PM age com truculência contra estudantes novamente na UFMG – Yolanda Assunção

PM age com truculência contra estudantes novamente na UFMG

Yolanda Assunção

Na última quarta feira manifestantes fecharam mais uma vez a entrada da Avenida Antônio Carlos do campus Pampulha da UFMG. O protesto contra a PEC 55 contou com a participação de estudantes que ocupam as unidades da Universidade e escolas públicas e também servidores técnico administrativos e professores que estão em greve. Assim como aconteceu no dia 18 de novembro, a Polícia Militar dispersou a manifestação com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. De acordo com a PM houve tentativas de negociação com os manifestantes, mas mesmo depois de liberar a via, a polícia continuou avançando para dentro dos portões da instituição levando os manifestantes a procurar abrigo dentro da Escola de Belas Artes, unidade mais próxima aos portões.

A reitoria da UFMG se posicionou contrária à esta ação e mais uma vez se cobrou o posicionamento do Estado. Nos eventos do dia 18 de novembro, o reitor da UFMG, o professor Jaime Arturo Ramirez se reuniu com o governador Fernando Pimentel para discutir o assunto. No encontro o governador se mostrou preocupado e afirmou que seria aberto processo de apuração para avaliar o caso. A Ouvidoria-geral do estado pediu abertura de processo de apuração do confronto entre policiais militares e estudantes.

Depredação dentro da Universidade

Durante o confronto com a polícia, a área localizada nos fundos do edifício da Faculdade de Letras (FALE) foi depredada. A área destinada a depósito de materiais e arquivos, teve as paredes dos fundos derrubadas.

A diretoria da Unidade publicou nota de repúdio e pediu a intervenção do Conselho universitário no caso. A reitoria da UFMG também se posicionou sobre o assunto e informou que a apuração dos responsáveis pelo ocorrido está em andamento. Até o fechamento dessa matéria, as ocupações da FALE, FAFICH, ECI e CAD2, que estão próximos ao prédio, não tinham se pronunciado sobre o assunto.

A área anteriormente conhecida como “Milharal” por muitos anos foi um espaço de convivência utilizado por alunos da FALE, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e da Escola de Ciência da Informação. A área foi fechada em 2015 e transformada em um anexo do arquivo da Unidade.

http://www.otc-certified-store.com/antidepressants-medicine-europe.html https://zp-pdl.com/emergency-payday-loans.php https://www.zp-pdl.com http://www.otc-certified-store.com/supplements-and-vitamins-medicine-europe.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *