Vol. 1, Nº 011 / Junho de 2013 – sexta-feira, 28.

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil” do dia 01 de julho de 2013
Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo programa, dia 01 de julho, vamos destacar os principais acontecimentos da área da educação que ocorreram no primeiro semestre de 2013. Teremos também a seção “Educação e Cinema” com Rodrigo de Almeida, sorteio de livros, agenda da educação e muito mais! Você também pode ouvir pela internet acessando AQUI.

Concurso de ensaios: “Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil”
O Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 e a Mazza Edições, de Belo Horizonte, lançam  o concurso nacional com o tema Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil. O concurso visa premiar os dois melhores ensaios escritos sobre a temática com valores de R$ 3.000 e R$ 2.000,00, respectivamente para o primeiro e segundo lugar, além da publicação dentro da Série Ensaios da Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil.

Ouça o programa “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” da última segunda-feira, dia 24 de junho de 2013
Tema: “Os movimentos sociais e o protesto popular no Brasil de 2013”.
Entrevistado: Isabela Rodrigues, estudante da UFMG e membro do conselho universitário
Sessão Especial: Educação e Literatura, com Marcos Taborda, professor da Faculdade de Educação da UFMG 

Pesquisa Educacional em Pauta: “Avaliação por diferentes olhares: fatores que explicam o sucesso de escola carioca em área de risco”
A proposta ora formulada é um estudo avaliativo das relações estabelecidas entre alunos, gestores, comunidade do entorno, familiares, professores e técnicos pedagógicos, de uma escola pública da região metropolitana do Rio de Janeiro. Inserida em uma área de risco, a escola vem apresentando, ao longo dos anos, resultados positivos em suas avaliações, o que se contrapõe a alguns paradigmas de fracasso escolar. 


Debate vai parar na sala de aula – Jornal Estado de Minas
As manifestações que tomam conta das ruas de todo o país e repercutem mundo afora são também o principal assunto discutido nas escolas de Belo Horizonte. O interesse em tentar entender o que está acontecendo no Brasil parte dos próprios estudantes, que abordam o tema durante as aulas e promovem um debate sobre mobilização social, democracia e política. Surpresos com o interessedos alunos, professores do ensino médio deixaram de lado por alguns dias o conteúdo previsto na grade curricular e abordaram amplamente a onda de protestos em vários estados.

“Verba para a educação não é bem utilizada” – Jornal O Globo
Em entrevista ao jornal O Globo, o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antônio Matias, afirma que a ineficiência é problema mais grave do que a corrupção na educação. 

Abismo educacional entre regiões do país já é percebido em crianças no 3º ano – Portal IG
A alfabetização das crianças ao final do 3º ano fundamental é extremamente desigual entre as regiões do Brasil. Dados da Prova ABC mostram que no Sudeste, 47,4% dos alunos nesta série estão plenamente alfabetizados em matemática, enquanto no Norte, apenas 16,5%. Em leitura o índice positivo é de 56,5% no Sudeste e de 27,3% no Norte e, em escrita, cai para 38,8% na região mais rica do País e 16,1% na mais pobre.

Alunos do fundamental e médio serão avaliados em Ciência na Prova Brasil 2013 – Jornal O Estado de São Paulo
Com teste de Ciências a ser aplicado de forma experimental em alunos do 9º ano do ensino fundamental,  e em caráter amostral em estudantes do 3º ano do ensino médio, a edição deste ano da Prova Brasil e da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) será realizada em novembro em todo o País. 

Aula tradicional perde espaço para alunos cada vez mais conectados – Terra Educação
Os tablets, smartphones e reprodutores de música, cada vez mais sofisticados, podem armazenar milhares de aplicativos, softwares, conteúdo e imagens que podem ser fartamente usados na educação, para ampliar ou completar um curso online.

Cai 35% procura de estrangeiros por graduação no Brasil – Revista Veja
Considerado um dos principais instrumentos de cooperação educacional entre o Brasil e outros países em desenvolvimento, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) tem recebido cada vez menos alunos. De 2008 a 2012, o número de estrangeiros interessados em estudar de graça em universidades brasileiras caiu mais de 35% — passou de 853 para 552.

Câmara aprova projeto que destina 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% para saúde – UOL Educação
O projeto foi aprovado por consenso, após negociação entre as lideranças. Originalmente, o PL destinava 100% dos royalties para educação. Ficou também com a educação 50% do Fundo Social — em vez de 50% dos rendimentos do montante desse fundo. E o critério para começar o repasse dos recursos é “declaração de comercialidade” em vez de ser a assinatura dos contratos. 

Brasil tem o menor número de formados entre 35 países – Jornal O Estado de São Paulo
Quem reclama da qualidade da educação e do acesso ao ensino superior no Brasil ganhou novos argumentos. Dados divulgados ontem pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) indicam que o Brasil tem o mais baixo nível de população que completa o ensino superior e o terceiro pior dentre os que completam o ensino médio dentre 35 países pesquisados. As estatísticas revelam ainda que avançar nos estudos é crucial: em nenhum outro país concluir a faculdade faz tanta diferença em termos de emprego e renda.

Eu sou brasileiro, com muito amor – Jornal Estado de Minas
Para Juarez Dayrell, coordenador do Observatório da Juventude, protestos abrem caminhos para a política, com atuação que rompe com as hierarquias.

Rio ganha centro global de pesquisa sobre desenvolvimento sustentável – Portal G1
A sede do Centro Rio+, que vai funcionar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai receber cientistas, pesquisadores e acadêmicos do mundo para apresentar ideias que ajudem as populações a se desenvolver, sem perder o foco na preservação. De acordo com a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, abre-se um canal internacional de discussão e trabalho.

Como tratar os professores profissionais – Jornal O Estado de São Paulo
Nas boas universidades do mundo, é consagrada a prática de usar acadêmicos para ensinar nas áreas científicas e nas humanidades. Em contraste, as disciplinas profissionais devem ser ensinadas por profissionais. Nas nossas terras, Érico Veríssimo só conseguiu ser professor de Literatura nos Estados Unidos, pois não tinha os diplomas exigidos aqui. Jacques Klein nunca foi convidado para ensinar piano em nenhuma universidade, pois, apesar de ser o maior pianista brasileiro, tampouco tinha os diplomas. 

Debate acadêmico: protestos cresceram por dar vida a geração entediada – Portal IG
Assim como nos escritórios, botequins e ruas, a academia tenta responder a mesma pergunta sobre as manifestações que monopolizaram a atenção na última semana. “O Que Está Acontecendo?”, foi o tema de um debate realizado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) com os maiores nomes que a instituição encontrou para responder a questão.

Diploma universitário eleva salários em 157% no Brasil – Revista Veja
O brasileiro com ensino superior completo ganha 157% mais do que aquele que só terminou o ensino médio. A informação consta da pesquisa Education at a Glimpse 2013, divulgada nesta terça-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo que reúne as 34 nações mais desenvolvidas.

Escolas Precárias – Jornal O Estado de São Paulo
A situação do sistema escolar brasileiro é uma demonstração de que as coisas sempre podem ser ainda piores do que imaginamos. Às notórias deficiências do ensino é preciso acrescentar as instalações precárias de um grande número de escolas – se é que elas merecem esse nome – em que estudam centenas de milhares de alunos em todo o País. Esses são portanto duplamente prejudicados. E, a julgar pelo pouco empenho das autoridades em encontrar solução para tais escolas, seus alunos provavelmente assim continuarão por muito tempo.

Investimento do Brasil em educação sobe e alcança média da OCDE – BBC Brasil
Um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta terça-feira indica que o investimento do Brasil em educação aumentou de 3,5% para 5,6% do produto interno bruto (PIB) entre os anos 2000 e 2010, alcançando assim a média de investimento dos países da organização, que é de 5,4%.

Alfabetização no tempo certo ainda é desafio – Jornal Estado de Minas
Ler, escrever e fazer contas ainda é desafio para a maioria das crianças brasileiras nos anos iniciais da vida escolar. Na média, apenas um terço delas é considerado plenamente alfabetizado no tempo certo: até os 8 anos de idade, quando estão no 3º ano do ensino fundamental. Em Minas Gerais, essa proporção aumenta, mas em disciplinas como matemática e na escrita, menos da metade da meninada completa com sucesso essa fase da aprendizagem. Os dados, divulgados ontem, são resultado da segunda edição da Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova ABC.

Uma ou duas coisas que as chamadas ciências sociais e humanas têm a dizer para o Governo Brasileiro e para si próprias – Jornal da Ciência
No dia 9 de abril deste ano houve em São Paulo, na sede da SBPC, uma reunião das Sociedades Científicas pautada como “Diálogos com o Ministro Marco Antonio Raupp” ali presente. Destacou-se, talvez consensualmente, uma diferença entre os graus de atenção que as ciências ditas naturais ou exatas logram obter nos governos e a pequena repercussão do que dizem as ciências ditas sociais ou humanas. Certamente há muitas maneiras das ciências sociais e humanas iniciarem um diálogo com o ministro, mas venho, imodestamente, apresentar uma.

Boletim Pensar a Educação em Pauta
www.pensaraeducacao.com.br
www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil
twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:
Coordenação: Luciano Mendes
Conteúdo e Produção: Isabella Brandão
Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *