Ciência e Tecnologia, edição 307

Brasil salvaria cerca de 90.000 vidas em 2021 se vacinasse toda a população em fevereiro, aponta estudo – El País
Pesquisa coordenada por professor da USP e da FGV mostra, a partir de um modelo matemático, o impacto da imunização no número de mortes pela covid-19. Se toda a população fosse vacinada em fevereiro, um cenário impossível, ainda assim o País teria 41.000 novas mortes até o fim do ano. 

Mulheres negras e Ciência – Jornal da Ciência
“Quero homenagear as mulheres negras, que, ao chegarem às Academias abriram espaços para que outras seguissem seus passos”, escreve Zélia Amador de Deus, da Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da Universidade Federal do Pará. 

Negacionismo do presidente é mais perigoso que as mutações do coronavírus – UOL
“Com um bom programa de conscientização social, além de excelentes estratégias de vacinação em larga escala, podemos conter a pandemia e evitar que o desastre seja ainda maior”. 

Para onde vai o pagamento por serviços ambientais? – Instituto Socioambiental
Em artigo, Nurit Bensusan e Mauricio Guetta, respectivamente, especialista em biodiversidade e consultor jurídico do Instituto Socioambiental (ISA), analisam nova lei aprovada pelo Congresso e as consequências dos vetos de Bolsonaro. 

Índia, Rússia e China reinventaram a economia com foco na saúde pública para a covid-19. Brasil pode fazer o mesmo – El País
“Cabe pensar como os países devem se organizar para não apenas se adequar à nova realidade, mas também para aproveitar as oportunidades que ela oferece”, sugere Monica de Bolle, professora da Universidade Johns Hopkins e pesquisadora-sênior do Peterson Institute for International Economics, em artigo para o El País. 

Transmissão do coronavírus no Brasil continua sem controle, aponta Imperial College – O Globo
Índice Rt calculado por universidade britânica oscilou negativamente de 1,03 para 1,02; valor indica que a covid-19 ainda avança no País. 

Como a falta de critérios na fila afeta a vacinação no Brasil – Nexo Jornal
Ministro Ricardo Lewandowski deu prazo de cinco dias para Ministério da Saúde definir ordem de preferência de grupos prioritários. 

O coronavírus é um ‘mestre’ em misturar seu genoma, preocupando os cientistas, apontam estudos – O Globo
Novas pesquisas ressaltam como o coronavírus frequentemente mistura seus componentes genéticos – o que pode contribuir para o surgimento de variantes ‘perigosas e desconhecidas’. 

Sem diretriz clara, cidades vacinam doulas e terapeutas antes de idosos e casos vão parar na Justiça – El País
Falta de critérios do Ministério da Saúde sobre quem deve ser vacinado quando há escassez de doses gera questionamentos legais. STF dá prazo para esclarecimento do Governo Federal. 

Uma imunização em massa para testar a efetividade vacinal – Nexo Jornal
O Instituto Butantan vai aplicar proteção contra a covid-19 em todos os moradores acima de 18 anos na cidade de Serrana, no interior paulista. 

Vacina em spray nasal em desenvolvimento contra covid pode estimular forte resposta local – Jornal da USP
Segundo Jorge Kalil Filho, a produção é descomplicada e 100% nacional. Além disso, a vacina é extremamente adaptável às diferentes variantes e pode ser guardada em temperatura ambiente. 

Usar duas máscaras bem ajustadas reduz propagação do coronavírus em mais de 90%, diz CDC americano – Estadão
O órgão americano conduziu pesquisas em janeiro para analisar qual a proteção conferida quando máscaras de panos são usadas sobre uma máscara cirúrgica. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira. 

Dossiê aborda o impacto da pandemia nos povos indígenas – Agência Fiocruz
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), em parceria com a revista Vukápanavo e o apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, lançou o dossiê “Pandemia da Covid-19 na vida dos povos indígenas”. 

Orçamento deve ser aprovado antes do fim de março, afirma presidente da CMO – Senado
O Orçamento de 2021 deveria ter sido aprovado em dezembro. Mas um impasse político travou os trabalhos da Comissão Mista, que nem sequer chegou a ser instalada. 

Brasileiros criam sistema para prever epidemias de dengue e febre amarela – G1
Ao longo dos próximos cinco anos, os cientistas vão fazer um monitoramento contínuo dos quatro personagens envolvidos no processo de uma epidemia: os vírus, os mosquitos, os animais intermediários e os seres humanos. 

Sem orçamento, Embrapa e mais 9 estatais poderão ficar sem pagar salários em abril – Câmara
Dinheiro para a folha de pagamento a partir de abril depende da aprovação de crédito extra que contorne a “regra de ouro”.

Defesa da Amazônia e da ciência rende prêmio a brasileiros – DW
A prestigiada Associação Americana para o Avanço da Ciência homenageia o climatologista Carlos Nobre e o ex-diretor do Inpe Ricardo Galvão, exonerado por Bolsonaro.

Pesquisadoras revelam os desafios das mulheres para fazer ciência – Jornal da USP
No mundo todo, elas são maioria em sete áreas do conhecimento e na USP, são maioria na pós-graduação. No geral, a desigualdade de gênero permanece nas publicações e citações.

Novo estudo comprova a ‘boiada’ de Salles na área ambiental – O Globo
Pesquisadores compilaram 57 mudanças promovidas pelo governo Bolsonaro em dispositivos legais que enfraqueceram regras de preservação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *