Acervo

Desde 2007, atuamos como um Programa de Extensão, situado na Universidade Federal de Minas Gerais e articulado a um conjunto de parcerias institucionais, por meio de projetos e ações que visam à comunicação pública a partir de múltiplas linguagens e mídias.

Nossa intenção é dialogar com professoras e professores da Educação Básica, estudantes de todos os níveis de ensino, pesquisadoras/es, mestras/es da Cultura Popular, além da população em geral – pessoas interessadas em construir um debate crítico, diverso e consistente.

Ao longo desses anos diversas atividades foram realizadas em diferentes momentos. Aqui reunimos as atividades já encerradas.

A Coleção de Livros do Pensar a Educação, Pensar o Brasil, foi criada para ampliar a circulação de ideias e proposições sobre a educação brasileira. Entre 2007 e 2019 foram publicados 40 títulos organizados em cinco séries: Estudos Históricos; Clássicos da Educação Brasileira; Seminários; Diálogos; e Ensaios.

O programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil”, produzido em parceria com a Rádio UFMG-Educativa , busca ser um espaço de diálogo sobre questões postas pelo cotidiano da educação.  

É um periódico com foco nos debates educacionais. Seu escopo é a publicação de revisões bibliográficas sobre diferentes temas. A revista oferece subsídios teóricos para reflexões sobre os grandes desafios da educação brasileira.

Entre 2007 e 2019, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizou Seminários Anuais que promoveram encontros entre pesquisadores, estudantes e professores de todos os níveis de ensino. 

O Pensar ao Vivo foi uma iniciativa para levar ao espaço virtual discussões e reflexões que envolvam o vasto campo da educação pública brasileira. 

O Podcast Depois da Aula nasceu a partir da necessidade de falar sobre práticas educativas, carreira docente, escola, rua, cidade em meio a pandemia de coronavírus, com os diversos interlocutores do Pensar a Educação e Pensar o Brasil. 

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