Eu, da periferia: a crônica no processo de formação de identidade no espaço escolar

Durante a prática docente em uma escola pública de Santa Luzia/MG, Angélica Ferreira constatou dificuldades expressivas de alunos em relação à produção escrita e à problematização da realidade em que vivem. Tais problemas alertaram a professora para a necessidade de mudanças das suas práticas pedagógicas. Assim, em sua pesquisa no Mestrado profissional, a pesquisadora apresentou uma proposta de mudança nesse quadro pouco satisfatório da formação crítica de seus alunos, de forma a melhorar sua competência discursiva. A partir do estudo do gênero “crônica” em sala e da discussão sobre a realidade social do bairro, foram desenvolvidos textos, publicados no jornal Observatório Luziense, que visibilizaram as vivências desses alunos. E para conhecer mais sobre a atividade recebemos no programa de rádio do dia 26 de agosto a professora Angélica Ferreira.

Você pode conhecer mais sobre a prática docente de Angélica no vídeo produzido pela Revista Brasileira de Educação Básica:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *