CONVITE A UM ENCONTRO COM GILLES MONCEAU

Maria Lúcia de Resende Lomba

Gilles Monceau é professor em Ciências da Educação e da Formação na CY Cergy Paris Université, França. Este pesquisador possui doutorado em Educação pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, período em que foi orientado pelo conhecido pesquiador René Lourau. Desde então, Gilles vem desenvolvendo o referencial téorico e metodológico da análise institucional na linha socio-clínica. Ele tem experiência em pesquisas sobre a relação família escola e demais temas na área de educação, com ênfase em Sociologia da Educação. Há alguns anos ele trabalha em parceria com pesquisadores de diversas universidades brasileiras: USP, Universidade Federal Fluminense, UERj, UNICAMP, PUC Minas, Unisantos e UFMG, dentre outras. Até dezembro de 2022 ele foi o diretor do Laboratoire ÉMA (École, Mutations et Apprentissages) da Cergy Paris Université. Há alguns anos, coordena a rede francófona internacional Recherche Avec em conjunto com a Profa. Marguerite Souliére da Universidade de Ottawa, Canadá. Essa rede possui participantes do Canadá, Brasil, México e França, entre outros.

Entre 2018 e 2019 realizei estágio doutoral com o Professor Gilles Monceau na CY Cergy Paris Université, França e desde então venho acompanhando os trabalhos desenvolvidos pelo Laboratoire ÉMA desta universidade e pela rede Recherche Avec. Foi um período de muitas aprendizagens e ao fim do meu estágio, este professor assinou um extenso relatório que redigi com as interessantes atividades que desenvolvi. A marca desta experiência foi a do acolhimento e da rede de apoio a mim oferecida enquanto estive neste Laboratório. O que quero dizer desse acolhimento é que mesmo Gilles não sendo do campo da Educação Infantil, ele me apresentou pesquisadoras como Laurence Lèfévre e por intermédio dela – que trabalha com formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil em Paris – pude conhecer a rotina de duas creches francesas. E continuamos nossos diálogos quando ela aceitou o meu convite para fazer parte de um grupo de professoras brasileiras da Educação Infantil: o GEEPPEI/GEEPEB.

Enfim, no Laboratoire ÉMA, estive por mais tempo com Clarissa Figueira, Cyrille Bock, Claire de Saint-Martin, Sofia Hachemi, Fatima Zelazel,  Pascoal Fugier, Olga Maître e Amélie Le Bihan, entre outros. Foi neste laboratório que surgiu o projeto: Professoras da Educação Infantil interrogam suas práticas: reflexões por meio da análise institucional que se encontra em desenvolvimento em uma das instituições de Educação Infantil da cidade de Lagoa Dourada – MG.

O fato é que, desde fins de fevereiro, o Professor Gilles se encontra em uma jornada de encontros com pesquisadores de universidades de diversos estados brasileiros. No período de 23 a 29 de março, realizou encontros com pesquisadores de universidades de Belo Horizonte – MG e no dia 28 de março tivemos a oportunidade de tê-lo em dois momentos na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Estes dois encontros foram preparados pela editoria da Revista Brasileira da Educação Básica – RBEB, projeto ligado ao Programa de Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil – PEPB, da FaE/UFMG, junto ao qual me encontro junto à Libéria Rodrigues Neves, atualmente minha supervisora de pós-doutorado; Vanessa Costa de Macêdo, editora executiva da RBEB e Eliezer Raimundo de Sousa Costa, coordenador do PEPB e editor RBEB.

De acordo com o nosso planejamento, no horário de 15h às 17h, neste dia 28 de março de 2023, na Faculdade de Educação da UFMG, em Belo Horizonte – MG, tivemos um primeiro momento com a intenção de estreitar laços científicos e institucionais com este pesquisador. O convite foi dirigido a professores e pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa e estudantes com investigações em andamento. O Professor Gilles conversou sobre os dados de uma de suas pesquisas desenvolvidas na França com o objetivo de estabelecer parcerias com pesquisadores brasileiros para a continuidade desta pesquisa no Brasil em parceria com o Laboratoire ÉMA, intensificando o intercâmbio entre as universidades e grupos de pesquisa. A tradução consecutiva foi realizada por Maria de Lourdes Mourão.

Já no horário de 19h às 21h, também na Faculdade de Educação da UFMG, ocorreu a conferência “A delicada interface família e escola e as contribuições da análise institucional”, na qual o Professor Gilles abordou a relação família escola. Este pesquisador nos convidou a  ampliar o olhar para os desafios por meio dos recursos da Análise Institucional, presentes em suas pesquisas realizadas junto ao Laboratoire ÉMA. Esta conferência foi realizada no auditório Neidson Rodrigues com tradução consecutiva – realizada por Leonardo Assis – promovida pelo Serviço de Cooperação e de Ação Cultural para o Estado de MG – Embaixada da França no Brasil. Esta conferência foi também transmitida online pelo canal no YouTube do Pensar a Educação Pensar o Brasil, da FaE/UFMG e encontra-se disponível aqui

Por fim, destaco que Gilles Monceau vem repetindo em suas falas o desejo de estabelecer parcerias com professores/as, pesquisadores/as e estudantes da pós-graduação de diversas universidades brasileiras. Ele também nos diz da alegria que sente quando se encontra no Brasil e nos demonstra os avanços que tem feito com o aprendizado do idioma português. Ele nos convida a este intercâmbio entre grupos de pesquisas e a estarmos juntos no Laboratoire ÉMA

E para quem deseja conhecer mais sobre as pesquisas que ele vem realizando e o referencial teórico e metodológico da análise institucional, Gilles Monceau possui diversos livros publicados na França e alguns artigos em português disponíveis em revistas brasileiras. Suas referências completas podem ser acessadas na página da Universidade francesa

 

Sobre a autora

Pós-doutorado (2023-2024), em andamento sob a supervisão da Profa Dra. Libéria Rodrigues Neves, pesquisa financiada pelo CNPq e intitulada Narrativas autobiográficas e a formação continuada de professores/as da educação básica: a potência do compartilhamento de experiências por meio da escrita reflexiva. Pós-doutorado (2022) sob a supervisão do professor António Nóvoa no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Doutora em Educação pela UFMG, na linha de pesquisa Infância e Educação Infantil – EI, desenvolveu pesquisa sobre a docência na EI e realizou estágio no Laboratoire École, Mutations, Apprentissages – ÉMA, na Université de Cergy-Pontoise, França, com apoio da Capes no Brasil e no exterior. No mestrado (UFES), na linha Cultura, Currículo e Formação de educadores/as, pesquisou a história da EI no município de Aracruz – ES. Compõe o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação Básica – RBEB, uma ação do Programa de Extensão Pensar a Educação, Pensar o Brasil – PEPB da UFMG e se dedica à pesquisa e ao trabalho de formação inicial e continuada dos profissionais na educação básica por meio da escrita reflexiva, autoria e divulgação científica, com especial interesse nas especificidades da docência na Educação Infantil.

 

 


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