Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil” do dia 18 de novembro de 2013 RESULTADO DA CONSULTA ELEITORAL PARA ESCOLHA DO REITOR DA UFMG Resultado do concurso “Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil” será divulgado no próximo dia 18 de novembro A educação em escombros – Jornal O Estado de São Paulo Se ainda faltasse alguma prova da crise educacional brasileira, o novo relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre a escassez de pessoal para a construção seria mais que suficiente. Durante muito tempo as construtoras foram uma das principais portas de entrada para o trabalho urbano. Reprovar não melhora ensino, afirmam educadores – Jornal Folha de São Paulo As mudanças anunciadas ontem pelo governo estadual dividiram as opiniões tanto de pesquisadores quanto dos sindicatos da categoria. Para os críticos, a medida pode até piorar a situação na educação, pois a retenção eleva o risco de o estudante desistir da escola, apontam estudos na área. Por que reprovar não funciona? – Portal UOL A reprovação ganhou novo fôlego no debate educacional brasileiro. Em meados de agosto o prefeito do município de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou o programa “Mais Educação São Paulo”. Histórias da ditadura que escola não contava – Jornal O Globo As lições sobre a ditadura militar nas escolas de educação básica não estão mais restritas a simples descrição cronológica ou burocrática do período. Pais e sindicatos de Brasília pedem ficha limpa para vagas de professor – Jornal Estado de Minas Casos de comportamento suspeito e até abuso sexual por parte de professores em regime temporário na rede pública de ensino abrem da exigência da seleção e o acompanhamento rígidos tanto dos contratados por período como dos concursados. A sala de estar como sala de aula – Portal IG Em alguns países acima da linha do Equador, entre as diversas razões para se tirar o filho da escola estão convicções religiosas, o temor da violência no ambiente ou até mesmo a crença de que o professor não está preparado para educar as crianças de acordo com o que os pais têm como ideal. A universidade e a transformação da sociedade – Jornal da Ciência Os cidadãos brasileiros colocam em xeque há algum tempo o papel de nossas universidades. Exige-se maior compromisso com o desenvolvimento sustentável e transformação da sociedade. “Brasil deve ir além do Ciência sem Fronteiras” – Portal da UNESP John Bramwell tem mais de duas décadas de experiência como gestor do ensino superior no Reino Unido e há quatro anos atua como diretor e consultor de educação superior do British Council para as Américas. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lamentou em Plenário, nesta segunda-feira (11), a qualidade ruim do sistema de educação básica no Brasil. Ele mencionou editorial do jornal O Estado de S. Paulo sobre o recente relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre a escassez de mão de obra qualificada para a construção civil. O jogo político na Educação – Jornal O Globo Vem aí a segunda Conferência Nacional de Educação (Conae). Vai acontecer em fevereiro, em Brasília. O ciclo preparatório terminou há uma semana com 11 mil propostas coletadas em 2.800 reuniões, com participação de 600 mil pessoas, segundo o Ministério da Educação. É recorde. Mudança no piso dos professores será prioridade, diz Alves – Revista Exame O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez mais um aceno à agenda municipalista e prometeu dar prioridade a um projeto que troca o cálculo de reajuste do piso nacional do magistério. O objetivo é aliviar o caixa das administrações municipais. A democratização do ensino e o ENEM – Portal UOL Recentemente tivemos mais uma edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que já se tornou uma prova tradicional para os estudantes de nosso país. A prova tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino médio. E colateralmente tem servido para acesso ao ensino superior. As melhores escolas são as mais desiguais, afirma pesquisa – Portal IG Uma pesquisa da Fundação Victor Civita (FVC) publicada neste mês analisou as notas de Matemática da Prova Brasil (avaliação que mede o aprendizado dos alunos da Educação Básica) nas escolas públicas urbanas e aplicou um questionário em 252 instituições, sendo 108 no município de São Paulo, 53 na cidade do Rio de Janeiro e 91 em outros municípios. Congresso ameaça afastar crianças com deficiência do ensino regular – Portal UOL Há um lobby em curso no Congresso Nacional que pode levar à segregação de estudantes com deficiência nas chamadas escolas especiais. Pesquisas científicas e a experiência mostram que os alunos com deficiência podem aprender mais em ambientes inclusivos. “As escolas das periferias deveriam ser muito melhores que as outras” – Portal Aprendiz “As escolas localizadas nas periferias deveriam ser muito melhores que as outras”, defende o economista Haroldo Torres, um dos diretores da Fundação Seade. Presente no seminário “Desigualdades socioespaciais e escolares nas grandes cidades”, que aconteceu nesta quarta-feira (6/11), no Sesc Pinheiros, Torres acredita que as regiões periféricas, onde se concentram as áreas de vulnerabilidade social, precisam de mais investimentos do governo e, principalmente, de políticas públicas voltadas ao seu fortalecimento social. 7,6 milhões de estudantes brasileiros começam a fazer asprovas do Saeb – Jornal Tribuna da Bahia Pelo menos 7,6 milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o Brasil começaram, nesta segunda-feira (11/11), a fazer as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). – NOSSOS ARTICULISTAS – Norberto Dallabrida: Formação docente: Muita teoria? “Quem educa os educadores”? – questão formulada por Karl Marx no século XIX –, com o intuito de refletir sobre a profissão docente na educação básica. Essa iniciativa é oportuna porque, atualmente, a formação inicial dos professores está no centro da pauta educacional. – PESQUISA EDUCACIONAL EM PAUTA – A cidade pequena, a escola e o cotidiano interrompido – Mitsi Pinheiro de Lacerda O costume por organizar cortejos se sobrepõe à existência dos próprios grupos que os inauguram, no decorrer dos tempos. Desde a antiguidade, sociedades promovem cortejos públicos nos quais desfilam para si mesmas, sendo que, na atualidade, deparamo-nos continuamente com cortejos carnavalescos, cívicos, políticos, religiosos, culturais, educativos, temáticos, esportivos, fúnebres e tantos outros.
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Boletim Pensar a Educação em Pauta www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil
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