Gasto da FAPESP com bolsas de mestrado e doutorado cai 10% – Jornal Estado de São Paulo
O montante gasto pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com bolsas para mestrados e doutorados caiu 10% neste ano na comparação com 2014. A agência de fomento à pesquisa, ligada ao governo Geraldo Alckmin (PSDB), gastou R$ 13 milhões a menos com esses bolsistas de janeiro a agosto de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Capital mais inovadora do Brasil, Florianópolis integra diversos órgãos de C&T&I– Revista Inovação
Ao todo, são mais de 45 entidades atuando conjuntamente para fortalecer o ecossistema de inovação local.
Congresso da AIPPI no Rio insere Brasil no debate mundial da Propriedade Intelectual – AIPPI
Realizado pela primeira vez no Rio, em convênio com a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual – ABPI, o congresso trouxe os maiores especialistas do mundo e representantes de organizações mundiais do setor.
Artigo procura desmistificar a imagem das mulheres cientistas – MCTI
Texto do portal TED Fellows apresenta o trabalho de 12 pesquisadoras de diversas áreas e de cinco diferentes países – entre elas, duas brasileiras – e alerta para o desequilíbrio entre os gêneros no setor.
Área de CT&I integra plano de ação de Brasil e Suécia – MCTI
Ciência, tecnologia e inovação compõem novo documento da parceria estratégica bilateral, anunciado pela presidenta Dilma. O ministro Pansera participou da comitiva presidencial em Estocolmo.
Série animada conta a trajetória de cientistas brasileiros – Revista Galileu
Na segunda-feira (19), o Canal Futura passou a exibir Um Cientista,uma História, série animada sobre a trajetória de trinta cientistas brasileiros. Entre eles estão Oswaldo Cruz, sanitarista que ajudou a eliminar a varíola do Brasil, Oscar Sala, físico que participou da montagem do primeiro acelerador de partículas do país e o inventor Santos Dumont.
III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
A Solenidade de abertura da III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, contou com a presença da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, que proferiu a palestra “Luz, Ciência e Vida”. Ela também comentou a respeito da importância de um evento desses numa cidade do interior do Nordeste. “É com muita alegria e coração exultante um evento como esse com um número grande de trabalhos apresentados. É isso que torna o Brasil o que ele é. O sucesso da pesquisa e pós-graduação é que ela está espalhada em todo território nacional”, analisou.
SNCT 2015 – Semana estimula despertar de consciência sobre pesquisa, aponta ministro – MCTI
Em mensagem, Celso Pansera associa a Semana à comemoração pelos 30 anos do MCTI. Secretário anuncia alimento como tema do evento em 2016.
Pesquisadores pedem a retirada de PL que cancela direitos de participantes de investigações científicas com seres humanos – Conselho Nacional de Saúde
O documento final do 4º Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa, realizado nos dias 15 e 16 de outubro, em Brasília, aponta que o Projeto é um retrocesso para a análise ética das pesquisas desenvolvidas no País.
Pesquisa quis saber como população vê a ciência no Brasil – Fiocruz
Durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2015, o vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Ildeu de Castro Moreira falou em conferência sobre como a população brasileira pensa, reflete, se informa e opina sobre a ciência. Ildeu foi consultor do estudo e é professor de física na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele apresentou as descobertas da pesquisa “Percepção pública da C&T no Brasil”, que concluiu que a população brasileira, apesar das dificuldades enfrentadas na área da educação, tem em geral uma consciência madura sobre o que é ciência e tecnologia e a sua importância. Ela respeita, valoriza, tem interesse pelo tema e deve ser ouvida em momentos de decisão para o setor.
Missão apresenta Goiás Sem Fronteiras e busca investimento alemão para Goiás– FEPEG
O governador Marconi Perillo e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Zaira Turchi, participaram, nesta segunda-feira (19), na Embaixada do Brasil em Berlim, na Alemanha, de encontro com o chefe do escritório da The DAAD (Serviço de Intercâmbio Alemão), Daniel Zimmermann, e também de reunião na Associação da Indústria Alemã de Alimentos (BDI), para a apresentação do programa Goiás Sem Fronteiras e a busca de novos empreendimentos alemães em Goiás.
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia Brasileira celebra o Ano internacional da Luz 2015 – UNESCO
A mobilização no Brasil em torno do tema é destaque no site oficial da iniciativa mundial, que tem por objetivo mostrar a importância da luz na vida dos cidadãos e no desenvolvimento da sociedade.
Países do Atlântico Sul e Tropical iniciam esforço conjunto em pesquisa – MCTI
Brasil, África do Sul, Angola, Argentina, Namíbia e Uruguai começaram a construir uma agenda a partir do Workshop Sul-Sul sobre a Colaboração em Pesquisa no Atlântico Sul e Tropical, que segue até quinta-feira (22), na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
Apoio a parcerias em inovação é aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça – Agência Senado
Parcerias de longo prazo entre os setores público e privado nas áreas de ciência, tecnologia e inovação são previstas no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/2015, aprovado nesta quarta-feira (21) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta, que seguirá para a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), permite que os institutos governamentais nessas áreas autorizem o uso de seus bens, instalações e capital intelectual por outros institutos, empresas privadas e pessoas físicas.
Política de Periódicos da UFMG, lançada hoje, privilegia excelência e respeito à diversidade – UFMG Noticias
A inclusão, com respeito à diversidade, e a busca da excelência são os aspectos centrais da Política de Periódicos da UFMG, lançada nesta manhã, em encontro no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. Na ocasião, o diretor de Produção Científica da Pró-reitoria de Pesquisa, Sergio Cirino, apresentou as diretrizes e as ações relacionadas à Política, que usa como plataforma online o recém-criado Portal de Periódicos da UFMG.
FAPEMIG e SECTES lança editais de promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação – Radio UFMG Educativa
Instituições mineiras receberão R$ 4 milhões para investir em projetos de divulgação científica. O lançamento oficial foi feito nesta segunda-feira em solenidade no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, durante abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Minas Gerais.
UFMG Lança portal de Periódicos – Periódicos UFMG
O Portal de Periódicos da Universidade Federal de Minas Gerais, criado em 22 de outubro de 2015, é fruto de uma política de periódicos e reúne, em um só espaço, periódicos de diferentes áreas e temáticas. Ele pode ser tratado como um guia para consulta de leitores, autores e editores, permitindo que a comunidade científica nacional e internacional tenha a dimensão da produção acadêmica da UFMG.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015: Luz, Ciência e Vida – MCTI
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT foi estabelecida em 2004. Ela é realizada no mês de outubro sob a coordenação do MCTI, por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS) – e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Tem o Objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País em linguagem acessível à população e por meio inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.