‘Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública’

Adelson Fernandes Moreira1

Helder de Figueiredo e Paula2

Fonte: Editora Expressão Popular

Este convite à leitura nasceu de um combinado de convites e é por isto que ele foi escrito a quatro mãos. O livro “Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública” foi publicado em 2019 pela Fundação Rosa Luxemburgo e pela Editora Expressão Popular e faz parte da coleção Emergências.

O autor, o professor Roberto Leher, analisa o lugar da Universidade em um país capitalista dependente e as relações dessa instituição com corporações empresariais e movimentos sociais. Uma consistente análise de conjuntura permite a Leher explicar os ataques do governo Bolsonaro contra a educação, ciência e cultura a partir da identificação das forças que compõem o atual bloco no poder e seus interesses.

A história da universidade também é retratada no livro. Entre outros destaques merece atenção a forma como o autor descreve a expansão da universidade no Brasil, que acontece sob a hegemonia de um projeto de acumulação do capital dentro de uma política de Industrialização por Substituição de Importações. A ditadura empresarial-militar de 1964 faz parte dessa fase da história e nela se ampliou a pós-graduação e se institucionalizou um relevante aparato de ciência e tecnologia, ao mesmo tempo em que se buscou silenciar o pensamento crítico. 

Leher destaca diversas contradições que perpassam a história da universidade desde sua origem até os dias atuais. Mostra como nossa condição de país capitalista dependente faz grandes corporações pautarem as agendas da pesquisa universitária. Explica e critica como e porque são constituídos os rankings de classificação das universidades, muito respeitados pela comunidade acadêmica brasileira. O autor também apresenta diversos problemas éticos oriundos da subordinação da universidade ao capital e nos dá exemplos ricos e detalhados de conflitos sociais e socioambientais nos quais movimentos populares se defrontam diretamente com as corporações e, indiretamente, com a própria universidade.

A mercantilização da educação é outro tema importante do livro. Dados dos programas Universidade para Todos (ProUni) e Financiamento Estudantil (Fies) mostram como essas políticas permitiram a transferência de vultosos recursos dos fundos públicos para grupos da iniciativa privada, transformando-os em fortes conglomerados que hoje dominam as matrículas no ensino superior e avançam para a mercantilizar a Educação Básica. Em síntese, o autor mostra como a ampliação do acesso de camadas populares ao ensino superior promovidas por ProUni e Fies trouxe, como amarga contrapartida, o fortalecimento de grupos empresariais que atuam na consolidação de políticas privatistas, além de promoverem a inculcação da meritocracia, do individualismo e do empreendedorismo nos filhos e filhas da classe trabalhadora.

Leher chama a atenção para o necessário protagonismo da classe trabalhadora organizada em movimentos sociais, partidos e sindicatos na disputa da agenda da pesquisa universitária. Esse é o caminho apontado pelo autor para combatermos a enorme influência de interesses particulares e utilitaristas das corporações sobre a universidade e aumentar o comprometimento desta instituição com os dilemas da humanidade e com os interesses dos setores populares. 

Por tudo o que foi destacado, convidamos você a esse diálogo com Roberto Leher sobre o desafio de popularizar a defesa da educação pública no âmbito da universidade.

 

1Professor de Física aposentado, do CEFET-MG. 

2Professor de Física do Colégio Técnico, da UFMG.

 

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