Congresso da RedPop debateu o papel dos meios de comunicação na divulgação de Ciência & Tecnologia – Valéria Raimundo

Congresso da RedPop debateu o papel dos meios de comunicação na divulgação de Ciência  & Tecnologia

 Valéria Raimundo

No período de 25 a 29 de maio, foi realizado em Medellín, na Colômbia, o XIV Congresso da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (RedPop). O evento foi realizado no Parque Explora, um museu interativo de Ciência & Tecnologia que abriga mais de 300 atrações interativas, com destaque para o maior aquário de água doce da América do Sul.

Este ano, o tema da RedPop, considerado o  mais importante fórum latino-americano de debates sobre relação ciência e sociedade, foi “Arte, tecnologia e ciência: novas maneiras de conhecer”. Durante cinco dias foram abordadas várias matrizes disciplinares,tanto nas mesas temáticas quanto nas 245 apresentações feitas porparticipantes de 21 países incluindo pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Um dos destaques do evento foi a mesa que tratou do tema “Ciência e meios massivos de comunicação”, coordenada pelos pesquisadores colombianos Daniel Hermelin, do Programa de Comunicação Social e Departamento de Humanidades da Escuela de Administración, Finanzas y Tecnología (EAFIT) e Beatriz Marín Ochoa, da Universidad Pontifícia Bolivariana, e pela brasileira Marina Ramalho e Silva, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz.

Uma das conclusões da mesa foi que os meios tradicionais de comunicação tendem a simplificar a abordagem dos conteúdos de ciência, sobretudo por funcionarem a partir de uma lógica peculiar de produção noticiosa. Na visão dos debatedores, a temática Ciência & Tecnologia é uma apropriação social cuja comunicação evoca um tipo de abordagem diferenciada que se insere no âmbito epistemológico. Neste sentido, é precisoconsiderar as múltiplas aproximações entre áreas de conhecimento, tais como os estudos de recepção, aanálise do discurso, a semiótica, a linguística e a sociologia.

Outra importante questão abordada durante as discussões foi a necessidade da qualificação de profissionais para lidar com divulgação de Ciência & Tecnologia, nos vários âmbitos de atuação profissional. Destacou-se, aí, o papel relevante das universidades na qualificação de profissionais para atuarem na comunicação de ciência, com a ressalva de que muitas delas precisam refletir sobre suas práticas de divulgação científica. Isto porque, mesmo sendo dotadas de estruturas internas próprias de comunicação, por vezes algumas instituições reproduzem práticas comunicacionais gestadas sob a lógica de produção dos meios de comunicação tradicionais.

A RedPop

A RedePopfoi criada no Brasil  em 1990, durante uma reunião convocada  pela Oficina Regional de Ciênciasda Unesco, e atualmente é integrada por cerca de vinte organizações  voltadas para a divulgação de ciência da Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, Cuba, Guatemala, México e Venezuela. Esses países constituem uma rede interativa composta por organizações como museus de ciência e história natural, parques ambientais, aquários, revistas e programas de jornalismo e divulgação científica, dentre outras. Além de funcionar como uma plataforma que favorece oTRABALHO colaborativo entre essas organizações, a RedPoptambém atua  com a finalidade de promover o  compartilhamento de práticas e  reflexões sobre a relação entre ciência e sociedade.

Atualmente, a RedPop tem como diretora executiva a brasileira Luisa Massarani, do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica da Fundação Oswaldo Cruz.

O próximo Congresso será realizado em 2017, em La Punta, na província San Luis, na Argentina. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da RedPop: www.redepop.org

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Participantes do XIV Congresso RedPop 2015 Foto: David Estrada Larrañeta
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Grande concerto de navegação pelo universo Foto: David Estrada Larrañeta

 

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