SE – OCUPAÇÕES 01

UFMG OcupadaYolanda Assunção – EXCLUSIVO

Várias unidades da UFMG, além de escolas estaduais da Grande BH estão ocupadas em protesto contra a PEC 241 e a MP 746.

Por que decidimos ocupar o CAD 1 contra a PEC 241?Ocupa CAD 1/UFMG –EXCLUSIVO

Devido a união dos institutos, unidades, não só dentro do campus, mas pelo país, temos criado um movimento único e forte, na qual os estudantes se auxiliam e se apoiam, exteriorizando nossa luta e mostrando a insatisfação do corpo discente da Universidade Federal de Minas Gerais e do movimento estudantil brasileiro em relação a PEC 241 e aos cortes na saúde e educação realizadas pelo governo.

Diário de um estudante ocupadoOcupa CAD 2/UFMG EXCLUSIVO

Antes das luzes se apagarem e das barracas se fecharem, fica o aviso: fazer parte de uma ocupação vai muito além de lutar pelos nossos direitos, é uma verdadeira aula de cidadania. Eu só fui perceber tudo isso quando ocupei, e aí me ocupei.

História de luta da Ocupa FaE Ocupa FaE/UFMG – EXCLUSIVO

Ocupamos com a finalidade de promover amplas discussões abertas sobre as consequências das reformas propostas pelo ilegítimo governo Temer. Atualmente contamos com o apoio de grande parte das/os docentes e técnicos/as administrativos da Faculdade, e alunas/os da pós-graduação, que se integraram a ocupação, optando por também paralisar suas atividades.

Outubro de 2016Carolina Ribas – EXCLUSIVO

Em outubro de 2016, esses alunos e alunas acreditaram que poderiam causar um impacto real e se mobilizaram para isso; dormiram mal, comeram mal, pediram doações e sentiram medo, mas a sede de mudança era maior.

Ocupações na UFMG – Representantes do Ocupa FaE e do Ocupa CAD 1

No decorrer do mês de outubro, diversas unidades da UFMG tiveram intervenções, assembleias e reuniões para discutir e repudiar a Proposta de Emenda Constitucional 241 e a Medida Provisória 746 que atingem, entre outros direitos e serviços a Educação. A partir do dia 19 de outubro, algumas unidades foram ocupadas, e as atividades paralisadas. Na Sessão Educação e Mídias do programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 24 de outubro recebeu integrantes da ocupação para conversar sobre a movimentação dos estudantes na luta contra a perda de direitos. 

Um Recorte (Meu Caxangá)André Souza

É tanto enganador
Viramos reféns da sorte
É o aluno é o professor
Querendo rumar ao norte
Mas no seu televisor
“Se comporte, se comporte…”
E o transporte? E o suporte?
Somos fortes, mas não há
Um recorte, um recorte…

Ana Julia e o emotivo discurso que explica os protestos nas escolas ocupadasEl País

Estudante pede em discurso para que alunos sejam ouvidos sobre reformas na Educação

“Ocupação é a única saída que esses alunos tiveram para ser reconhecidos”, diz professor – Estado de Minas

A ocupação é a única saída que esses alunos tiveram para ser reconhecidos pelas esferas públicas e sociais, uma vez que as reivindicações foram sempre inaudíveis para os representantes do Estado, juntamente com uma resposta que vinha articulada com uma burocratização ou adiamento de decisões reais. 

Enem será adiado para alunos que fariam exame em escolas ocupadas – Agência EBC
Segundo a diretora de Gestão e Planejamento, uma semana é o tempo mínimo que o MEC precisa para fazer uma vistoria e habilitar o local para a avaliação. 

Estudantes do Paraná decidem continuar com ocupações nas escolas – Folha Educação

Ao final da assembleia, um grupo de estudantes gritava contra “os golpistas da mídia” e propunha não dar entrevistas. Eles gravaram um vídeo, em jogral, em que se manifestavam a favor das ocupações.

Contra PEC 241, estudantes ocupam IFTO em Palmas; diretoria dá prazo de 23 horas para desocupação – Conexão Tocantins

Victor Muniz, diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) no Estado, também informou que não tem previsão de saída dos manifestantes. “É contra a lei da mordaça”, resumiu. 

Ocupações de escolas dão visibilidade a desvios na Educação no Paraná – Brasil de Fato

Operação “Quadro Negro” investiga desvio de pelo menos R$ 20 milhões que iriam para reforma e construção de escolas 

PEC 241: Com quase 1.000 escolas ocupadas no país, ato de estudantes chega a SP El País

‘Primavera secundarista’ já marca presença em sete Estados. Morte de estudante em escola de Curitiba gera apreensão 

Por que escolas e universidades estão ocupadas por estudantes? – Blog Me Explica

Tomei um susto hoje. Vi que tem mais de mil escolas e não sei quantas universidades ocupadas no Brasil. O que está acontecendo? 

Já são 1108 escolas ocupadas por estudantes em todo o país; no DF são 12 – SINPRO DF 

Estudantes de várias partes do país ocupam suas próprias escolas e universidades em protesto contra projetos que tramitam no Congresso que ameaçam a educação, como a PEC 241 (congelamento de investimentos em saúde e educação para os próximos 20 anos), a MP 746 (reforma do ensino médio) e o PL 131, que retira recursos do pré-sal para a saúde e educação. 

Ocupação de escolas e universidades chega a 19 estados – Portal G1

Estudantes são contra a PEC que limita os gastos públicos e a reforma do ensino. Pais temem que escolas ocupadas não possam ter prova do Enem. 

Estudantes da Unicamp e da PUCCamp em solidariedade as ocupações do Paraná e em todo país – Esquerda Diário

Confira as primeiras fotos de estudantes da Unicamp e da PUCCamp para a campanha de solidariedade as ocupações que tão acontecendo no Paraná e em todo país. 

Conselho de Educação do Paraná posiciona-se contra MP do Ensino Médio – Agência Brasil

“Informamos que este conselho, somando-se a lideranças e instituições da educação brasileira, reitera o seu descontentamento e discordância com a tentativa de se promover tão importante reforma por meio de uma medida provisória”

Professores do Paraná falam sobre o perigo da criminalização do movimento estudantil – Centro de Referência em Educação Integral

“É um momento de aprendizado diferente, um outro currículo, é a cidadania colocada em prática nessas ocupações.”

‘Não ocupamos por bagunça, mas porque acreditamos no futuro do Brasil’ – Rede Brasil Atual

Secundarista do Paraná vai ao plenário da Assembleia Legislativa e convida deputados a conhecer ocupações. Brasil soma hoje 1.154 escolas ocupadas contra medidas propostas por Temer

Estudante é encontrado morto em escola ocupada no Paraná – Agência Brasil

Um adolescente foi encontrado morto na tarde hoje (24) no Colégio Estadual Santa Felicidade, em Curitiba. A informação foi confirmada há pouco pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (SESP/PR). 

Professores do Paraná falam sobre o perigo da criminalização do movimento estudantil – Centro de Referência em Educação Integral

“É um momento de aprendizado diferente, um outro currículo, é a cidadania colocada em prática nessas ocupações.”

O jogo sujo e calhorda de culpar a ocupação das escolas pela morte do jovem no Paraná Diário do Centro do Mundo

A intenção das autoridades é obviamente desqualificar o movimento estudantil e apresentar um cadáver como consequência da ‘irresponsabilidade’, da ‘vadiagem’, do ‘despropósito’ das ocupações. O mesmo foi feito após a morte da estudante Rayzza Ribeiro, de 21 anos, que era ativista em uma ocupação na escola Miguel Couto no Rio de Janeiro.

MEC cancelará Enem em escolas ocupadas – O Tempo

Afirmação é do ministro da Educação, Mendonça Filho, caso essas escolas não sejam desocupadas até o dia 31 de outubro; alunos protestam contra a PEC 241 

ES tem 30 escolas ocupadas, um Ifes e 11 prédios na UfesG1

De acordo com os secundaristas, 32 escolas estaduais estão ocupadas. Alunos são contra a PEC 241, que limita o aumento dos gastos públicos.

Justiça do PR determina a reintegração de posse de 24 escolas ocupadasUOL

A Justiça Estadual no Paraná determinou a reintegração de posse imediata e voluntária de 24 colégios estaduais ocupados por estudantes desde o começo do mês.

http://www.otc-certified-store.com/cardiovascular-diseases-medicine-usa.html https://zp-pdl.com https://zp-pdl.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *