C&T nº 85 03-06-2015

Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”

Ano III – Edição 085 / quarta-feira, 03 de junho de 2015  

€ 13 bilhões para apoiar a pesquisa científica até 2020 – Agência FAPESP

“Além de apoiar as melhores mentes e as mais inovadoras ideias europeias, queremos também atrair pesquisadores talentosos de outras regiões do mundo”, disse.

Ministro destaca bolsas do Google como caminho para formar vanguarda –Ministério da Cência, Tecnologia e Inovação

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, participou do anúncio do programa Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina em Belo Horizonte. A companhia de serviços online planeja identificar e apoiar pesquisadores do continente que estejam desenvolvendo projetos acadêmicos de ponta em ciências da computação.

Conheça os vencedores da 12ª Edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – CNPq

A edição 2014 do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica premiará seis estudantes escolhidos como os melhores trabalhos entre os bolsistas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica, além do vencedor no Mérito Institucional. Ao todo, foram 201 relatórios avaliados, sendo 90 de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia; 65 de Ciências da Vida e 46 de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Participaram 126 instituições, sendo 94 universidades e 32 institutos de pesquisa.

Brasil deve estabelecer acordos com diversos países para assegurar ambiente de integridade da pesquisa em colaborações internacionais – Jornal da Ciência

País ganha respeito da comunidade científica por ressaltar a discussão sobre o tema em diversos níveis do conhecimento. Para a pesquisadora americana Melissa S. Anderson, da University of Minnesota (EUA), co-chair da 4th World Conference on Research Integrity, o Brasil tem um papel muito importante no cenário mundial da pesquisa científica e apresenta um grande potencial para desenvolver uma política forte que garanta o suporte à integridade da pesquisa.

Projeto de colaboração global inicia atividades – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O projeto Middleware para Aplicativos Colaborativos e Comunidades Globais Virtuais (em inglês, Magic) foi aprovado pelo programa Horizon 2020, da Comissão Europeia, e iniciou as atividades em maio. Trata-se de um projeto global de colaboração que buscará, durante os próximos dois anos, aprimorar significativamente a capacidade de pesquisadores e universitários ao redor do mundo de colaborarem entre si.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *