Prezado Doutor Gama,
Sua história é digna do filme Doutor Gama, um filme de Jeferson De, protagonizado por três atores: César Mello, Angelo Fernandes e Pedro Guilherme, que te dão vida, com a intensidade e dedicação que lhes são devidas.
Prezado doutor Gama, o filme que conta a sua luta precisa chegar nas escolas de todo o país. Porque sim, as diferentes gerações precisam conhecer seu engajamento na causa da liberdade.
Doutor Gama, me agradou bastante o lugar conferido à educação neste filme. E como as palavras libertam. Aprender a ler e a escrever foi um divisor de águas na sua vida, não é mesmo? E como é importante ver que o senhor usou o conhecimento adquirido nos livros para libertar outras pessoas, que a exemplo do senhor, foram injustamente escravizadas. Sim, sua história nos ensina que a escravidão não foi somente imoral, como também foi, um crime hediondo. Um dos piores crimes cometidos na história da humanidade. É preciso falar sobre esse passado, para que ele tais práticas jamais sejam aceitas.
Infelizmente, a luta por justiça para todas e todos segue atual, num país em que a juventude negra e periférica é assassinada a cada 23 minutos.
Sua carta para seu filho é também uma letra de esperança. Mostra que o caminho das letras é sempre o melhor caminho. E que também o amor cura. E liberta.
Niterói, 23 de agosto de 2021
Imagem de destaque: Globofilmes