Edição 315

Ano 9 – Nº 315/ sexta-feira, 09 de abril de 2021

EDITORIAL

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Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

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LIVE – PENSAR AO VIVO

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EDUCAÇÃO EM DEBATE

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BICENTENÁRIO EM FOCO

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EDUCAÇÃO E LITERATURA

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CONVITE À LEITURA

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EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE

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Leia Mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

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EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES

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EJA EM PAUTA

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INFÂNCIAS EM PAUTA
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ENTREMEMÓRIAS

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LIVRE EXPRESSÃO

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PESQUISA EDUCACIONAL

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

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Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

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Leia mais.

AMÉRICA LATINA

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Leia mais.

PENSAR INDICA
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INDICAÇÃO DO(A) LEITOR(A)

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OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Marcia Cristina Barbosa Krause em 31/03/2021 (Educação em debate, edição 314, De vilão a herói: O celular no contexto educacional de pandemia).  Belo texto professor Marcus Krause.

Fabiane Cristine Romeu de Oliveira em 31/03/2021 (Bicentenário em Foco, edição 314, Celebrações escolares nas notícias do 7 de setembro de 1922). Gratidão em partilhar toda essa história e o seu conhecimento aqui, e que assim você consiga alcançar milhares de uns. Deus o abençoe.

Fernanda em 31/03/2021 (Educação em Debate, edição 314, Educador: mais empatia, por favor! Ou melhor não?). Boa reflexão! Faz-nos pensar em como, muitas vezes, esvaziamos termos e os usamos empobrecendo seus sentidos.

Carlos Moraes em 01/04/2021 (Educação e Direitos Humanos, edição 314, Educação: Por “el derecho de vivir em paz”). Alfredo Johnson Rodríguez desvela em seu texto o protagonismo que a educação deve exercer na mobilização democrático-progressista necessária para mover nosso país da areia movediça em que ficou aprisionado. Nesse cenário em que se configuram acordos sociais, políticos e econômicos que oscilam na tênue linha dos interesses pessoais e corporativos, urge que o campo educacional.

Edna em 01/04/2021 (Educação em Debate, edição 314, Educador: mais empatia, por favor! Ou melhor não?). Penso que 2020 não foi um ano perdido para a educação, mais do que um ano perdido em qualquer outro âmbito, afinal a pandemia nos surpreendeu e nos afetou de maneira ampla e generalizada, com exceção daqueles que vivem no mundo da terra plana.

Mônica da Conceição Gomes Silva em 03/04/2021 (EJA em Pauta, edição 314, As mensagens do Whatsapp que você mandou para mim: EJA e as redes sociais). Buscar entendimento das formas de acesso e utilização dos educandos da EJA nas redes é um grande desafio, em tempos em que a educação tem-se feito de forma remota, inclusive à estes sujeitos. Há que se considerar que, em sua maioria, os educandos possuem o aparelho, porém também é preciso questionar o quê e como é feito o acesso e com qual qualidade de conexão eles os fazem. Importa “construir uma nova percepção e relação com o mundo atual, tendo por intermédio as possibilidades de compartilhamento de arquivos e experiências concretas e virtuais”, já nos diz o autor. Boa e necessária reflexão.

Mônica da Conceição Gomes Silva em 03/04/2021 ()

TIRINHA

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