Fórum de Cultura Científica da UFMG planeja ações para 2017 – Yolanda Assunção

Fórum de Cultura Científica da UFMG planeja ações para 2017

Yolanda Assunção

 Na última sexta feira o Fórum de Cultura Científica da UFMG realizou sua quarta reunião. Reunindo pesquisadores, professores e estudantes a reunião apresentou as atividades iniciadas pelo fórum que estão em andamento, passou pela agenda dos próximos eventos de Ciência e Tecnologia e contou com uma palestra sobre divulgação científica com o professor da UFRJ e vice presidente da SBPC Ildeu Moreira de Castro.

Na mesa de abertura a Vice Reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart de Almeida lembrou a relevância da reunião e importância de a academia divulgar o conhecimento produzido. “E esse fórum tem o papel de permitir o diálogo mais aprofundado com a comunidade externa mostrando um pouco do que nós fazemos aqui na nossa universidade. E mostrando o quão importante é o papel de uma universidade pública e gratuita como a nossa.” declarou a professora durante abertura do evento. A vice reitora também lembrou a celebração dos 90 anos da UFMG, que já começou e segue até o ano que vem com diversas atividades inclusive no campo da Ciência e Tecnologia.

Também estava na mesa a pró-reitora de Extensão da UFMG,  a professora Benigna Maria de Oliveira que conduziram a reunião que também previa acertar os planos para o Fórum em 2017. Segundo a professora Benigna, a parceria estabelecida entre as pró reitorias de pesquisa, extensão e graduação da UFMG no desenvolvimento de práticas de divulgação científica na universidade.

Na sequência o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ildeu Moreira de Castro realizou a conferência “Cultura e Divulgação Científica no Brasil: tensões e perspectivas”. O professor apresentou diversas experiências de divulgação científica em todo Brasil e como elas conseguem afinal impactar a comunidade, em especial a não acadêmica. Ele lembrou que o “desafio da Divulgação científica é incorporar cada vez mais pessoas”. Para tanto ele destaca a necessidade de entender a tensão entre cientistas e divulgadores, não para eliminála, mas para utilizá-la para tornar a comunicação mais efetiva.

No encontro, o membros do fórum também encaminharam as atividades para 2017. Um dos assuntos foi a Formação Transversal em Divulgação Científica da UFMG, uma das iniciativas do fórum. A intenção é alcançar mais alunos de pós graduação  em 2017, inclusive criando uma formação especial para este grupo.

Outro assunto encaminhado pelo grupo foram as propostas para as atividades da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Promoção da Ciência, que será sediada na UFMG em 2017. No mesmo ano que a principal universidade de Minas Gerais completa 90 anos, grupos de de pesquisa e projetos de extensão da instituição se organizam, com apoio do fórum para propor mesas redondas e minicursos voltados para a divulgação científica

Sobre o Fórum de Cultura científica da UFMG

O Fórum é uma iniciativa construída em diálogo com diversos setores da  Universidade envolvidos em ações de ensino, pesquisa e extensão. O  objetivo é discutir temas relacionados à cultura e divulgação científica e  estratégias para articular e conferir visibilidade às diversas iniciativas  de comunicação pública do conhecimento produzido pelos grupos da UFMG. Desde sua criação o grupo já criou a Formação Transversal em Divulgação Científica na UFMG e estruturou atividades formativas esporádicas.

http://www.otc-certified-store.com/stop-smoking-medicine-usa.html www.zp-pdl.com https://zp-pdl.com/online-payday-loans-in-america.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *