Edição 250

Ano 7 – Nº 250 / sexta-feira, 30 de agosto de 2019

EDITORIAL

Contra uma política da morte, uma Pedagogia da Vida

Vivemos dias em que não é exagerado dizer que a morte se fez política e estabeleceu-se entre nós. A queimada das vidas na Amazônia, o governador que comemora a morte de um cidadão pela polícia e o escárnio dos procuradores federais com o sofrimento do ex-Presidente Lula  nos dão  mostras imediatas e contundentes da forma de governar defendida e mobilizada pelo bolsonarismo e espraiada pelo território nacional.

Leia mais.

XIII SEMINÁRIO ANUAL – EDUCAÇÃO NO BRASIL: TRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS

Luta e resistência da população negra na luta pela educação
Nilma Lino Gomes realizou conferência sobre a atuação do movimento negro na resistência e na defesa do direito à educação. A professora destacou a importância de uma postura anti-racista em todos os espaços de formação

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 02 de setembro receberá o pesquisador Roberto Starling para falar sobre voluntariado e especialmente sobre a legislação para voluntariano nas escolas. Segunda feira também tem a sessão especial Ciência e Tecnologia, a coluna Pensando Bem, Reportagem Especial e a Agenda da Educação com os principais eventos da semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Eu, da periferia: a crônica no processo de formação de identidade no espaço escolar – Angélica Ferreira
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 26 de agosto conversou com a professora e pesquisadora sobre o uso da crônica no dia a dia da escola e nos processos de construção de identidades e estudantes periféricos.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Ideologia cega e a destruição da Amazônia: um problema da educação – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Ideologias destrutivas, por meio das mídias sociais, encontram terreno fértil nas mentes sem capacidade de entender o quanto os processos e relações sociais estão desumanizados dentro da organização política e econômica na qual estamos inseridos.

Deseducação republicana e Humanidades – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Com frequência na vida social e política, um argumento absurdo ou francamente equivocado é tão difícil de rebater quanto um bem construído.

Os militares e o neoliberalismo – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Manifestações sociais contra a globalização e o neoliberalismo acontecem corriqueiramente desde os seus aparecimentos devido aos efeitos deletérios que estão provocando no ambiente social.

Mamãe, eu fui a Cuba – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
A Ilha era e continua sendo a nossa referência de um país socialista, nossa eterna Revolução.

Eleições para Reitor: autonomia em risco – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Além de dirigir as ações da instituição e a atuação de seus membros, ele a representa em outras instâncias e responde por ela perante a sociedade.

A reinvenção de Brumadinho depois da tragédia: reentrâncias de uma paisagem turística e educativa – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A discussão pedagógica sobre e Tragédia de Brumadinho perpassa por diálogos multidisciplinares e transdisciplinares construindo considerações e reflexões nos aspectos científicos, culturais, ecológicos, econômicos, éticos, políticos, sociais e tecnológicos.

Educação Democrática –  Jonas Emanuel Pinto Magalhães
Para explorar a relação entre Educação e Democracia o professor de formação de professores da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, se encontrou com educadores da Rede Municipal de Niteroi para discutir o conceito de educação democrática no cenário que vivemos.

Leia mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos, uma experiência para além dos muros da escola – Eduardo José Machado Monteiro – EXCLUSIVO
Trabalhar a sensibilidade dos alunos para os Direitos Humanos tem se tornado um desafio para nós professores.

ENTREMEMÓRIAS
Cartas para a minha avó – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
As cartas estavam sempre lá, me aguardando para a leitura em voz alta.

LIVRE EXPRESSÃO
Narrativas de um olho só – parte II – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Eu realmente gostaria muito de dizer o que sinto, mas não seria adequado.

PESQUISA EDUCACIONAL
Herança e Esperança de um Brasil Literário – Uma homenagem à Graça Paulino – Letícia Pires – EXCLUSIVO
Militante por uma educação de qualidade para todos, defensora da democratização da literatura e inquestionavelmente uma mulher à frente do seu tempo.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Qual a importância que damos à ciência nacional? – Nossa Ciência
O aumento no nível de confiança nos cientistas pelos americanos serve como parâmetro para reflexão sobre o atual cenário de crise orçamentária enfrentado pela ciência nacional.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Governo Bolsonaro cancela premiação de professores de educação básica – Folha de São Paulo
Professores já haviam inscrito suas experiências pedagógicas em abril e maio

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Youtuber animada resuelve problemas matemáticos – La Cuarta – Chile
Más de 100 alumnos participaron en su lanzamiento en el Museo de la Educación Gabriela Mistral.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática consiste em um ambiente virtual de compartilhamento de vídeos com conteúdos matemáticos e um evento presencial no qual são realizadas palestras, mostras de vídeo e Cerimônia de Premiação. Os trabalhos podem ser de grupos de alunos (tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior a distância ou presencial) ou por qualquer pessoa com a possibilidade de colaboração de professores, tutores, amigos e familiares. O Festival é uma iniciativa do projeto “Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância”, coordenado pelo professor Dr. Marcelo de Carvalho Borba, da UNESP, Rio Claro. A terceira edição do evento já apresentou seus finalistas.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Adriana Silva
– A Revista Angelus Novus (RAN), periódico dos estudantes dos Programas de Pós-Graduação em História Social e Econômica, lançou um novo número.  Esta edição apresenta artigos de temas diversificados, além de entrevistas, com os Profs. Gary Urton (Harvard) e Brian Palmer (Trent University) – especialistas em Estudos Pré-Colombianos e em História Social do Trabalho, respectivamente. A revista também está com Chamada aberta para o Dossiê temático “Autonomia universitária no Brasil, 30 anos (1988-2018) : história, projetos e impasses”.

Priscilla Baihense – O Instituto Federal Baiano abre a primeira turma do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA) na cidade de Serrinha. A seleção disponibiliza 16 vagas: duas reservadas a candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas, uma destinada a pessoas com deficiência e as demais abertas à ampla concorrência.

OPINIÃO DO LEITOR
Carlos Henrique Tretel em 25/08/2019 (Editorial – Edição 249 – 23/08/2019 –  Reinventar a Democracia )
Neste momento importante, em que somos chamados a reinventar a democracia, há que ouvir nossas lideranças. Comecemos por Sônia Guajajara.

No mais, me parece necessário que nos articulemos para vincular (fazendo o necessário conc(s)erto legal obviamente) toda e qualquer futura eleição à realização o-bri-ga-tó-ria de debates eleitorais. Não podíamos ter permitido que a última eleição para presidente se realizasse sem debates… Pagamos o preço por isso hoje … Isso não podemos ocorrer, não podemos deixar ocorrer novamente.

Ouvida Sônia Guajajara, reflitamos bem agora sobre o que diz Jandira Feghali, em nome da minoria no Congresso.

Por fim, mas longe de serem menos importantes, atentemos às falas de Manuela D’Ávilla, Gleisi Hoffmann…

TIRINHA
Gilmar