America Latina n.81

Moção de apoio da Congregação da Faculdade de Educação da UFMG – FaE / UFMG

A Congregação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), reunida no dia 4 de maio de 2015, manifesta o seu repúdio aos atos de brutal violência cometidos pela Polícia Militar do Estado do Paraná, ordenados pelo Governador Beto Richa, contra os profissionais da Educação Básica daquele Estado.

Homenagem a Magda Soares – Centro de alfabetização, leitura e escrita (CEALE)

Seu trabalho acadêmico e sua inserção em vários projetos da universidade e outras instâncias da educação brasileira evidenciam que precisamos nos valer de conhecimento sólido das teorias, mas que não podemos nos furtar de nos posicionar em relação à realidade, transformando-a através de ações concretas. 

Secretário de Educação do Paraná pede demissão após protesto de professores – Portal EBC Agência Brasil

O secretário de Educação do Paraná, Fernando Xavier, pediu hoje (6) demissão do cargo por motivos pessoais, informou em nota a secretaria. O pedido foi formalizado uma semana após a ação da Polícia Militar (PM) durante protesto dos professores da rede estadual de ensino, em Curitiba, resultando em mais de 200 feridos.

Beto Richa anuncia nova secretária de Educação do Paraná – Jornal O Globo
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), anunciou nesta quarta-feira a professora estadual Ana Seres Trento Comim como a nova secretária de Educação do estado, em substituição a Fernando Xavier Ferreira, que deixou o cargo após a desastrosa negociação com os professores da rede estadual em greve.

Professores da Federal de CG aprovam indicativo de greve para os dias 25 e 26– Jornal da Paraíba

Entre as reivindicações está o reajuste salarial de 27,3% e reestruturação da carreira para acabar com as gratificações.

Programa internacional avalia 33 mil estudantes brasileiros – Revista Gestão Universitária

Ao longo deste mês de maio, cerca de 33 mil jovens brasileiros, nascidos em 1999, farão os exames do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2015. Participam alunos de 965 escolas, matriculados a partir do sétimo ano do ensino fundamental. 

Palmas sediará Fórum Nacional dos Conselhos Escolares da região Norte – Jornal Conexão Tocantins

Palmas será sede, nos dias 7, 8 e 9 de maio, do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação da região Norte que reunirá gestores e educadores dos estados do Tocantins, Pará, Rondônia e Roraima. Santa Catarina é estado convidado.

Programa oferece 200 bolsas de estudo a estudantes de baixa renda – Portal G1

O Ismart, instituto que apoia estudantes talentosos de baixa renda está com inscrições abertas para o programa que oferece 200 bolsas de estudo em colégios particulares de excelência de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

Estudante de Aparecida vence concurso nacional de redação – Portal G1

Um estudante do ensino médio de uma escola estadual de Aparecida, no interior de São Paulo, venceu um concurso nacional de redação. Ele competiu com jovens de outras 62 escolas de todo país e foi escolhido o melhor entre 170 textos. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (6).

Brasil perde o desafio de integrar as disciplinas – Jornal Gazeta do Povo

País símbolo da educação, a Finlândia causou frisson quando foi anunciada, em março deste ano, como o primeira nação a abolir as disciplinas da grade escolar. O governo finlandês desmentiu a história. As disciplinas continuam. Mas os projetos que incentivam a interdisciplinaridade serão obrigatórios em 2016.

Escola com 50 alunos em Paraty (RJ) aboliu disciplinas e provas há um ano – Jornal Folha de S. Paulo

A Finlândia não aboliu a grade curricular, mas a pequena Escola Comunitária Cirandas, em Paraty (RJ), trabalha com um método sem matérias, provas, séries ou sinal de recreio. Aberta há um ano, a escola tem 50 alunos.

Documento Pátria Educadora não tem PNE como base, dizem especialistas – Jornal Estado de MinasO documento “Pátria Educadora: A Qualificação do Ensino Básico como Obra de Construção Nacional” terá que ser modificado para que possa ser implementado no país, segundo entidades que atuam no setor. O documento é uma versão preliminar, mas mesmo assim causou estranheza entre os que tiveram acesso a ele. Um dos motivos é não ter como base o Plano Nacional de Educação (PNE).

O acesso à educação universitária como direito fundamental – Portal GGN

A realização do Fórum em Defesa da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) trouxe mais um debate interessante e fundamental, o da Educação como direito. Se para a Educação básica e fundamental, há o que fazer para garantir o acesso a todas as crianças em idade escolar, a situação na Educação Superior é mais difícil.

Alckmin vai à Justiça para impedir divulgação de greve que ele diz não existir – Revista Fórum

Governador segue negando a existência da greve dos professores no estado, mas derruba direito dos professores de entrar nas escolas para divulgar a paralisação e conscientizar os demais colegas.

PUC-SP entra com recurso contra veto da igreja à cátedra Foucault – Jornal Folha de S. Paulo

A direção acadêmica da PUC de São Paulo entregou recurso na segunda-feira (4) ao cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo e grão-chanceler da universidade, contra a decisão de vetar a cátedra Michel Foucault.

http://www.otc-certified-store.com/brands-medicine-usa.html https://www.zp-pdl.com https://zp-pdl.com/online-payday-loans-in-america.php http://www.otc-certified-store.com/analgesics-medicine-usa.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *