Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Para o próximo programa, que vai ao ar no dia 12 de maio, faremos uma entrevista com a recém empossada diretora da Faculdade de Educação da UFMG, Juliane Correa e com o vice diretor João Valdir. Como sessão especial teremos Educação e Mídias, além da agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.
Tema: Tese do mês, “EDUCAÇÃO, LAZER E TRABALHO: Relações estabelecidas no interior de escolas de educação profissional e tecnológica”.
Entrevistado: Ailton Vitor Guimarães.
Universitário do Ceará sofre com racismo e ameaças de morte – Portal UOL
O estudante de história Pedro Victor Araújo dos Santos vem sofrendo ameaças de morte há cerca de dois meses dentro da Urca (Universidade Regional do Cariri), localizada no Crato, a 507 km de Fortaleza.
Os problemas do ensino básico – Jornal Estadão
Apesar de o Brasil ter universalizado o acesso ao ensino fundamental há quase duas décadas, a rede pública não vem conseguindo manter todas as crianças e jovens de 4 a 17 anos nas salas de aula.
Editorial: Social, não étnico – Jornal Folha de São Paulo
Decisão recente da Suprema Corte americana validou o referendo no qual os eleitores de Michigan baniram, em 2006, o critério racial na admissão às universidades públicas daquele Estado.
Versatilidade para obter a excelência – Revista Carta na Escola
Especialistas criticam conservadorismo da academia e defendem flexibilização dos currículos das universidades brasileiras.
Comissão da Câmara aprova o Plano Nacional de Educação – Portal EBC
A comissão especial que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE) concluiu hoje (6) a votação do projeto de lei. A expectativa é que o plano seja votado em plenário dentro de dez dias e siga para sanção presidencial neste mês.
O financiamento da educação – Jornal Estadão
A Comissão Especial da Câmara finalmente aprovou o texto-base do Plano Nacional da Educação (PNE), que define 10 diretrizes, 20 metas e 253 estratégias para a educação no período de 2011 a 2020. Elaborado no governo Lula, o projeto foi enviado para o Congresso com enorme atraso, em dezembro de 2010.
Universidade Federal bilíngue comemora primeira turma – Jornal Estado de Minas
Com mais da metade dos alunos de dez países diferentes, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) comemora no meio deste ano a formação de sua primeira turma, mesmo tendo pela frente grandes desafios pedagógicos e de infraestrutura.
Conheça a história da estudiosa das crianças Helena Antipoff – Jornal Estado de Minas
Psicóloga e educadora russa Helena Antipoff morreu há 40 anos em Ibirité, na Grande BH, onde abriu escola para jovens excepcionais e abandonados. Também é fundadora da Pestalozzi.
Brasil precisa qualificar o debate da educação – Portal UOL
Vinte e oito de abril é o Dia da Educação. Há quem discorde, mas é fato que o tema tem recebido maior atenção da sociedade brasileira. E isso é ótimo! É uma conquista advinda de muitos fatores, fruto do trabalho de inúmeras pessoas e instituições. Contudo, é preciso que seja observada a profundidade do debate…
‘A universidade deveria ser como o jardim de infância’- Portal Porvir
Mitchel Resnick acredita tanto que todas as fases do aprendizado deveriam ser como o jardim de infância que tudo o que faz como professor do MIT Media Lab aponta para isso.
Falta de licenciatura atinge 35% de professores do nível fundamental – Jornal O Globo
Contrariando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, levantamento do Todos Pela Educação com dados do Censo Escolar de 2013 mostra que mais de um terço (35,4%) dos docentes do ensino fundamental têm apenas bacharelado.
Google quer revolucionar sala de aula com novo app – Portal Link Estadão
Ainda em testes (a empresa oferece o app para professores testarem, inscreva-se), o Classroom une o Gmail, o Drive e o Google Docs para ajudar os professores a distribuirem tarefas aos alunos, e monitorarem entregas de trabalhos e até mesmo auxiliar os estudantes que estão com problemas para completar seus exercícios.
Ensino superior insere métodos alternativos em aula – Portal Terra
Aulas expositivas vão ceder espaço a métodos alternativos de ensino superior nos próximos cinco anos, diz pesquisa. O Horizon Report: 2014 Higher Education Edition, estudo desenvolvido anualmente pelo New Media Consortium (NMC) prevê tendências, obstáculos e tecnologias emergentes que serão adotadas em curto, médio e longo prazo.
Educação financeira chegará a escolas públicas até 2015 – Revista Gestão Universitária
A Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) incluirá na grade curricular das escolas públicas do ensino médio disciplinas sobre educação financeira.
Educação: o desafio da transexualidade – Portal Outras Palavras
Escolas e professores seguem pouco preparados para lidar com sexo. Incompreensão e preconceitos religiosos ampliam violência e sofrimentos. Programa pioneiro enfrenta problema.
Reflexos da ditadura na educação impedem país de avançar – Portal Carta Maior
Os reflexos da ditadura civil militar sobre a educação foram tão nocivos e profundos que até hoje, 30 anos após o início da redemocratização, impedem o país de alavancar a qualidade e democratizar o acesso a este que deveria ser um direito fundamental de todo brasileiro.
Banana para a educação – Jornal O Povo
Em ano de Copa e eleições esses assuntos quase que monopolizam os espaços na mídia, com a consequente espetacularização da informação. Neste contexto, muitas vezes o que realmente merece atenção acaba sendo deixado de lado, como o caso de racismo contra o jogador Daniel Alves, do Barcelona.
Um pacto pela educação – Jornal Gazeta do Oeste
Alfabetizar as crianças até os oito anos de idade. Essa é a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que está no segundo ano de atividade na educação infantil e agora parte também para o ensino médio.
– PESQUISA EDUCACIONAL EM PAUTA –
Apresenta aspectos do ensino da Didática, das metodologias específicas e das disciplinas de conteúdos dos anos iniciais do ensino fundamental, visando analisar o lugar que elas ocupam em currículos do curso de Pedagogia e avaliar sua efetividade na formação profissional de professores. Em especial, avalia em que medida vem sendo valorizado, nesses cursos, o ensino de conteúdos das disciplinas do currículo do ensino fundamental (anos iniciais). A razão deste artigo se deve à constatação do quadro desolador da situação do ensino fundamental no País, o que remete à análise das condições de exercício profissional de professores, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental. Trata-se de pesquisa documental referente à estrutura curricular e às ementas de 25 instituições de ensino que mantêm curso de Pedagogia.
Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil
EQUIPE:
Coordenação: Luciano Mendes
Conteúdo: Isabella Brandão
Produção: Luísa Marques
Site: Sandra Ribas
Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca
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