ONU destaca papel da ciência para acabar com pobreza extrema e combater mudança climática – ONU
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, advertiu que um maior espaço para a ciência na tomada de decisão internacional é essencial para acabar com a pobreza extrema e evitar a ameaça da mudança climática — metas estabelecidas na Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável e no Acordo de Paris.
Science and Inequality – Nature
Na edição desta semana, a revista Nature explora as desigualdades na ciência e como as divisões socioeconômicas afetam a mão de obra científica. Em um dos artigos, a revista analisa os esforços de oito países ao redor do mundo para enfrentar os muitos problemas de classe na ciência. Um desses países é o Brasil.
Segregação vertical impacta trajetória das mulheres cientistas, apontam especialistas – Jornal da Ciência
A discriminação contra a mulher na universidade e na ciência é um triste denominador comum entre todos os países do planeta. Esta foi a afirmação da presidente da Rede Francófona de Mulheres Responsáveis pelo Ensino Superior e Pesquisa (Resuff, na sigla em francês), Leila Saadé, que discutiu o assunto no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP), em São Paulo.
Cut throat academia eads to ‘natural selection of bad science’, claims study– The Guardian
Cientistas são incentivados a publicar resultados surpreendentes com mais frequência nas principais revistas científicas, apesar do risco de tais resultados serem provavelmente errados, sugere pesquisa
Ciência de resultados – Folha de São Paulo
O Editorial no jornal no dia 16 de setembro faz uma análise sobre os critérios de avaliação na pós-graduação e o impacto da ciência brasileira a partir de uma entrevista com o físico José Goldemberg, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Ciência brasileira “em estado crítico” – SciDevNet
SciDevNet repercute manifestações da comunidade científica brasileira contra cortes drásticos em CT&I no País. O texto destaca que, segundo a presidente da SBPC, Helena Nader, a ciência no Brasil diminui seu ritmo em um momento em que o mundo tem plena convicção de que “o conhecimento científico e tecnológico são ferramentas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País, tanto em termos econômicos, sociais e ambientais”
O Editorial do presidente da Sociedade Brasileira de Química, Aldo José Gorgatti Zarbin, no Journal of the Brazilian Chemical Society discute a política da ciência e seu impacto na produção científica e na sociedade.
Manifesto da Sociedade Brasileira de Física denuncia a crise na ciência – SBF
A aplicação emergencial dos recursos disponíveis na manutenção e recuperação dos equipamentos já instalados é considerada prioritária pela SBF.
Falta de dinheiro para pesquisas essenciais paralisa a ciência no Rio – O Globo
Não há dinheiro para manter os animais essenciais a pesquisas de doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer. Tampouco há um tostão para o tratamento experimental com células-tronco de pacientes com asma e enfisema sem opção de terapia. São dois exemplos em meio ao oceano de pesquisas paralisadas no que o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o físico Luiz Davidovich, classifica como a pior crise já enfrentada pela ciência do estado que um dia se orgulhou ser vanguarda.
Efeito dos cortes para pesquisas só deve aparecer daqui a alguns anos – Folha de São Paulo
Em meio à crise econômica, muitos pesquisadores têm conseguido tocar o dia a dia de seus laboratórios com recursos obtidos em anos anteriores, mas é difícil imaginar que eles conseguirão manter esse ritmo caso os severos cortes de verbas para o setor continuem por mais tempo.
Comissão de Finanças e Tributação designa relator para projeto que dá incentivos fiscais à ciência – Jornal da Ciência
A Comissão de Finanças e Tributação (CFT), da Câmara dos Deputados, definiu o relator para analisar a proposta que concede incentivos fiscais sobre o imposto de renda a doações de recursos para programas, projetos e atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Ministro reforça a importância de proibir contingenciamento de recursos para ciência – MCTIC
A pesquisa não pode parar no meio do caminho. A afirmação é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que comentou a votação dos destaques à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017, que proíbem o contingenciamento de recursos para ciência e tecnologia.
Com crise, Pansera defende uma “Lei Rouanet” para ciência este ano – Jornal da Ciência
Na tentativa de fortalecer a área científica, que enfrenta uma das piores crises da história, o deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), defende a aprovação, ainda este ano, da proposta que concede incentivos fiscais ao contribuinte que doar recursos para programas, projetos e atividades de CT&I.
Parlamentares defendem aprovação de destaques para impedir cortes de recursos na ciência em 2017 – Jornal da Ciência
O Congresso Nacional não conseguiu concluir a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017 por falta de quórum, na reta final da campanha eleitoral municipal. O texto principal foi aprovado em agosto, mas ainda é preciso analisar três destaques. Dois deles proíbem o contingenciamento dos recursos do novo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Projeto agiliza envio ao exterior de material genético em caso de epidemia – Agência Câmara
O objetivo da proposta é permitir, de forma rápida, a colaboração internacional com centros de pesquisa situados em outros países no caso de epidemia ou surto de doença no Brasil
Indústria aposta em reformas para fazer avançar a inovação no País – Agência Gestão CT&I
Reestruturar o sistema de financiamento à inovação e aprovar o novo marco regulatório sobre o tema são os dois pontos prioritários da Agenda da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). De acordo com a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, se forem aprimorados os financiamentos públicos para projetos de inovação das empresas, os investimentos privados tendem a ser alavancados na mesma proporção.
“Se uma empresa quer ser inovadora, ela deve ter um pé nos grandes centros de conhecimento”, diz diretora do Ipea – Jornal da Ciência
A “Mobilização Empresarial pela Inovação” divulgou o estudo “Melhores Práticas Empresariais para Inovar” em encontro realizado no Laboratório Ocean da Poli-USP. O documento busca compreender como as empresas fazem gestão de processos de inovação, com novas ferramentas e informações e desenha um painel de práticas empresariais para inovar.
OTCA vai lançar plataforma de gestão e conhecimento com bancos de dados sobre a Amazônia – MCTIC
Observatório Regional Amazônico vai reunir bancos de dados e sistemas de informações dos países-membros, com potencial para se transformar em ferramenta para tomada de decisões e formulação de políticas públicas.
Aplicativo reúne dados sobre doenças raras para auxiliar profissionais de saúde– Agência Gestão CT&I
A ferramenta, inédita no Brasil, reúne informações sobre mais de 5 mil doenças consideradas raras, que afetam cinco em cada 10 mil pessoas no mundo.
Modelo da Embrapii está revolucionando a inovação no Brasil, afirma secretário– MCTIC
Para o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata, destacou o papel da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) a criação da entidade, que é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), fortaleceu a cultura do empreendedorismo ao unir a expertise dos institutos de pesquisa com as demandas do setor industrial para a geração de produtos de alta tecnologia.
Programação preliminar da Reunião Regional da SBPC em Palhoça já está disponível – SBPC
A programação preliminar da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Palhoça, SC, já está disponível no site do evento. O programa inclui assuntos como cidades inteligentes, avaliação na Capes e a imigração síria e libanesa e seus impactos no desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.
Biênio da Matemática é oportunidade para popularizar a ciência no Brasil, diz diretor do Impa – MCTIC
A Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos que acontecem no Brasil nos próximos anos oferecem a oportunidade de popularizar a matemática e aproximar comunidade científica, escolas e sociedade.
Acordo de cooperação técnica permitirá avanço em pesquisa – MEC
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) firmaram um acordo de cooperação técnica para o compartilhamento de infraestrutura ótica em toda região Nordeste, tendo como suporte as linhas de transmissão da companhia.
Brasil deve ampliar participação no mercado global de tecnologias digitais, diz secretário – MCTIC
Segundo Maximiliano Martinhão, País responde por apenas 2,4% do mercado global de tecnologia da informação. “O potencial econômico dessa revolução global é multibilionário, mas a participação do Brasil ainda é baixa”, afirmou
BIOTA-FAPESP premia modelos empreendedores de negócio sobre biodiversidade brasileira – Agência FAPESP
Propostas para exploração sustentável de reservas e controle biológico de carrapato do boi ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente
Inpe aguarda posse de novo diretor há 4 meses; pesquisadores se queixam – Folha de São Paulo
O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) passa por uma transição de direção que já leva alguns meses. A demora, segundo alguns pesquisadores, trouxe um clima de insegurança à instituição. O mandato do atual diretor, o engenheiro Leonel Perondi, teria terminado em maio, quatro anos após assumir o cargo, em 2012.
Conheça os vencedores da 8ª edição do Prêmio Mares Guia – FAPEMIG
Reconhecer instituições e pesquisadores que contribuem para o avanço da pesquisa científica é uma forma de estimular a produção no país. É exatamente esse o objetivo do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia, que foi criado pelo Governo de Minas Gerais e se destina a destacar instituições/empresas e pesquisadores por sua colaboração com o avanço do conhecimento da ciência no Estado.
Chamada para apoio a projetos de pesquisa em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas com foco em grandes problemas nacionais – CONFAP
A interdisciplinaridade buscada pela chamada do CNPq reflete-se na exigência de que as equipes de pesquisa constituam redes entre pesquisadores e instituições, no que concerne a aspectos interdisciplinares (pesquisadores de diversas áreas acadêmicas), geográficos (os membros de equipe devem ser brasileiros e estrangeiros) e de transferência de resultados à sociedade.