EDUCAÇÃO AMBIENTAL: a memória do Deputado Tilden Santiago e seu nome para um parque da capital

Vagner Luciano de Andrade

Retratar a memória de figuras públicas da política brasileira, em especial aquelas ligadas à questão ambiental, ainda tem sido uma realidade distorcida. Para se nomear uma alameda, rua, travessa, parque ou praça é preciso que se trâmite um projeto de lei, fato que pode perdurar anos. Mas, deixar que estas histórias de vida passem em branco é um desperdício pedagógico. Destaca-se aqui então a possibilidade de um projeto interdisciplinar entre geografia e história, objetivando homenagear Tilden José Santiago, assessor especial da presidência da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e embaixador brasileiro, propondo que seu nome seja dado ao Parque Regional Oeste, na capital. Assim as escolas estaduais, municipais e particulares do entorno devem ser mobilizadas num projeto com este escopo.

Nascido em Nova Era, no dia 13 de julho de 1940, graduou-se em Filosofia e Jornalismo, entrando na ALN (Ação Libertadora Nacional), após do golpe militar de 1964, sendo um dos criadores da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do PT (Partido dos Trabalhadores). Ordenou-se sacerdote em 1967, largando o ofício de padre na década de 1970. Trabalhou no mandato de Itamar Franco como secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Foi deputado federal por três mandatos sucessivos. Mesmo depois de sair da Câmara Federal, algumas propostas de Tilden Santiago, perpetradas quando ele ainda cumpria mandato, prosseguiram em pauta, como a inserção da guarda compartilhada dos filhos de pais divorciados no Código Civil Brasileiro.

Em 2002, foi o terceiro colocado na eleição para Senador em Minas Gerais, pleito em que foram eleitos os dois mais votados. Obteve 3.301.171 votos, o equivalente a 20,57% do total. Foi embaixador brasileiro em Cuba durante o primeiro mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva (2003-2006). Em 2007, se desligou do Partido dos Trabalhadores. No segundo semestre de 2008, Tilden Santiago associou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).  Em julho de 2010, foi divulgado como segundo suplente na chapa de Aécio Neves ao senado. O primeiro suplente foi Elmiro Nascimento, do DEM, enquanto a outra vaga ficou com o ex-presidente da República Itamar Franco, filiado ao PPS. Tilden José Santiago, faleceu no dia 02 de fevereiro de 2022 aos 81 anos, vítima da COVID-19. O objetivo agora é dar seu nome a um parque da região oeste da capital.

O Ribeirão Arrudas possui um parque linear na Regional Leste, chamado de Parque do Centenário (Abadia, Alto Vera Cruz, Caetano Furquim e Esplanada). Neste contexto, a ideia é que a empreitada se repita na Regional Oeste com a criação do parque linear, destinado à finalidade ambiental a ser formado pelas áreas verdes ao longo da avenida Tereza Cristina, cujo nome seria Parque do Cinquentenário e também acompanharia o leito do ribeirão. Neste contexto, além das pequenas áreas verdes fragmentadas serem adquiridas e recuperadas é preciso preservar a área verde próxima ao Parque Regional Oeste criado pela lei municipal nº 11.029, de 8 de março de 2017. O Parque fica no Bairro Betânia, estimado nos lotes 06 e 07, na confluência da Avenida Deputado Eliseu Resende (Via 210) com a Avenida Tereza Cristina, e adjacente à Rua Amur, com destinação de 1.740 m² para Equipamento Social e de 3.210 m² de área verde. Com um projeto de lei, o parque passaria a ser denominado como Parque Deputado Tilden Santiago.

Próximo desta área verde está o futuro Parque Ecológico e Cultural Recanto das nascentes, com 30.000 m2, que está sendo alvo de mobilização por parte da comunidade do Betânia e bairros adjacentes. Antigo clube da ACM – Associação Cristã de Moços está abandonado desde 2005. A ACM Recanto, era equipada com academia, escola profissionalizante, piscinas naturais e quadras esportivas. No lugar estão inventariados diversos animais silvestres, um espaço com equipamentos de lazer, atualmente degradados, inúmeras árvores típicas de Mata Atlântica, nove nascentes, três gameleiras, consideradas sagradas por religiões de matriz africana e uma lagoa com taboas.

Atualmente, o financiamento através de uma vaquinha virtual é uma diretriz da coletividade adjacente, sendo uma proposta dos comerciantes e moradores da AME (Associação de Moradores, Empreendedores e Amigos da Vila Betânia), cunhada, entre outros ensejos, com a escopo de gerir a futura reserva socioambiental para sua preservação e uso consciente. Desde então, a AME promove atividades culturais, cerimônias religiosas, competições esportivas e mutirões de limpeza no ambiente, muito usado por adolescentes e crianças das comunidades do entorno. Do ponto de vista da escola e de seu envolvimento, deve-se desenvolver ações pedagógicas, como visita à campo, estudo do meio e abaixo assinado. O abaixo assinado além de ser um elemento de extrema importância para tramitação de projetos de lei, seria um instrumento de cidadania entre os alunos. Assim sugere-se que as escolas estaduais, municipais e particulares do entorno sejam mobilizadas para a preservação do Recanto das Nascentes, para a criação do Parque Linear do Cinquentenário, e da homenagem à Tilden Santiago.

 

Para saber mais 
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/09/17/moradores-de-vila-em-bh-fazem-vaquinha-para-revitalizacao-de-area-verde-abandonada.ghtml


Imagem de destaque: Galeria de Imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *