Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo dia 31 de março teremos o programa de encerramento da série temática “O Golpe civil militar e a Educação”, convidamos a professora Katya Braghini (PUC SP) que irá se dedicar ao tema “As ações do Movimento Estudantil durante a ditadura civil militar”. Como sessão especial teremos Educação e lietratura com o professor Marcus Taborda (UFMG), além da agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.
Por unanimidade o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou na tarde desta quarta-feira (26) inconstitucional a Lei Complementar 100/2007 do governo de Minas Gerais que efetivou 98 mil servidores da educação sem concurso público. Por oito votos a dois, os ministros acompanharam o voto do relator ministro Dias Toffoli que preservou dos efeitos da decisão quatro situações.
Procura por cursos do Sisutec aumenta quase 40% em relação a 2013 – Portal EBC
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (24) que mais de 1 milhão de inscrições de jovens que terminaram o ensino médio foram feitas no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Eles disputam uma das 291 mil vagas em 122 cursos técnicos. “Isso significa que a procura por cursos técnicos foi, nesta edição do Sisutec, quase 40% maior que no ano passado. Os jovens percebem que quanto mais bem formados, maiores são suas chances de conseguir um bom emprego.
Entre os objetivos estão a identificação dos avanços e desafios na implementação da interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão, com base nos resultados dos Encontros Regionais; a indicação de estratégias e mecanismos para institucionalização da interdisciplinaridade nas universidades, nas agências de fomento, nos conselhos profissionais e nas entidades de representação científica; e a caracterização dos avanços obtidos e perspectivas da contribuição da interdisciplinaridade na construção do conhecimento, na formação acadêmica de novos perfis profissionais e na inserção social da universidade.
Sancionada lei que dificulta fechamento de escolas rurais e quilombolas – Tribuna da Bahia
A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que dificulta o fechamento de escolas rurais, indígenas e quilombolas. A Lei 12.960, de 27 de março, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para fazer constar exigência de manifestação de órgão normativo – como os conselhos municipais de Educação – do sistema de ensino para o fechamento desse tipo de escola. A lei foi publicada hoje (28) no Diário Oficial da União.
A crise do ensino médio – Jornal O Estado de São Paulo
Ao avaliar a situação da rede pública de ensino médio, o Tribunal de Contas da União (TCU) constatou um déficit de 32,7 mil professores, especialmente nas áreas de física, química, biologia e sociologia. O levantamento também revelou que há 41 mil docentes sem formação específica em nenhuma das disciplinas desse ciclo educacional. E mostrou que 61 mil professores se encontram fora das salas de aula – 40 mil exercendo atividades administrativas, 5 mil cedidos a órgãos públicos sem qualquer relação com a área educacional e 16 mil em outros tipos de afastamento.
‘Não existe o saber fragmentado, ele é um só’ – Portal Porvir
Para Ruy Cézar Espírito Santo, do curso de pedagogia da PUC-SP, no momento em que o ser humano desenvolve o grande conhecimento de si mesmo, ele percebe que o saber é uma unidade – e isso impacta na escola. “A separação de disciplinas escolares por conteúdos isolados, é fruto da ignorância dessa realidade, no sentido do não saber mesmo, da falta de conhecimento”, afirma o especialista em formação de professores.
Universidade online para detentos é lançada em Minas Gerais – Jornal O Tempo
Detentos do sistema carcerário de Minas Gerais já podem se preparar, de dentro dos presídios, para as demandas da vida acadêmica. A Universidade Coorporativa do Sistema Prisional, iniciativa da Secretaria do Estado de Defesa Social (Seds), foi lançada nesta sexta-feira (21), durante o I Seminário Estadual do Trabalho e da Educação nas Prisões, em Belo Horizonte.
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 19, o Projeto de Lei 5695/13, que obriga as instituições de ensino superior públicas e privadas a garantir uma vaga de estágio sempre que o currículo exigir estágio obrigatório. A proposta, do deputado Mandetta (DEM-MS), altera a atual Lei do Estágio (11.788/08), na qual a instituição de ensino não tem nenhuma obrigação de ajudar o aluno a conseguir estágio.
Educação e desigualdade de renda – Jornal Zero Hora
Um artigo recente dos pesquisadores Naércio Menezes (Insper) e Andréa Curi (FGV) teve grande repercussão na área de educação. Em linhas gerais, os resultados do estudo mostram que os estudantes que obtêm melhores notas em português e em matemática no Ensino Médio já recebem salários maiores após apenas cinco anos depois de formados. Os ganhos estimados chegam a 4,6% para um incremento de 10% na pontuação do Enem.
A Constituição Federal e a pesquisa básica – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
A Constituição Federal promulgada em 1988 dedica um capítulo exclusivo à ciência e tecnologia, onde, pela primeira vez, nossos constituintes manifestam de modo explicito a importância estratégica da área para o desenvolvimento socioeconômico do país.
Câmara vota projeto de lei contra burocracia para pesquisas – Jornal O Globo
Já é rotina nos laboratórios brasileiros: a burocracia emperra durante meses a importação da tecnologia necessária para pesquisas e impede o lançamento de trabalhos inéditos. Mas este cenário pode passar por uma reviravolta a partir de amanhã, quando a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara de Deputados votará um projeto que prevê a importação de insumos para pesquisas cientificas e tecnológicas sem pagamento de impostos ou qualquer entrave burocrático.
Educação a distância conquista confiança de alunos e empregadores – Jornal O Estado de São Paulo
Antigos alvos de resistência, as graduações a distância no Brasil vêm conquistando a confiança do mercado. Já comum nas licenciaturas, o ensino superior fora das salas de aula também ganha espaço em áreas mais técnicas, como as de saúde, gestão e engenharias. Segundo especialistas, o perfil do candidato e o nome da instituição pesam mais para uma vaga de emprego do que a modalidade do curso.
Grandes testes corromperam sistema educacional tradicional, diz Nobel – Revista Valor Econômico
No seminário “Educar para as competências do século XXI”, organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Ayrton Senna (IAS), Heckman e seu assistente na Universidade de Chicago Tim Kautz vão apresentar um trabalho acadêmico encomendado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que pretende mostrar que avaliações educacionais de larga escala, como o Pisa e a Prova Brasil, por exemplo, aplicadas hoje em vários países para medir a qualidade do ensino, têm um potencial limitado.
Currículo Nacional – Jornal Folha de São Paulo
Concordo com o novo presidente do INEP, Chico Soares, quando afirma que o currículo do ensino básico no Brasil precisa ser mais bem definido. Vou um pouco mais longe e acho que deveríamos considerar seriamente a possibilidade de um currículo nacional daqueles bem detalhados e quem sabe até a adoção de alguns sistemas estruturados (apostilas).
Dados do Censo 2013 podem ser enviados até 8 de abril – Portal Undime
As escolas têm até 8 de abril para enviar os dados da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2013 sobre rendimento e movimento escolar dos alunos. A nova data foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 24. Esta etapa se refere à situação do aluno ao final do ano letivo e inclui informações sobre rendimento (aprovado ou reprovado) e movimento (transferido, deixou de frequentar ou falecido).
Educação migra para o digital – Tribuna do Norte
A clássica frase “Abram os livros em tal página…” comumente usada por professores para cessar o burburinho de alunos e, enfim, iniciar a aula, aos poucos, é substituída por “Liguem os notebooks/tablets e acessem o conteúdo”. E, ao comando, telas com diversos aplicativos que se movem ao deslizar de dedos, acendem sobre carteiras de estudantes, como Eduardo Lucas da Silva Pinheiro, de 11 anos, aluno do 6º ano do ensino fundamental. A imagem que poderia soar futurista anos atrás, já é realidade em escolas das redes privada e também pública de Natal.
Tema: “O Golpe Militar e a Educação: Argentina e Brasil”
Entrevistado: Eduardo Galak
– RESENHA DA SEMANA –
Livro: Questões fundamentais da Sociologia, de Georg Simmel
Resenhista: Alice Cristhófaro
– PESQUISA EDUCACIONAL EM PAUTA –
Este artigo enfoca o maior problema que ameaça todas as sociedades: atrair, reter e formar professores, particularmente em lugares onde os sistemas escolares estão se expandindo rapidamente. Examina as características da “crise dos professores” em relação a dados mundiais, dando uma atenção particular a lugares-chave na África e na Ásia. Esse contexto constitui o quadro de análise de um leque de pesquisas e programas de desenvolvimento que buscam usar as novas tecnologias da comunicação e da educação a distância para enfrentar a escala do desafio colocado.
Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil
EQUIPE:
Coordenação: Luciano Mendes
Conteúdo e Produção: Isabella Brandão
Site: Sandra Ribas
Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca
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