EDITORIAL
Greve Geral!
Nenhum direito a menos!!
Nós somos um grupo que busca analisar o lugar da educação nos projetos de Brasil e, ao mesmo tempo, se mobiliza para participar, das lutas pelos sentidos da educação no espaço público. Para isso, buscamos mobilizar a comunidade acadêmica, as(os) professoras(es) da escola básica e ativistas sociais em defesa da educação de qualidade para toda a população brasileira. Leia mais.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O Programa de Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 03 de julho, dará sequência à série de entrevistas sobre a 69ª Reunião Anual da SBPC. Vamos conversar com a professora Shirley Miranda sobre a programação da SBPC Afro e Indígena.
Segunda também tem a Agenda da Educação, as colunas Educação em Pauta e Pensando Bem, e a sessão especial Educação e Musica.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
ENTREVISTA
Reunião anual da SBPC 2017 – Equipe do Pensar a Educação, Pensar o Brasil
O Programa de Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 26 de junho, discutiu e apresentou um pouco da programação da 69º Reunião Anual da SBPC. Foram destacados minicursos, mesas redondas e outras atrações do evento.
CONVITE À LEITURA
Nova edição do Pensar a Educação em Revista no ar – Evelyn de Almeida Orlando e Alexandra Lima da Silva
Para além do mapeamento bibliográfico, a edição sobre “Educação e Musica” traz reflexões e debates entre as diferentes perspectivas neste campo de investigação, evidenciando a complexidade em torno da temática.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Porque não está normal: UERJ luta para sobreviver – Alexandra Lima da Silva -EXCLUSIVO
Apesar de todo este quadro desolador, a UERJ segue sendo uma escola de luta e resistências: na rua, na praça, para todos.
Crise e sintomas – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Golpe por golpe, um lembrou o outro. Mais ou menos como descrito no Dezoito Brumário, mas agora tudo como pura farsa.
Mova-se: isso é uma greve! – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Seja para que lado formos, mover-nos significa que estamos insatisfeitos e, mais do que insatisfeitos, estamos revoltados.
Educação, recursos naturais, saberes e fazeres: ética e ecologia nas comunidades tradicionais – Vagner Luciano de Andrade e Ludimila de Miranda Rodrigues Silva – EXCLUSIVO
A ecologia, a ética e a análise ambiental enquanto práticas educativas são uma realidade cultural do Alto Jequitinhonha. Eduardo M. Ribeiro, Flávia M. Galizoni e Luiz Henrique A. Silvestre retratam esta prática educativa a partir do texto “Comunidades rurais e recursos comuns nas chapadas do alto Jequitinhonha, Minas Gerais”.
Escola pública e crise política: breves apontamentos – Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO
As reformas na educação são um sinal vermelho para a vida útil dos trabalhadores, e não encontraremos outra alternativa para esta maré, que não seja resistir.
O ignorado adoecimento mental dos estudantes universitários – Maria G. Lara – EXCLUSIVO
As discussões sobre saúde mental no ambiente acadêmico se originaram em grupos discentes e, por isso, nada mais justo do que discutirmos o assunto sob esse ponto de vista.
Necessidade de uma ampla reforma na Educação Brasileira – Pensando Bem – Professor Robson Sávio (PUC-MG)
Na coluna da semana, o Cientista Social e professor da PUC Minas, Robson Sávio, comenta os caminhos para construir uma reforma ampla na educação no país.
PLANOS DE VISTA
Educação: uma ponte para o futuro – Fernando Henrique dos Santos -EXCLUSIVO
O PMDB é uma onda que traz concessão, privatização, perda de direitos por meio de reformulações de leis.
PESQUISA EDUCACIONAL
DIÓGENES, Elione Maria Nogueir e PAUFERRO, Nezilda do Nascimento Silva – Matrizes históricas da inspeção escolar no Brasil: mecanismo de controle do trabalho docente em Alagoas nos Oitocentos – Revista Linhas (UDESC)
Neste artigo encontram-se os resultados de uma pesquisa sobre as matrizes históricas da inspeção escolar no Brasil, e, também, em Alagoas (1840/1889). A partir da investigação no Arquivo Público de Alagoas, têm-se as conclusões de que em Alagoas os inspetores fiscalizavam as escolas e prestavam contas ao Inspetor Geral de Estudos, os professores informavam sobre o funcionamento das aulas, do material didático, da frequência escolar e do aproveitamento da aprendizagem e o inspetor escolar foi o responsável pela articulação entre os professores e o Inspetor Geral de estudos.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Blog FCHSSA
Esta semana o Blog do Forum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas destaca os resultados das Eleições para os cargos de Direção da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Para a Presidência da instituição foi eleito o físico e professora da UFRJ, Ildeu Moreira de Castro. Para vices Presidentes foram eleitos o professor Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG/PUC-Minas) e a professora Vandelan da Silva Bolzani (UNESP – Araraquara).
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Pobreza pode cair pela metade se adultos completarem ensino secundário, diz ONU – Agência Brasil
A pobreza mundial pode cair pela metade se todos os adultos terminarem o ensino secundário, afirma a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), com base no recém-lançado estudo Reduzindo a pobreza global através das educações primária e secundária.
AMÉRICA LATINA
El Gobierno bonaerense mejoró la oferta y los docentes responden el martes si la aceptan – Clarin, Argentina
Propuso un 2,5% de recomposición salarial de 2016 y un 21,5% con cláusula gatillo para este año. Y no descontará dos anticipos.
PENSAR INDICA
Durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 17 de julho, de 15h30 às 18h00, no auditório 3 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), ocorrerá a mesa-redonda EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ESPAÇO PÚBLICO, coordenado por Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG) e com os palestrantes, Ronaldo Nunes Linhares (UNIT), Nelson de Luca Pretto (UFBA) e Maria Marta Picarelli Avancini (UNICAMP). A Reunião Anual é aberta ao público, com entrada gratuita.
INDICAÇÃO DO LEITOR
João Victor da Fonseca – III Seminário de Temas contemporâneos em Ensino de História.
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OPINIÃO DO LEITOR
Janete – em 23/06/2017 (EDUCAÇÃO EM DEBATE– Edição 164 – 23/06/2017 – Juntos pela educação)
Precisamos, realmente, intensificar nossas discussões sobre os rumos da educação brasileira. Somente, nós, professores, temos propriedade para analisar, discutir e apontar sugestões para transformar a realidade que vivenciamos dentro das escolas, atualmente. Um dos caminhos está no cumprimento do PNE que vem sendo colocado em segundo plano, infelizmente. Essa mudança depende da nossa participação na fiscalização e cobrança para o cumprimento de tais ações.
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TIRINHA
Diogo Nascimento
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