Nos dias 18 e 19 de outubro aconteceu a primeira fase do 24º Encontro de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, atividade esta que faz parte da 30ª Semana do Conhecimento da UFMG, que se iniciou no dia 25 de outubro e terminará no dia 29 de outubro. A atividade tem como objetivo reunir as diferentes produções realizadas por discentes, docentes e servidores técnico-administrativos da UFMG. Tais espaços são de suma importância para que possamos compreender e valorizar as diferentes produções realizadas pela comunidade acadêmica.
Todo ano, 70 apresentações são premiadas pela sua “Relevância Acadêmica”, que significa produções que segundo as avaliações se destacaram pelas magnitudes de seus trabalhos. Esse ano, dentre os premiados, 3 são da Faculdade da Educação. Entre os selecionados se encontra a atividade do Pensar a Educação, Pensar o Brasil coordenada pelo professor Luciano Mendes de Faria Filho, Reverberações Freireanas apresentado pela aluna Estela Costa Tiburcio. Além dos trabalhos, Ações Anti-racistas no Instagram Durante a Pandemia do COVID-19, coordenado pela professora Miria Gomes de Oliveira e apresentado pela aluna Mayra Luiza Carvalho Marques e Programa Observatório da Juventude, coordenado pela professora Symaira Poliana e apresentado pela aluna Caroline M Castellar Duarte.
Para além, outra produção do Pensar a Educação, Pensar o Brasil também foi selecionada, Processos de editoração da Revista Brasileira de Educação Básica trabalho da bolsista Maria Gabriela de Souza Lara, orientado pelo docente Tarcísio Mauro Vago, apresentado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Desses 70 premiados 16 receberão o prêmio Destaque de Extensão na cerimônia de encerramento da 30ª Semana do Conhecimento, que ocorre na sexta-feira, dia 29, às 14h. Parabenizamos todos e todas que apresentaram suas produções. No atual cenário, onde a ciência está sendo atacada, se propor a produzir conhecimento dentro das universidades é resistência. Que continuemos nossas produções e mais ainda que continuemos na defesa das ciências e da universidade.
Saiba mais aqui.
Imagem de destaque: banco de imagens do PEPB