Ano 2 – nº 063 / sexta-feira, 24 de outubro de 2014

EDITORIAL

Eleições:  de que educação se falou?

Os debates políticos eleitorais que acompanhamos nos últimos meses e que se encerram, definitivamente, no próximo domingo, significaram um momento importante de exposição pública das posições sobre  a “agenda Brasil” dos próximos 4 anos. Dentro dessa agenda, evidentemente, como já se disse neste espaço, a educação escolar ocupa lugar de destaque.

Há o que se comemorar quando a  questão da educação de qualidade ou, o que não é o mesmo, a qualidade da educação, entra de maneira obsessiva nos debates eleitorais?  Em princípio, parece-nos que sim. No entanto, quando adversários políticos que se digladiam no espaço público dizem as mesmas coisas sobre a educação,  há que se duvidar dos sentidos das palavras. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 27 de outubro de 2014

No programa da próxima segunda-feira teremos uma entrevista com o Professor Pablo Luiz de Oliveira Lima, que fará sua avaliação sobre as Eleições 2014. Além da entrevista, temos Educação em Pauta, com o Professor Marcus Taborda, Reportagem Especial sobre o Dia do Servidor, Destaques do Boletim Pensar a Educação em Pauta, Agenda da Educação, Sucessos do Ofício e a Sessão Especial “Educação e Literatura”, com o Professor Marcus Taborda.  AQUI

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA DA SEMANA

Imagens do continente Africano e Ensino de história e cultura da África no Brasil

Entrevistado: Victor Manuel Eugenio Semedo (Pesquisa em Rede CNPq Língua e Literatura e do Projeto Mobilidade CAPES/AULP)

PENSAR INDICA

O pensar indica dessa semana traz o filme “Granito de Arena” (2005) de Jill Freidberg.  Este filme retrata a luta de professores, pais e estudantes do México contra o fechamento e privatização das Escolas Normais Rurais. 

EDUCAÇÃO EM DEBATE 

Tema: Como os candidatos a presidência lidam com as temáticas relativas a educação no 2º turno  Por Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

Especialista destaca a ausência da educação no debate educacional dos candidatos ao segundo turno das eleições.

Universidade (ou: no princípio era o verbo, que se fez carne) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

A Universidade brasileira não tem sido capaz de assumir a condição de formuladora e porta-voz de projetos de nação. Em seu lugar, amiúde, vivemos a proliferação de eventos e a produção em série de trabalhos que frequentemente não chegam a compor uma tradição intelectual ou científica.

Autistas nas aulas de Educação Física: o que fazer? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Um dos papéis do professor de Educação Física é estimular as possibilidades e as potencialidades do autista com atividades lúdicas e jogos adaptados às necessidades de cada indivíduo ou grupo. 

A educação infantil e as eleições: breves reflexões – Sandro Vinicius Sales dos Santos  EXCLUSIVO

Neste momento decisivo das eleições majoritárias para Presidência da República em nosso país, inúmeras questões relativas ao campo educacional tem sido foco de discussão e debate no âmbito do pleito – dentre elas: aquelas relativas à educação das crianças de até cinco anos em espaços públicos de Educação Infantil têm sido alvo de intensas discussões entre os candidatos.

Ouço o apito do trem –  Iriana Nunes Vezzani – EXCLUSIVO

“Acredito que a formação da sensibilidade é o núcleo central e a chave de toda a educação artística.  É preciso perceber o mundo como uma paisagem, fazer desvios dos caminhos habituais”. 

A história de mais de 78 mil trabalhadores de Minas Gerais – Por Beatriz Cerqueira – Portal Vermelho

Esses trabalhadores estão num limbo. Acreditaram na palavra do Estado, que deveria ser de honestidade e boa fé e, hoje, estão na rua, sem direito sequer a aposentadoria! Este é um relato da eficiência do choque de gestão!

Resolução ética pesquisa CHSSApl. GT CONEP – Por Luiz Fernando Dias Duarte

É muito importante que cada associação promova uma análise cuidadosa dos termos da minuta, de modo a criticá-la positivamente ou apoiá-la na nova fase de lutas que agora se inicia.

Brasil: dos modelos de educación, dos modelos de sociedade – Por Pablo Gentili – Blogs El País

Lo que está en disputa actualmente en Brasil, se pone en evidencia de forma clara en el campo educativo.

As Eleições e o Ensino Superior – Carta Capital

Para atingir as metas do Plano Nacional e incluir 7 milhões de jovens, universidades precisarão de PAC específico e programas de permanência. Mas, até agora, nenhum candidato tocou no assunto.

Meritocracia é base de propostas de Aécio para a educação – Rede Brasil Atual

Assessora da área para o programa de governo tucano, Maria Helena Guimarães Castro diz em sabatina que FHC é pai da política educacional petista, menos do ProUni, que ela ‘gostaria de ter criado’

Comissão vai acompanhar aplicação das metas do PNE e do piso do magistério –Jornal da Ciência

Os temas que preocupam os deputados do colegiado não são apenas os projetos de lei em análise, mas também assuntos que já viraram lei e agora estão em fase de implementação, como o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pelo Congresso neste ano.

Especialistas criticam problemas no acordo ortográfico – Jornal da Ciência

O professor Pasquale Cipro Neto defendeu nesta quarta-feira (22) revisão no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 

Propostas legislativas incentivam acesso de idosos à educação – Portal Senado

Facilitar o acesso dos idosos à educação é objetivo de várias propostas que tramitam no Senado, dentre elas, o PLS 651/2011e o PLS 344/2012.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

Clausura acadêmica – Por Evaldo Vilela – O Globo

Por que o Brasil jamais ganhou um Prêmio Nobel? Por que a nossa universidade mais bem colocada num ranking mundial, a USP, ocupa um inquietante 226º lugar?

Ciência com fronteiras? (Inter)disciplinaridade na universidade brasileira – Por Cleanto R. Rego Fernandes – Jornal da Ciência

Diferente do que ocorre nos países desenvolvidos, e na contramão da história, as universidade brasileiras impõem mais uma fronteira à ciência. Brasil, a terra na qual Piaget não poderia ser professor de psicologia e Popper não poderia ser professor de filosofia da ciência.

MCTI anuncia recursos para projetos de divulgação da ciência – Por Michèlle Canes – Agência Brasil

O secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Oswaldo Duarte, anunciou, neste domingo (19), no encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o lançamento de um edital para projetos de incentivo à divulgação da ciência, no próximo ano.

Professores de universidades federais se destacam em prêmio – Portal MEC

Pesquisadores de 13 universidades federais respondem por 50% dos trabalhos reconhecidos na edição de 2014 do Prêmio Capes de Tese. Das 48 teses de doutorado que serão premiadas em 10 de dezembro, em Brasília, 24 são de professores dos quadros de instituições federais de quatro regiões do país.

Capes assina memorando de entendimento com Reino Unido – Portal CAPES

Aconteceu nesta quinta-feira, 16, durante a programação da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, assinaturas de Memorandos de Entendimento para chamadas do Fundo Newton.

Ministro destaca recorde de atividades da SNCT 2014 pelo Brasil – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Para Clelio Campolina Diniz, as 35 mil atividades registradas refletem o papel da educação, ciência e tecnologia no projeto de desenvolvimento com mais autonomia social e consciência política.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Prefeito é acusado de ordenar ataque a estudantes desaparecidos – Jornal Estado de Minas

A Procuradoria Geral mexicana acusou nesta quarta-feira o prefeito de Iguala (sul do país), que está foragido, de ter ordenado o ataque a tiros por parte da polícia municipal contra dezenas de estudantes na noite de 26 de setembro. Pelo menos seis jovens foram mortos, e 43 estão desaparecidos.

Brasil lidera ranking de violência contra professores – Portal Câmara dos deputados

O Brasil lidera o ranking de violência contra o professor, segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre aprendizagem (Talis).

Debate na FGV discute projetos para a educação – Por Akemi Nitahara – agência Brasil

O ministro da Educação, José Henrique Paim, e a ex-secretária de Educação do Estado de São Paulo Maria Helena Guimarães de Castro debateram hoje (21) projetos e programas para a Educação. 

Governo corta R$ 350 mi da Educação em 2015 – Jornal da Paraiba

Segundo secretário de Planejamento do Estado, redução no orçamento se justifica pela migração dos recursos do Fundeb para os municípios.

Projeto do Ministério Público debate qualidade da educação básica em Ponte Alta do Tocantins – Conexão Tocantins

O Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO) e o Ministério Público Estadual (MPE), executores do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), debatem com a comunidade de Ponte Alta a qualidade da educação básica disponibilizada aos estudantes do município.

Educação especial cresce 2,7% na Paraíba – Jornal da Paraiba

Estado tem 376 alunos a mais na educação especial; conforme pesquisa, houve aumento de 2,7% nos três níveis da educação básica. 

Professores e estudantes denunciam abandono – Diário Online

Professores e alunos da Escola Estadual Pacífico Leão da Costa, localizada na vila do Livramento, no município de Garrafão do Norte, região Oeste do Pará, denunciam o descaso do governo com a instituição.

Ministério da Educação reconhece cursos no Pará – Diário Online

Nesta quinta-feira (23), o Ministério da Educação (MEC) reconheceu 43 cursos superiores de instituições públicas e privadas de vários estados do país. 

Terceirizados cobram dois meses de salários atrasados da Unifap – Diário do Amapá

Parte dos funcionários vinculados à empresa Inocente & Cia Ltda paralisaram suas atividades na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

AMÉRICA LATINA

Obstinadamente maestra – Página 12, Argentina

Los maestros de todo el país despedimos a Stella Maldonado con profundo dolor. 

Experiencias: Pedagogía y computadoras – El Diario, Bolivia

Las NTICs (Nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación), avanzan a pasos agigantados y la pedagogía de la informática avanza a paso de tortuga, en el peor de los casos, está estancada. 

Colegio de Profesores prevé posibles tensiones por remuneraciones – La Tercera, Chile

Con más de 25 mil firmas respaldando la propuesta, la iniciativa Plan Maestro entregó ayer al ministro de Educación, Nicolás Eyzaguirre, más de 100 ideas para reformar la carrera docente. 

ONU considera “desaparición forzada” caso de 43 estudiantes en México – El Tiempo, Colombia

La Oficina del Alto Comisionado de las Naciones Unidas para los Derechos Humanos considera “desaparición forzada” el caso de los 43 estudiantes de Iguala, en el estado mexicano de Guerrero, según su representante adjunto en este país, Jesús Peña Palacios. 

Estudiantes de UTN denuncian que casos de acoso sexual no son atendidos debidamente – CRHoy, Costa Rica

Estudiantes de la Universidad Técnica Nacional (UTN) planean realizar una manifestación frente a la rectoría para protestar con lo que aseguran es un mal manejo de la autoridades de esa universidad ante casos de acoso sexual. 

Educación: pérdidas millonarias – Ministerio de Educación Superior, Cuba

De marzo del 2013 hasta abril del presente año, el Ministerio de Educación ha erogado 928 mil 600 dólares por concepto de pago de flete y transportación de mercancías de largo destino.

Docentes de educación intercultural aprenden quichua – El Comercio, Ecuador

El quichua es el idioma principal o materno para una buena parte de sus estudiantes. Es la primera vez que es parte de una capacitación oficial. 

Abren escuela para niños detenidos en un centro de indocumentados EEUU – El Mundo, El Salvador

La situación en el centro de detención de familias indocumentadas de Artesia, Nuevo México, lejos de resolverse, parece prolongarse indefinidamente, por lo que las autoridades estadounidenses decidieron abrir una escuela para los cerca de 200 menores internados en estas instalaciones. 

20 de octubre: La esperanza la dan las mujeres – Contra Poder, Guatemala

El comercio al menudeo en mercados, servicios domésticos eran casi exclusivamente para mujeres con poca o sin escolaridad, y generalmente de origen étnico indígena o ladinas en condición de extrema pobreza. 

Ofrecen más de USD 100,000 por pistas sobre de 43 estudiantes desaparecidos– El Heraldo, Honduras

El gobierno mexicano anunció este lunes recompensas de unos 108.000 dólares por pistas para encontrar a cada uno los 43 estudiantes desaparecidos hace más de tres semanas tras un ataque de policías y sicarios en Iguala (sur), mientras que los familiares expresaron escepticismo sobre la investigación.

Ayotzinapa: guerra contra el tiempo – La Jornada, México

Cada día que pasa sin noticias ciertas sobre el destino de los 43 jóvenes estudiantes de la Normal Rural de Ayotzinapa se incrementa el dolor y la angustia de sus familias, sus compañeros y de todas y todos quienes nos aferramos a la esperanza de que sean rescatados con vida. 

Estudiantes mexicanos convocan movilizaciones en protesta por la matanza de Iguala – La Voz del Sandinismo, Nicaragua

Para el miércoles y el jueves, los estudiantes mexicanos convocaron una movilización en la capital para protestar por el asesinato de seis personas en la localidad de Iguala y por la desaparición de otros 43, en lo que han denominado como “Día de acción global por Ayotzinapa”. 

Aprueban nueva materia en primaria: Formación del carácter y liderazgo para la vida – La Prensa, Panamá

El presidente de la república, Juan Carlos Varela, refrendó ayer el proyecto de ley 19, que crea la materia: Formación del carácter y liderazgo para la vida en sociedad. La materia será impartida a niños a partir de los seis años de manera obligatoria. 

Piura: Proponen revisar mochilas de alumnos contra la violencia escolar – La República, Perú

La propuesta de la Dirección de Educación de Piura (DREP), de formalizar la revisión de las mochilas y maletines de los alumnos en las instituciones educativas públicas ha causado polémica, y el Colegio de Profesores, representado por Segundo Tamariz Moreno, ya se manifestó en contra de la medida por considerar que vulnera los derechos a la intimidad de los menores. 

Educación, productividad, competitividad – Última Hora, Paraguay

El desarrollo sostenible es posible solamente dentro de esas coordenadas. País que no lo logre, terminado postrado en pauperización y desorden medioambiental, marginando a los micro y pequeños emprendimientos, fuente multitudinaria de trabajo.

Anuncian primer informe de progreso académico de estudiantes – El Vocero, Puerto Rico

Padres, madres y encargados de los cerca de 413 mil estudiantes del sistema de educación pública tendrán la oportunidad de discutir, este viernes, el informe de progreso académico correspondiente a las primeras diez semanas del curso escolar 2014-2015 con los maestros de sus hijos. 

El Inabima explica alcances de programas dirigidos a maestros – Listín Diario, República Dominicana

El director del Instituto Nacional de Bienestar Magisterial (Inabima), Yuri Rodríguez Santos, resaltó los alcances del Plan de Socialización que desarrolló esa institución dando a conocer los programas y servicios que ofrece al magisterio nacional. 

Mejorar los aprendizajes – El País, Uruguay

La educación uruguaya tiene un problema de calidad de aprendizajes. La participación en cuatro ediciones de las pruebas PISA (que mide las competencias incorporadas por los alumnos de 15 años) nos enseña que estamos lejos de los países más exitosos. 

Inaugurado Instituto de Educación Especial Hugo Chávez en Falcón – El Correo del Orinoco, Venezuela

Este lunes fue inaugurado en el municipio Tocópero, en el estado Falcón, el Instituto de Educación Especial Hugo Chávez, que atenderá una matrícula de 23 estudiantes con necesidades especiales, informó la directora de la Zona Educativa en esa entidad, Santa Gómez. 

PESQUISA EDUCACIONAL

Índice socioeconômico das escolas de educação básica brasileiras – Maria Teresa Gonzaga AlvesI; José Francisco SoaresII; Flavia Pereira XavierIII – Print version ISSN 0104-4036 – Ensaio: aval.pol.públ.Educ. vol.22 no.84 Rio de Janeiro July/Sept. 2014

Este artigo apresenta a metodologia e os resultados do desenvolvimento de um índice de nível socioeconômico das escolas de educação básica do Brasil. Os dados provêm dos questionários contextuais aos quais os alunos respondam nas avaliações educacionais feitas pelo governo federal nesse nível de ensino.

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CONVITE AO LEITOR

Carta-convite aos Professores e Alunos da Pós Graduação em Educação

Gostaríamos de convidá-l@ a ler e a colaborar com o boletim Pensar a Educação em Pauta. Uma forma de colaborar com o boletim é indicando notícias, textos de opinião e pesquisas sobre educação que merecem ser divulgados. Outro tipo de colaboração é a produção de textos de divulgação de pesquisa ou de opinião sobre educação.  Nessa última modalidade, as colaborações podem ser ocasionais ou, o que muito nos alegraria, de forma sistemática. Neste caso você passaria a participar do nossa equipe de articulistas, ao lado de outros colegas do Brasil e de outros países da América Latina. Leia mais…

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: 
 – Telefone: (31) 3409-5313

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Coordenação – 
Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago 

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