Letícia Pires
No último dia 15 de outubro ocorreu na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, a primeira edição da Oficina de Autores, promovida pela Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB). Integrando a programação do XV Encontro de Pesquisa em Educação, o evento promoveu o encontro, durante duas horas, de professores da educação básica, estudantes de pedagogia e alunos de mestrados profissionais, que teve como proposta fomentar a escrita entre professores que continuarão em processo formativo junto à organização do projeto.
A oficina foi proposta como a efetivação de um espaço para formação e desenvolvimento da escrita de educadores, dando ênfase ao trabalho em sala de aula realizado pelos mesmos e fomentando a divulgação e comunicação das práticas docentes no ensino básico. A iniciativa, segundo Vanessa Macêdo, editora executiva da RBEB e uma das idealizadoras da oficina, “busca garantir que os projetos, atividades didáticas, reflexões sobre o saber e experiências acumuladas dos docentes sejam reconhecidos e propagados, potencializando a autoria dos docentes e o diálogo entre escola básica e às universidades”.
Nesse sentido, ao longo da oficina, discussões sobre a autoria de professores, impasses à escrita e processo criativo foram realizadas. A professora Gláucia Jorge, ministrante e também organizadora do projeto, direcionou explanações acerca do diálogo entre a organização de um texto e sua escrita, bem como questões relacionadas a conhecimentos linguísticos, estruturas de texto e, principalmente, orientações sobre a construção de um relato de experiência.
De forma a instaurar-se como um espaço efetivo de construção de escrita e desenvolvimento da autoria de professoras, a Oficina de Autores conta com um diálogo aberto com seus participantes. Para isso, uma plataforma on-line é definitiva para o compartilhamento de informações, atividades e discussões prolongadas acerca do tema, envolvendo tanto os organizadores e ministrantes quanto os membros da mesma. Nesse ambiente, pretende-se dar continuidade ao encontro presencial, podendo, finalizar a escrita de um relato que será posteriormente publicado na Revista Brasileira de Educação Básica.
Ainda em sua primeira edição, o evento mostrou-se transformador e potencializador para docentes e pesquisadores integrados ao ensino básico. Dessa maneira, a RBEB, pautada neste encontro, já organiza e planeja novas edições para o próximo ano, pretendendo expandir suas áreas de atuação e, para além, fixar o projeto como um efetivo espaço de formação do professorado.
Imagem de destaque: Tiago Rosado
http://www.otc-certified-store.com/anti-inflammatories-medicine-usa.html https://zp-pdl.com/apply-for-payday-loan-online.php https://zp-pdl.com/how-to-get-fast-payday-loan-online.php http://www.otc-certified-store.com/men-s-health-medicine-europe.html