2020, o ano da lives. Educação e ciência no espaço público

O Pensar ao Vivo finaliza a programação de 2020 conversando sobre as lives e o lugar delas para a educação e a ciência no debate público. Haverá intérprete de LIBRAS e emissão de certificado para os participantes. 

Uma das marcas de 2020 foram as lives. Pensando na recomendação de permanecer em casa, as transmissões ao vivo entraram na rotina de milhões de pessoas mundo afora. Artistas, movimentos sociais, políticos, grupos de educação e pesquisa e muitos outros ocuparam esse espaço nas plataformas de streaming, inclusive nós, do Pensar a Educação, Pensar o Brasil. No dia 16 de dezembro, a live Pensar ao Vivo chega à ultima edição de 2020 e vai reunir pessoas que toparam e enfrentaram o desafio das lives. Luciano Mendes e Vanessa Macêdo, do PEPB, recebem Cristiana Brito (Fiocruz Minas/CTSmov MG), Geovana Lunardi (UESC/ANPEd), Virginia Avila (UPE/Portal Bicentenário) e Cícero Clarindo de Souza (CDDH Betim).

Cristiana Ferreira Alves de Brito é bióloga, mestre e doutora em Bioquímica e Imunologia. É pesquisadora do Instituto René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz, professora da Pós-graduação em Ciências da Saúde e, atualmente é vice-diretora de Ensino, Comunicação e Informação do Centro de Pesquisas René Rachou e coordena a comissão de divulgação científica do instituto.

Geovana Mendonça Lunardi Mendes é pedagoga, mestre e doutora em educação. É atualmente presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd). É Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC e pesquisadora de diferentes projetos de investigação.

Virgínia Pereira da Silva é pedagoga, mestre e doutora em Educação. É Professora e pesquisadora da Universidade de Pernambuco. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar e Não Escolar no Sertão Pernambucano e coordenadora do Núcleo de Extensão e Pesquisa em História da Educação, Linguística e Literatura. Além de integrar a equipe do Portal do Bicentenário.

Cícero Clarindo de Souza é Professor de Ensino Religioso Escolar na rede pública municipal de Betim. Licenciado em Filosofia, fez estudos de Teologia e é pós-graduado em Ciências da Religião. É membro da Associação Cultural Afro Brasileira Betim Cor BraZil e do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Betim, onde integra o núcleo de Educomunicação .

Vanessa Macêdo é Historiadora, Mestre e Doutora em Educação. Integra a coordenação do Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022 e desde 2017 é editora executiva da Revista Brasileira de Educação Básica.

Luciano Mendes de Faria Filho é pedagogo, mestre e doutor em História da Educação e professor na Faculdade de Educação da UFMG. É também o Secretário Regional da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência em Minas Gerais.

A Live “2020, o ano da lives. Educação e CIência no espaço público”, que integra a programação da Quarta da Educação da Rede Comunica Educação, será no dia 16 de dezembro, às 17h no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube (www.youtube.com/pensaredu). Haverá intérprete de LIBRAS e emissão de certificado para os participantes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *