EDITORIAL
Portadores de amanhãs
Há trabalho, há arte, há empenho para que atravessemos este momento, e é preciso termos esperança engajada de que somos capazes de resistir e avançar. Hoje, mais do que nunca, é preciso celebrar a vida e fazer justiça aos mortos. A beleza da vida é que ela nunca está acabada, e sempre pode ser inventada, ainda que em circunstâncias pouco propícias como as de hoje.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, do dia 15 de março, inicia as comemorações do centenário de Paulo Freire (1921 – 2021). Na esteira do mês da mulher, uma conversa com a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Educação, Amanda Motta Castro, sobre os diálogos entre a obra freireana e os movimentos feministas.
Nesta segunda, teremos a sessão especial Cinema Falado, uma conversa com as pesquisadoras Rosália Duarte e Maria das Graças Oliveira sobre o CINECLUBE ON-LINE: Mulheres no Cinema, Mulheres do Cinema.
Além disso, a coluna Valorizando o Saber, parceria do Pensar a Educação, Pensar o Brasil com o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco, APUBH, e a Agenda da Educação, com os principais eventos da semana.
Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
LIVE – PENSAR AO VIVO
O bom humor e o riso: Porque sorrir?
O Pensar ao Vivo propõe uma reflexão sobre o riso e o bom humor. Como rir diante de tempos de tanta desolação como nos últimos anos no Brasil? Por que ainda rimos? Essas são algumas questões que vão conduzir a conversa que acontecerá no dia 17 de março, às 17h, no canal do Youtube do Pensar a Educação, Pensar o Brasil.
Para a live “O bom humor e o riso: Porque sorrir?” o Pensar convidou artistas e profissionais que lidam diretamente com seu próprio senso de humor e com o riso dos outros. As atrizes, atores e humoristas vão elaborar questões relacionadas ao riso em cena, nos palcos e também no humor da vida cotidiana.
O Pensar ao Vivo vai ao ar, dia 17 de março, às 17h, no canal do Pensar a Educação, Pensar o Brasil, no YouTube. Haverá emissão de certificados para os(as) participantes.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Livro O Orvil na formação do pensamento educacional e a guerra cultural no Brasil – Renata Andrade e Raquel Melilo – EXCLUSIVO
Em Orvil são denunciadas as conspirações e crimes da esquerda brasileira e suas tentativas em transformar o Brasil em uma China, Rússia ou Cuba. Ficou pronto no governo de José Sarney que vetou sua publicação. Mas, nas últimas décadas, o livro tem circulado e nele identificamos o atual pensamento educacional brasileiro.
Marxismo e educação para a cidadania (Parte II) – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Este referencial teórico de cunho marxista serve para embasar o processo de preparação de um tipo específico de cidadão ativo. Embora ele possa desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes que são próprias daquele formado segundo a concepção comunitarista o mesmo tem que apresentar particularidades consoantes.
A importância do diálogo fraterno – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Na quarta-feira de cinzas, 17 de fevereiro, foi lançada a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.
A noção de Tempo Histórico empregada em sala de aula: breves considerações – Raquel Barreto Nascimento – EXCLUSIVO
[…] se as noções de tempo histórico são, ainda, alvos de ricos debates historiográficos, como construir reflexões junto aos estudantes que, recém chegados à etapa do Ensino Fundamental II, têm cerca de 12 anos e ainda estão desenvolvendo a habilidade de abstrair e consolidar conceitos?
Ser ou não ser feminista, eis a questão! – Evelyn Orlando – EXCLUSIVO
Qual é o problema em se reconhecer e se afirmar como feminista? A fuga desse rótulo, como um estereótipo pejorativo, tem suas explicações e seus efeitos.
O Big dos Bigs – Gustavo Neves – EXCLUSIVO
[…] é verdade que os assuntos envolvendo gráficos de médias móveis e leitos de UTI, tenham alcançado a exaustão. Por outro lado o “Big Brother Brasil”, é hoje uma das poucas janelas em que o único assunto abordado não seja o combate à pandemia.
Licença para ser livre! – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Estamos no ano 2021. As guerras não são mais com cavalarias. Não viajamos mais a cavalo. Desde a década de 60, a população brasileira é urbana. Nossas cidades são áridas, ruidosas, cimentadas e sem arborização. Nesses centros urbanos, não há mais áreas de pastagens, com sombra e água. Quando velhos, os cavalos se tornam incapazes para puxar a carga. Para onde vão?
O que Lula não disse no seu pronunciamento de 10/03: uma análise que nem a direita, nem setores da esquerda farão – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
O silêncio ensurdecedor de Lula sobre a Natureza, sobre os ataques ao meio ambiente e sobre os prejuízos destes ataques ao planeta, como um todo, e à soberania alimentar das pessoas e a continuidade da vida humana na Terra, flerta com as mais funestas formas de desenvolvimento em curso, atualmente.
BICENTENÁRIO EM FOCO
Independência, Educação, e Historiografia da Educação no Espírito Santo – Regina Helena Silva Simões e Rosianny Campos Berto – EXCLUSIVO
A aproximação do bicentenário da independência brasileira torna-se um convite para refletirmos sobre esses debates no Espírito Santo, recortando pesquisas sobre escolas e formação de professores/as capixabas, desenvolvidas no âmbito do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
O Ateneu – um super clássico de nossa literatura – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Com um subtítulo irônico – Crônica de saudades – o romance (de formação), publicado originalmente em forma de folhetim no jornal carioca Gazeta de Notícias, é uma severa crítica ao ensino da época, tendo como ponto de referência uma espécie de microcosmo de nome Ateneu.
E o mundo se fez carne – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Instalada a curiosidade, o interesse correu veias abertas. Os que perceberam o distanciamento no tempo entre as nominações, imediatamente perguntaram se os respectivos pais haviam lido Raul Pompeia. Os que procuravam por semelhanças entre os perfis, mediram possibilidades.
CONVITE À LEITURA
As rosas que o vento leva: autoria feminina negra e literatura infantojuvenil – Josiane Cristina Amorim – EXCLUSIVO
Certamente, todos que tiverem contato com essa obra, em especial as crianças e os adolescentes, terão a possibilidade de ampliar seus conhecimentos acerca da história do Brasil, em especial acerca da diáspora Africana, de forma alegre e prazerosa.
A luta pela liberdade: os significados da Décima Quarta Emenda nos EUA – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Na prática, “o sonho americano” não era para todos. Foi erguido a partir da lógica do privilégio e da heteronormatividade branca e masculina. Racismo e supremacia branca caminharam lado a lado no nascimento da nação estadunidense.
Como a democracia chega ao fim – Cleide Maciel – EXCLUSIVO
A tese fundamental do autor, resultante da analogia com a vida humana, expressa: a democracia é uma senhora de meia idade, portanto, está destinada a chegar ao fim, em algum momento! Prognóstico muito perturbador para quem acredita (acreditava?) no poder inesgotável dessa forma de governo. O título do Prefácio já anuncia: Pensando o impensável.
EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Cooperação e construção coletiva no desenvolvimento de ações cidadãs e ambientais em áreas de risco e vulnerabilidade social – Camila Amormino Corsini – EXCLUSIVO
com o objetivo da realização de métodos de cooperação e construção coletiva, horizontal e transparente, e com o intuito de desenvolver uma série de ações cidadãs a fim de impactar significativamente na realidade local, em 2011, surgiu a Associação Coletiva da Juventude.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Educação e Memória – Flávio Alves Barbosa – EXCLUSIVO
A memória são águas que movem e dão sentido à existência da educação. Fazer memória é lembrar o que a educação deve ser, dizer, viver e o que não deve voltar a acontecer. A memória não deixa submergir o vivido. Ela o mantém aflorado.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Nos querem em pedaços – Érika Cecília Soares Oliveira e Késia dos Anjos Rocha – EXCLUSIVO
Escrevemos este texto em um momento trágico para o Brasil. É deste lugar que falamos. Dos nossos corpos esmagados por uma dura realidade trazida pela morte que não para de crescer: o Brasil liderando a difícil condição de não querer saber lidar com a pandemia.
EJA EM PAUTA
O Fetiche dos Usos de Tecnologias Digitais na Educação de Jovens e Adultos em Tempos de Pandemia – Pedro Batela Neto – EXCLUSIVO
Ao reservarem às Tecnologias Digitais e seus usos o papel de destaque na resolução dos problemas sociais/educacionais, os sujeitos, principais atores envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, são secundarizados e reificados pelo fetiche que aliena-os desses mesmos processos.
INFÂNCIAS EM PAUTA
Notas sobre a vivência da pandemia por famílias e crianças das ocupações urbanas – Luciana Maciel Bizzotto (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
O primeiro ponto que se destaca nas falas das crianças é a falta da escola. A pandemia acabou por jogar luz acerca da escola como importante espaço de interações sociais entre as crianças.
ENTREMEMÓRIAS
Memórias do passado: ajudando a compreender o futuro e o meu fazer pedagógico – Sonia Aparecida Bento – EXCLUSIVO
O meu maior e melhor currículo foi a educação e os conhecimentos que aprendi na infância vindo de meus pais. Mesmo sem muita educação escolarizada, a relação com o saber sempre foi muito intensa.
PESQUISA EDUCACIONAL
Qual ciência divulgar? – Sabrina Moreira Santos – EXCLUSIVO
[…] uma das atribuições da Divulgação Científica é impulsionar e conscientizar pesquisadores sobre a importância de socializarem seus estudos. Para tal, precisamos retirar a produção acadêmica desse local a ser alcançado.
O CBEU foi “bão demais”! – Monica Abranches – EXCLUSIVO
Segundo a organização do evento, em 04 dias, foram 704 salas virtuais para apresentação de trabalhos de extensão, 19 mesas redondas compostas por especialistas, professores da extensão e representantes de usuários de políticas públicas e de movimentos sociais.
Periferia, Poder e Cultura: praticando o currículo cultural e a interdisciplinaridade na educação básica – Galdino Rodrigues de Sousa, Wilson Alviano Júnior, Ricardo Ducatti Colpas – Cenas Educacionais (UNEB)
Trata-se de uma pesquisa-ação que objetiva problematizar como a inter-relação de práticas pedagógicas contribuiu para a promoção de uma educação democrática a partir do reconhecimento das vozes, da gestualidade e das brincadeiras de uma cultura subjugada, em uma escola estadual localizada na periferia do Espírito Santo.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Metade dos aprovados no Vestibular 2021 da Unicamp é de escola pública – UOL
A primeira chamada foi antecipada para segunda-feira (8), já as notas foram divulgadas hoje, 10 de março.
Para especialistas, ações afirmativas transformaram as universidades – UFMG Notícias
Debate sobre o assunto educou a sociedade, disse professor da UFMG em mesa do congresso de extensão.
AMÉRICA LATINA
Juan Manuel Brunetti sería el nuevo ministro de Educación – La Nación / Paraguai
Luego de que el presidente de la República, Mario Abdo Benítez, haya destituido de su cargo a Eduardo Petta de la cartera de Educación, trascendió que el actual titular del Ministerio de Tecnologías de la Información y Comunicación (Mitic), Juan Manuel Brunetti, sería el nuevo ministro de Educación.
Las 16 rectoras que lideran en las Instituciones de Educación Superior – La Republica / Colômbia
En las 139 instituciones reconocidas como universidades, hay 123 Rectores. Pese a la brecha distante, las rectoras dirigen grandes cambios.
PENSAR INDICA
O curso “Educação e Nação no Bicentenário da Independência”, promovido em parceria com o Portal do Bicentenário, na aula do dia 11/03/2021 (Quinta-Feira), às 9h00, contará com a participação de Adriana Paula (UFPE), discutindo “Educação da População Negra nos últimos 200 anos”. Acompanhe aqui. Haverá intérprete de LIBRAS e certificação.
INDICAÇÃO DO(A) LEITOR(A)
João Victor Oliveira – INFÂNCIA, RACISMO E IMAGEM, com a jornalista Flávia Oliveira será o tema da aula aberta e inaugural de nossa disciplina: “Etnografias e audiovisualidades nas pesquisas com crianças”. O debate acontece quarta-feira, 24/3, 16h30. A transmissão será pelo canal do Kékeré, no Youtube.
OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Manoel Lima Cruz Teixeira em 05/03/2021 (Educação, Gênero e Sexualidades, edição 310, “Ano passado eu morri, mas esse ano? Universidade e dissidências sexuais e de gênero em tempos de pandemia”). Será que estamos numa nova era do entendimento da sexualidade dos humanos? Aqui e agora no desenrolar das novas perspectivas de viver a vida, merecemos abordagens sinceras e efetivas como esta. Congratulamos aqueles que se poem na luta pela dignidade dos marginalizados pela sua opção de gênero.
Alberto Elias Manuel em 06/03/2021 (EJA em Pauta, edição 310, I Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos: Diversidades, desigualdades e justiça social). Sou de Moçambique África, um país cujos índices de analfabetismo ainda são altos, algo tem que ser feito para mudar o cenário.
Vera Lima Bolognini em 07/03/2021 (Educação em Debate, edição 310, Por falar em volta às aulas, o que a comunidade tem a dizer?). De fato professora Mônica o assunto é do momento. Sonho ver chegar o dia em que iremos nos apropriar do espaço escola, mas, com a visão do coletivo, da coisa pública, deste lugar como a dimensão da troca de conhecimento, da liberdade do pensamento crítico e de crescimento para uma cidadania ampla e plena.
TIRINHA
Latuff