâncias de uma paisagem turística e educativa – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A discussão pedagógica sobre e Tragédia de Brumadinho perpassa por diálogos multidisciplinares e transdisciplinares construindo considerações e reflexões nos aspectos científicos, culturais, ecológicos, econômicos, éticos, políticos, sociais e tecnológicos.

Fusão e fechamento de turmas em Minas Gerais – Pensando Bem – Denise Romano
Na coluna desta semana, coordenadora-geral do Sind-UTE/MG  comenta o processo de fechamento e fusão de turmas na Rede Estadual de Minas Gerais.

Por uma educação superior humanista – Nossa Ciência
Universidades do Nordeste firmam parceria com Japão com objetivo de trocar tecnologias sociais, conhecimentos científicos e populares.

“A universidade precisa se recriar como Universidade Popular” – Naomar de Almeida Filho (para a Revista Radis)
Contexto atual é de agressão, e não apenas de ameaça, à atividade universitária, diz Naomar de Almeida Filho, ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mais horas na escola – Folha Editorial
MEC deveria incentivar o ensino integral, política de eficácia comprovada

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